sábado, 28 de novembro de 2009

Mercado de trabalho de São Paulo é o mais afetado este ano, diz IBGE

Por: Rafael Rosas - Valor On-line!

A crise financeira não causou a piora do mercado brasileiro na média das seis regiões metropolitanas analisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas a análise isolada de São Paulo, que concentra 40% da população ocupada e 40% da população desocupada consideradas pela pesquisa, mostra um efeito mais profundo da crise. Em outubro, a taxa de desocupação em São Paulo atingiu 8,6%, contra os 7,7% observados em igual período do ano passado.

"A população desocupada em São Paulo sobe constantemente desde janeiro" , frisou Cimar Azeredo, gerente da PME. "Isso é um fato preocupante, porque São Paulo é uma metrópole que tem um efeito farol sobre as outras regiões" , acrescentou.
O técnico do IBGE destacou que, em São Paulo, todos os setores sofrem, com destaque para a indústria, cujo pessoal ocupado recuou 1,9% - ou 37 mil postos de trabalho a menos - frente a outubro do ano passado. O pessoal ocupado na indústria paulista recua desde março na comparação com igual mês do ano passado. No comércio, o comportamento é semelhante, com queda de 2,8% em outubro, equivalente à perda de 46 mil postos de trabalho, e um recuo por dois meses seguidos.
Na média, a desocupação no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo foi de 9,5% entre janeiro e outubro, contra 8,6% em igual período do ano passado e superior aos 8,3% da média nacional. Além de São Paulo, essa média subiu em Recife entre 2008 e 2009, de 9,4% para 10,1%.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Na onda do Twitter

Por Alessandra Bellotto - Valor On-line

Embalo ou não, o fato é que as redes sociais, como o serviço de "microblogging" Twitter, estão cada vez mais populares no Brasil. No universo financeiro, as corretoras de valores têm se rendido ao fenômeno sob o argumento de ficar mais perto do cliente ou potenciais investidores. Na lista, destacam-se instituições ligadas a bancos e independentes, como Ágora, Itaú, XP, Spinelli, Gradual, Um Investimentos, Socopa e Link, para citar algumas. Entre os principais usos estão desde levar informação e divulgar eventos até mesmo recomendar aplicações.

A internet hoje é um dos principais canais de investimento em ações usados pelo público do varejo. Das quase 556 mil pessoas físicas cadastradas na bolsa em outubro, cerca de 249 mil usaram o "home broker", sistema de negociação on-line. Já o Twitter - uma espécie de servidor na web que permite aos usuários trocar mensagens de textos com até 140 caracteres - foi acessado por 9 milhões de pessoas no Brasil no mês passado, considerando apenas visitas ao site, aponta levantamento do Ibope Nielsen Online, empresa que pesquisa o comportamento dos usuários do meio digital.

Segundo o analista do Ibope, José Calazans, o número de usuários do Twitter em outubro representava 24% do total de internautas do país. Nos Estados Unidos, compara, menos de 10% dos internautas acessaram o microblog no mês passado. "Proporcionalmente, há mais gente navegando no Twitter no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo", afirma.

Pioneira no Twitter, a corretora Spinelli aderiu à ferramenta há cerca de um ano. Na rede, está presente com o InvestBolsa, seu "home broker". Na segunda-feira, por volta das 14 horas - detalhar o instante nesse caso é importante, uma vez que tudo muda muito rapidamente na internet -, ela contava com 3.079 seguidores, o maior número entre as corretoras que aderiram à nova onda. No universo de seguidores, conta Rodrigo Puga, responsável pelo InvestBolsa, estão não só clientes da casa como de instituições concorrentes, além de gente apenas interessada em conhecer mais sobre a bolsa.

No mundo real, contudo, a corretora ocupa o 13 º lugar no ranking dos maiores "home brokers" em volume de negócios e tem uma base de 14.726 clientes pessoa física. Mas se depender da estratégia para mídias sociais da Spinelli, ela tem totais condições de ganhar participação de mercado. A corretora está presente em diversas redes além do Twitter, como Orkut, Facebook e YouTube, com o objetivo de estreitar o relacionamento com investidores. O Twitter, no entanto, tem um atrativo a mais, na opinião de Puga. "Apesar de ser usado principalmente como um veículo de informações, a grande beleza da ferramenta é que ela é aberta e permite interagir com o seguidor em tempo real", diz.
Na Spinelli, há três pessoas dedicadas ao serviço. Segundo Puga, elas respondem perguntas, tiram dúvidas e eventualmente até ajudam a resolver problemas que clientes decidem tornar público no microblog. "Conseguimos melhorar nosso atendimento porque o tempo de resposta, quando há reclamações, diminuiu." Certa vez, conta Puga, um cliente que não estava conseguindo acessar o site da corretora teve seu problema solucionado em pouco tempo graças à troca de mensagens pelo Twitter.
O foco, contudo, é a informação em tempo real. "Temos um Twitter que divulga notícias relevantes com a maior rapidez possível", diz Puga. Fora isso, são postados no microblog relatórios de analistas e recomendações de investimentos. Ele conta que, toda vez que um relatório de análise técnica (foco dos clientes da casa) é divulgado no Twitter, há um aumento no número de pessoas que acessam o site da corretora em busca de mais informações. O número de ordens de compra também tem um pequeno aumento, segundo Puga.

A Ágora é outra que enveredou pelo caminho das redes sociais. A ideia, conta o analista de comunicação da corretora, Ricardo Monteiro, surgiu em maio, com o objetivo de complementar os serviços já oferecidos por meio de canais digitais. "A Ágora é uma empresa de investimentos, mas muito ligada à internet", diz. Segundo Monteiro, o site da corretora é o principal veículo de comunicação com o cliente e o "home broker" da casa, líder de mercado - a corretora conta com 80 mil clientes pessoas físicas. No Twitter, a instituição tinha, na mesma segunda-feira, às 14h, 2.961 seguidores. Quando estreou na rede, em junho, a Ágora tinha como meta chegar a 2 mil usuários até o fim deste ano.

O conteúdo publicado no Twitter, informa Monteiro, é produzido com exclusividade. Há desde notícias até boletins diários com cotações de ações, moedas e índices de mercados, locais e internacionais. "Nosso objetivo no Twitter é levar informação, antes mesmo de atrair novos clientes", afirma. A estratégia vem dando certo, pelo menos em termos de aceitação. Segundo Monteiro, um volume grande de conteúdo publicado pela Ágora é passado para frente pelos seguidores - entre 10 e 15 citações por dia -, o que aumenta a visibilidade da corretora. Além disso, afirma ele, o Twitter tem servido para tirar dúvidas como taxa de corretagem, conta margem, entre outros.

Na corretora do Itaú Unibanco, que contava com 2.805 seguidores no Twitter no início da semana, o objetivo ao aderir à ferramenta foi ampliar as portas de entrada para a corretora. "Nossa proposta é se relacionar com o cliente usando o canal mais conveniente para ele", conta o diretor gerente do banco, Jean Sigrist. O Twitter, destaca o executivo, é uma forma de levar informação de mercado para o cliente de maneira rápida. A aceitação tem sido boa. "Temos registrado um percentual alto, acima de 50%, de repasse de nossas mensagens."

Na XP Investimentos, a estratégia é mais agressiva. Segundo o diretor de marketing da corretora, Bruno De Paoli, o uso do Twitter vai além da informação. "Esse é um canal muito eficiente para distribuir oportunidades de investimento; notícia todo mundo tem", diz. Com 2.505 seguidores acumulados desde junho, a corretora usa a ferramenta também para divulgar seus cursos de educação financeira e fazer promoções. Recentemente, a XP distribuiu calculadoras financeiras para os participantes de um curso divulgados no microblog.

Na Gradual, que contava com 507 seguidores, a principal função do Twitter é dar vazão ao que é publicado no blog da corretora, afirma Fernando Guimarães, responsável pela área de marketing. Isso inclui desde informação até alguma recomendação de compra de ações. "Todo mundo ainda está aprendendo a lidar com todas essas ferramentas e essa é uma tendência à medida que o mercado caminha para as negociações eletrônicas, com o crescimento do 'home broker'."

A Um Investimentos, com 183 seguidores, está começando agora a investir mais fortemente nas mídias sociais. "Estamos revendo nosso modelo de comunicação na internet", afirma o gerente comercial da corretora, Rafael Giovani. Na próxima segunda-feira, a Um vai lançar um blog, que vai alimentar automaticamente todas as outras redes sociais, como Twitter, Orkut, Facebook, entre outros. A ideia, conta Giovani, é usar esses canais para captar clientes. "Nossa disposição é comercial."

Entrevista: Jarbas Favoretto (AMITur)

"Cidades Paulistas: Para aqueles que não conhecem, o que é a AMITUR, como ela e constituída, quando foi criada e qual seus objetivos?

• Jarbas Favoretto: AMITur é a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico. De âmbito nacional, foi fundada em 2001 por vários Conselheiros de Turismo do Estado de São Paulo, dirigentes e representantes de diversos segmentos, com o propósito de realizar o que os governos não fazem porque não podem, ou porque não sabem, ou porque não querem.

Entre os seus objetivos, destacamos: incentivar, estimular e promover de forma integrada e harmônica o desenvolvimento econômico e social gerado pelas atividades turísticas em geral; orientar e montar os Conselhos Municipais; estimular e promover a Cultura, a defesa e a conservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico; promover a defesa do Meio Ambiente sustentável; planejar, organizar e realizar eventos para o aprimoramento dos seus objetivos, entre outros."

..:: Entrevista completa: Newsletter Cidades Paulistas - Projeto Formare

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Canoagem Ecológica no Manguezal


Venha curtir com a Caiçara Expedições esse roteiro espetacular: muita natureza, educação ambiental, tranquilidade e exercício físico!
Tudo isso remando a bordo de canoas canadenses no manguezal entre as cidades de São Vicente e Praia Grande/SP.

..:: Data: 21/11/09 (sábado) ::..

Valor: R$ 60,00 por pessoa.

..:: Maiores informações e reservas ::..

contato@caicaraexpedicoes.com

Tel/fax: (13) 3466-6905, (13) 8113-4819

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UAM: Mestrado em Hospitalidade

Encontram-se abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

..:: Passos para inscrição ::..

1. Preencher ficha de inscrição, disponível em www.anhembi.br/mestradohospitalidade;

2. Imprimir boleto da taxa de inscrição;

3. Entregar documentos na Central de Atendimento (pessoalmente ou por procuração/ em qualquer Campus, das 9h às 21h).

..:: Documentos necessários para inscrição ::..

• Ficha de inscrição preenchida;

• Curriculum Lattes (site do CNPq www.cnpq.br);

• Documentos Acadêmicos (cópia): diploma e histórico escolar do curso superior de graduação;

• Documentos pessoais (cópia): RG, certidão de nascimento/casamento, certificado de reservista, CPF e título de eleitor. Uma foto 3X4;

• Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

Taxa de inscrição: R$ 70,00;

Valor atual do curso: 24 parcelas de R$ 1.290,00;

Número de Vagas: 15.

..:: Clique aqui e baixe o programa completo ::..

sábado, 7 de novembro de 2009

Hôtelier News - ARTIGO: Pode-se falar em qualidade em serviços da antiguidade?

"A preocupação sistemática com a qualidade surge ao longo da Revolução Industrial, devido à necessidade de se implantarem procedimentos de segurança, controle e padronização nas indústrias que, aos poucos, surgiam em vários lugares do mundo. Portanto, apenas nos séculos XVIII e XIX surgem os controles e gestão de qualidade, sendo aperfeiçoados ao longo do século XX, no início quase que exclusivamente no setor industrial. As exceções restringiam-se aos serviços extremamente caros e personalizados de algumas empresas de transporte marítimo (Cunard e White Star Line, por exemplo), alguns hotéis de luxo, lojas exclusivas ou instituições financeiras que atendiam à burguesia mais rica e poderosa dos países desenvolvidos."

..:: Artigo na íntegra: Hôtelier News - ARTIGO: Pode-se falar em qualidade em serviços da antiguidade?

A Estratégia de Preços

Por: Gabriela Otto

'A maneira como um consumidor percebe o preço - alto, baixo, justo - tem forte influência tanto nas intenções de compra quanto na satisfação de compra', afirmam Leon G.Schiffman e Leslie Kanuk, no livro O Comportamento do Consumidor.

A verdade é que a implementação de uma estratégia de preços eficaz envolve a mudança de expectativas, comportamento e, muitas vezes, quebra de paradigmas de todas as partes envolvidas. Clientes deverão entender que serão tratados justamente e que aquelas 'táticas de pressão abusivas' não serão premiadas com descontos.

A equipe de vendas aprenderá que será remunerada por negócios que aumentem a lucratividade do hotel, ao invés de usar tarifas somente como um trampolim para incrementar o volume de vendas. O foco será na qualidade da venda e não somente no volume.

..:: Artigo completo: Hôtelier News - ARTIGO: A Estratégia de Preços

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vídeo turístico institucional do governo chinês

Hôtelier News - Evento gratuito discute sustentabilidade no turismo

"Do dia 4 a 6 de novembro acontece a Semana da Ciência e Meio Ambiente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e nos destinos Salvador e Brasília, simultaneamente. Promovida pelo Instituto Cervantes, o encontro reunirá professores, pesquisadores e cientistas, do Brasil e da Espanha, abordando assuntos como a diversidade biológica, como chegar a um modelo energético sustentável, crise ambiental e, principalmente, o turismo sustentável em países em desenvolvimento.

Sergio Besserman, membro do conselho diretor da WWF-Brasil; Jorge Lobo e José Templado, respectivamente, vice-diretor e pesquisador do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madri; e Sara Gutierrez, consultora de turismo sustentável da Koan Consulting serão os participantes."

..:: Notícia completa: Hôtelier News - Evento gratuito discute sustentabilidade no turismo

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Prêmio Turismos de Portugal

Ribeirão Preto recebe Seminário de Multiplicação do projeto 'Destino Referência em Segmentos Turísticos'

Nos dias 28 e 29 de outubro foi realizado no Centro de Convenções, em Ribeirão Preto (SP), o Seminário de Multiplicação do projeto “Destino Referência em Segmentos Turísticos”, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Casa Brasil de Cultura (IBCB), com execução da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, por meio do Ribeirão Preto Convention.

Segundo a coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, os objetivos desses encontros são a troca de experiências e a disseminação de informações que possam fortalecer os segmentos e os destinos turísticos.
Durante o seminário, os participantes assistiram a palestras e estudos de caso sobre a oferta e a preparação de produtos turísticos segmentados. O seminário faz parte da segunda etapa do projeto Destino Referência em Segmentos Turísticos e será realizado em outros destinos contemplados pelo projeto, como Jericoacoara (CE), Lençóis (BA), Paraty (RJ) e Brasília (DF).
Ribeirão Preto foi um dos 10 municípios contemplados pelo projeto por se destacar no segmento de Negócios e Eventos.

Conheça os outros 09 destinos contemplados pelo projeto: Jijoca de Jericoacoara – CE (Sol e Praia); Lençóis (Chapada Diamantina) – BA (Aventura); São João Del Rei – MG (Estudos e Intercâmbio); Santarém e Belterra – PA (Ecoturismo); Paraty – RJ (Cultural); Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado e Urubici – SC (Rural); Barcelos – AM (Pesca); Socorro – SP (Aventura Especial); e Brasília – DF (Cinema).

5º Salão do Turismo já tem data marcada

Ainda durante o 14º Encontro Nacional dos Interlocutores do Programa, os interlocutores estaduais do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil conheceram a proposta da planta para a 5ª edição do evento, a ser realizada de 26 e 30 de maio de 2010, no Anhembi, em São Paulo.

A coordenadora Executiva do evento, Isabel Barnasque, do Ministério do Turismo (MTur), apresentou os resultados da pesquisa realizada pelo MTur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O levantamento mostrou que 79,5% dos visitantes do Salão disseram que o evento correspondeu as suas expectativas enquanto 92,6% afirmaram que pretendem participar da edição de 2010. No 4º Salão do Turismo 98 mil pessoas compareceram ao Centro de Exposições Parque Anhembi, em São Paulo.

Durante o encontro, foram apresentados, para votação entre os interlocutores, os temas da Vitrine Brasil, módulo de atividades que reúne a produção associada, como o artesanato regional e a agricultura familiar. Os temas apresentados foram: Mitos e Lendas; Personalidades; e Diversidades Naturais e Culturais.

USC promove Fórum para discutir a sustentabilidade

Evento discute as ações do homem, suas consequências sociais e apresenta a importância e o conceito real de sustentabilidade; de 3 a 5 de novembro, com entrada franca.

A Universidade Sagrado Coração (USC) promove o “1º Fórum das Ações Antrópicas e o Desafio da Sustentabilidade - FAADS” de 3 a 5 de novembro. Um evento que tem o objetivo de reunir estudantes, professores, profissionais e a comunidade em geral, para promover um debate de conhecimento e sensibilização sobre o conceito real de sustentabilidade e o papel de cada um nesse processo. A entrada é franca e aberta a todos os interessados.

No dia 3, acontece a abertura oficial do evento com a presença de autoridades da USC e da sociedade, a partir das 19h, no Teatro Veritas. Em seguida, o doutor Kláudio Cóffani Nunes ministra a palestra “O desafio da sustentabilidade: nosso futuro comum” na qual o geógrafo, advogado e ambientalista apresenta um histórico da humanidade, traça sua trajetória, suas ações e as consequências nas estâncias: ambiental, econômica e social.
“O desafio da sustentabilidade na formação acadêmica” é tema do debate realizado no dia 4, a partir das 19h, no Teatro Veritas, com a presença de representantes do Instituto Vidágua, do SOS Cerrado, do Núcleo de Estudos Antropológicos, do doutor Kláudio Cóffani da Loyalty Empresarial e da juíza Rossana Mergulhão. Todos vão debater a inserção do conceito sustentabilidade na formação profissionais e as formas de agregar esse conceito no ensino universitário.



No dia 5, encerramento do evento, será promovida a mesa-redonda “Propostas para Sustentabilidade” com a presença do coordenador do curso de Filosofia e da Pós-graduação em Antropologia da USC, professor Cláudio Badaró, da juíza Rossana Mergulhão da Associação Paulista de Magistratura, do doutor Fábio Cardoso, de políticos municipais e estaduais, de representantes da Polícia Ambiental e demais representantes da USC.

..:: Mudanças climáticas: consequências incalculáveis ::..

A dimensão das consequências resultantes das mudanças climáticas no Planeta Terra, causadas pela ação dos gases de efeito estufa, é incalculável e de proporções muito maiores do que podemos imaginar. É o que afirma o geógrafo, advogado e ambientalista Kláudio Cóffani Nunes, responsável pela área de Gestão Ambiental da organização Loyalty Empresarial e um dos idealizadores do 1º Fórum das Ações Antrópicas e o Desafio da Sustentabilidade - FAADS.

Kláudio é quem vai apresentar aos participantes o conceito real de sustentabilidade e revelar a importância desse conceito se instalar em todas as estâncias sociais, para que haja um futuro promissor para a humanidade. “O homem é um ser transformador, ele mudou de forma drástica o mundo a sua volta em milhares de anos. Essa característica de transformação é confundida com poder. O homem não tem poder algum sobre a natureza. É importante ter essa informação e aplicá-la em suas atividade, para que não haja agressão e reação da natureza”, destaca.

As questões debatidos pelo ambientalista circundam todas as áreas da sociedade, impressionam, pois revelam consequências catastróficas para o Planeta Terra, após milhares de anos e milhares de ações insustentáveis da humanidade. Kláudio e o grupo organizador do 1º FAADS darão a oportunidade de refletirmos e atentarmos para importância da sustentabilidade e de sua inserção em todas as áreas, em quaisquer setores da sociedade.

Serviço: a USC fica na rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil. O telefone para mais informações com o coordenador do evento, professor Cláudio Eduardo Badaró, pelo telefone (14) 2107-7037.

Ester Parreira de Miranda
DICOM - Assessoria de Imprensa
(14) 2107-7149 e (14) 8125-2897

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar