Apesar das fortes chuvas que abalaram a Região Serrana desde o dia 12 de janeiro, as vilas de São Pedro da Serra e Lumiar, dois dos mais importantes destinos turísticos de Nova Friburgo, não registraram nenhuma morte, desabamento ou inundações. Praticamente todas as suas mais de 60 pousadas e dezenas de lojas e restaurantes estão inteiros, limpos e com acesso liberados. As duas vilas também mantêm contato com o resto do Estado, já que o trecho da RJ-142 entre Lumiar e a BR-101 (altura de Casimiro de Abreu) não sofreu nenhuma queda de barreira, nem apresenta pontos de risco.
O segundo trecho da estrada, entre Lumiar e a RJ-116 (altura do distrito de Mury), por onde se chega ao centro de Nova Friburgo, ficou interditado até a noite de sexta passada, dia 14, quando máquinas do DER e de cidades vizinhas conseguiram abrir meia pista. No momento, portanto, todos os acessos asfaltados a Lumiar e São Pedro estão abertos para a passagem de veículos.
Como dependem das subestações de energia e torres de celulares do centro de Nova Friburgo, que foi extremamente castigado pelas tempestades, Lumiar e São Pedro foram forçadas a fazer uma viagem no tempo para a época quando começaram a serem descobertas pelos turistas do Rio e de Niterói: sem luz e sem telefone fixo ou celular por quase uma semana. No entanto, o fornecimento dos serviços de iluminação e telefonia celular foram restabelecidos na madrugada de segunda-feira, dia 17, e a telefonia fixa também funciona.
Durante o apagão, dois geradores movidos a gasolina foram instalados para que os moradores assistissem o Jornal da Record e o Jornal Nacional: um na casa de Naim Pedro, em São Pedro, e outro na Vila Mozer, em Lumiar.
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sábado, 26 de fevereiro de 2011
II Simpósio: Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Caros(as) amigos(as),
Gostaríamos de convidá-los(as) para a segunda edição do Simpósio “Formação e Atuação Profisional em Turismo, Lazer e Hospitalidade”, a realizar-se na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP Leste) da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011.
Trata-se de evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ser realizado no âmbito das atividades do grupo de pesquisa sobre "Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade" liderado pelos Profs. Marcelo Vilela de Almeida e Alexandre Panosso Netto.
..:: Tema Central: Configurações da Formação em Diferentes Contextos – Modelos, Experiências e Resultados.
..:: Objetivo Geral: reunir docentes e pesquisadores das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade interessados na discussão sobre as diferentes configurações da formação (ensino, pesquisa e extensão) nestas áreas, tendo em vista a diversidade de relações, interesses, formas de comunicação e mediação do ensino-aprendizagem existentes no âmbito do ensino superior.
..:: Objetivos Específicos:
..:: Mapear modelos, experiências e estratégias da formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade, bem como seus reflexos na inserção e atuação profissional nestas áreas, à luz de múltiplos contextos (sociais, comunicacionais, pedagógicos, dentre outros);
..:: Analisar resultados de diferentes práticas pedagógicas aplicadas na formação profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade, em diversos contextos e níveis do ensino público e privado;
..:: Permitir a identificação de fatores que permitam o estabelecimento de uma maior articulação com o setor produtivo das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade;
..:: Proporcionar um ambiente de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes do evento, por meio de suas diversas atividades.
..:: Público-alvo: docentes, coordenadores de curso, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais ligados à educação em Turismo, Lazer, Hospitalidade e áreas afins.
Divulgação da programação completa/início das inscrições para o evento e das submissões de trabalhos: a partir de 10/03/2011, em endereço eletrônico a ser informado oportunamente.
..:: Inscrição e apresentação de trabalhos ::..
10/03/2011: Abertura de inscrição
15/04/2011: Limite para inscrição dos resumos expandidos
29/04/2011: Divulgação dos resumos aprovados
..:: Submissão de Trabalhos: a submissão de trabalhos referentes à temática do Simpósio deverá ser feita exclusivamente no formato de resumos expandidos. Os trabalhos, preferencialmente inéditos e escritos em português, inglês ou espanhol, devem ser resultantes de pesquisas (concluídas ou em andamento) ou ensaios e obedecer as seguintes normas:
..:: Informar título do trabalho (em maiúsculas, negrito e centralizado);
..:: Informar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e/ou orientador(es), instituição/departamento e endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es). O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado;
..:: Informar no corpo do texto a natureza do trabalho (pesquisa ou ensaio) e a situação do trabalho (se concluído ou em andamento);
..:: Demais componentes do resumo (quando pertinentes): introdução, objetivos, fundamentação teórica, material e método, resultados/conclusões (parciais/finais), referências e, se necessário, agradecimentos. Caso o resumo esteja dividido em seções e subseções, as seções deverão ser grafadas em negrito e maiúsculas, alinhadas à esquerda e as subseções também alinhadas à esquerda e em negrito, em minúsculas. As seções não devem estar numeradas;
..:: Tabelas e figuras: deverão ser mantidas na orientação da página (retrato) dentro das margens definidas abaixo, apresentar títulos e fontes de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) em qualidade gráfica satisfatória para reprodução;
..:: Margens: superior e esquerda: 3,0cm; inferior e direita: 2,0cm;
..:: Texto: formato A4, orientação retrato, justificado, espaçamento simples, fonte Arial 12pt, sem uso de colunas nem entradas de parágrafos;
..:: Número de páginas: mínimo de duas e máximo de três páginas;
..:: Realizar revisão ortográfica e gramatical dos textos;
..:: A versão final do resumo para avaliação deverá ser enviada através de endereço eletrônico a ser criado exclusivamente para tal finalidade, de acordo com os prazos acima, em arquivo compatível com o software Microsoft Word (extensão ".doc" ou “.docx”) e não poderá ser modificada posteriormente;
..:: Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) quanto à apresentação (referências, citações, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas etc.);
..:: Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessão específica para tal finalidade, inserida na programação do evento.
..:: Critérios de Julgamento ::..
..:: Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação do evento;
..:: Somente serão avaliados os trabalhos referentes explicitamente à temática do evento que estiverem de acordo com as normas supramencionadas quanto a formato e prazo;
..:: Não será permitida a substituição de arquivo.
..:: Resultados/Publicação: a Comissão de Avaliação divulgará, na página do evento, a relação dos trabalhos selecionados em 29/04/2011 e farão parte de publicação em mídia eletrônica a ser disponibilizada na Internet e/ou distribuída aos participantes do evento.
..:: Certificados: serão emitidos, em formato eletrônico, pela organização do evento.
..:: Informações Adicionais: o(s) autor(es) dos trabalhos deverão arcar com o(s) custo(s) de transporte, hospedagem e alimentação para participação no evento e/ou para apresentação de seus trabalhos, cabendo à organização do evento fornecer a infra-estrutura necessária para tal atividade.
..:: E-mail para contato: marcelovilela@usp.br
Gostaríamos de convidá-los(as) para a segunda edição do Simpósio “Formação e Atuação Profisional em Turismo, Lazer e Hospitalidade”, a realizar-se na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP Leste) da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011.
Trata-se de evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a ser realizado no âmbito das atividades do grupo de pesquisa sobre "Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade" liderado pelos Profs. Marcelo Vilela de Almeida e Alexandre Panosso Netto.
..:: Tema Central: Configurações da Formação em Diferentes Contextos – Modelos, Experiências e Resultados.
..:: Objetivo Geral: reunir docentes e pesquisadores das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade interessados na discussão sobre as diferentes configurações da formação (ensino, pesquisa e extensão) nestas áreas, tendo em vista a diversidade de relações, interesses, formas de comunicação e mediação do ensino-aprendizagem existentes no âmbito do ensino superior.
..:: Objetivos Específicos:
..:: Mapear modelos, experiências e estratégias da formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade, bem como seus reflexos na inserção e atuação profissional nestas áreas, à luz de múltiplos contextos (sociais, comunicacionais, pedagógicos, dentre outros);
..:: Analisar resultados de diferentes práticas pedagógicas aplicadas na formação profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade, em diversos contextos e níveis do ensino público e privado;
..:: Permitir a identificação de fatores que permitam o estabelecimento de uma maior articulação com o setor produtivo das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade;
..:: Proporcionar um ambiente de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes do evento, por meio de suas diversas atividades.
..:: Público-alvo: docentes, coordenadores de curso, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais ligados à educação em Turismo, Lazer, Hospitalidade e áreas afins.
Divulgação da programação completa/início das inscrições para o evento e das submissões de trabalhos: a partir de 10/03/2011, em endereço eletrônico a ser informado oportunamente.
..:: Inscrição e apresentação de trabalhos ::..
10/03/2011: Abertura de inscrição
15/04/2011: Limite para inscrição dos resumos expandidos
29/04/2011: Divulgação dos resumos aprovados
..:: Submissão de Trabalhos: a submissão de trabalhos referentes à temática do Simpósio deverá ser feita exclusivamente no formato de resumos expandidos. Os trabalhos, preferencialmente inéditos e escritos em português, inglês ou espanhol, devem ser resultantes de pesquisas (concluídas ou em andamento) ou ensaios e obedecer as seguintes normas:
..:: Informar título do trabalho (em maiúsculas, negrito e centralizado);
..:: Informar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e/ou orientador(es), instituição/departamento e endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es). O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado;
..:: Informar no corpo do texto a natureza do trabalho (pesquisa ou ensaio) e a situação do trabalho (se concluído ou em andamento);
..:: Demais componentes do resumo (quando pertinentes): introdução, objetivos, fundamentação teórica, material e método, resultados/conclusões (parciais/finais), referências e, se necessário, agradecimentos. Caso o resumo esteja dividido em seções e subseções, as seções deverão ser grafadas em negrito e maiúsculas, alinhadas à esquerda e as subseções também alinhadas à esquerda e em negrito, em minúsculas. As seções não devem estar numeradas;
..:: Tabelas e figuras: deverão ser mantidas na orientação da página (retrato) dentro das margens definidas abaixo, apresentar títulos e fontes de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) em qualidade gráfica satisfatória para reprodução;
..:: Margens: superior e esquerda: 3,0cm; inferior e direita: 2,0cm;
..:: Texto: formato A4, orientação retrato, justificado, espaçamento simples, fonte Arial 12pt, sem uso de colunas nem entradas de parágrafos;
..:: Número de páginas: mínimo de duas e máximo de três páginas;
..:: Realizar revisão ortográfica e gramatical dos textos;
..:: A versão final do resumo para avaliação deverá ser enviada através de endereço eletrônico a ser criado exclusivamente para tal finalidade, de acordo com os prazos acima, em arquivo compatível com o software Microsoft Word (extensão ".doc" ou “.docx”) e não poderá ser modificada posteriormente;
..:: Os trabalhos deverão estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) quanto à apresentação (referências, citações, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas etc.);
..:: Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessão específica para tal finalidade, inserida na programação do evento.
..:: Critérios de Julgamento ::..
..:: Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação do evento;
..:: Somente serão avaliados os trabalhos referentes explicitamente à temática do evento que estiverem de acordo com as normas supramencionadas quanto a formato e prazo;
..:: Não será permitida a substituição de arquivo.
..:: Resultados/Publicação: a Comissão de Avaliação divulgará, na página do evento, a relação dos trabalhos selecionados em 29/04/2011 e farão parte de publicação em mídia eletrônica a ser disponibilizada na Internet e/ou distribuída aos participantes do evento.
..:: Certificados: serão emitidos, em formato eletrônico, pela organização do evento.
..:: Informações Adicionais: o(s) autor(es) dos trabalhos deverão arcar com o(s) custo(s) de transporte, hospedagem e alimentação para participação no evento e/ou para apresentação de seus trabalhos, cabendo à organização do evento fornecer a infra-estrutura necessária para tal atividade.
..:: E-mail para contato: marcelovilela@usp.br
Oficinas promovem há 12 anos profissionalização em gastronomia
Em Cotia (SP), o centro de capacitação Casa do Moinho promove capacitação para estudantes de várias partes do Brasil. As oficinas já formaram mais de 120 jovens
Dezesseis meninas aprendem técnicas de cozinha em aulas práticas e teóricas. “A Casa do Moinho é um centro de capacitação que oferece cursos técnicos para jovens de 17 a 23 anos e cursos livres abertos a todas as idades”, explica Maria Cristina Diegues, diretora do centro de capacitação profissional Casa do Moinho.
“Nós recebemos uma encomenda de bolo de casamento, então nós faremos rosas comestíveis com a pasta elástica”, explica o gastrônoma Mariane Batista da Silva.No estica e puxa da massa, não falta açúcar e nem vontade. “A nossa empregabilidade é muito boa. Nós temos em torno de 80% das nossas alunas empregadas”, diz Maria Cristina.
“Está superando as expectativas porque eu nunca tinha feito nunca tinha fritado um ovo, não tinha ideia de como fazia arroz, ficava mega empapado. Meu pai dizia ‘por favor, não precisa fazer comida, a gente compra’”, afirma a aluna Charline de Couto, de 21 anos.
Nas aulas de serviço de salão e bar, as alunas aprendem sobre a montagem de mesa e o atendimento. “A gente fala um pouco da importância do cliente, o que ele representa para o negócio, seja restaurante ou hotel, e como elas devem tratar essas pessoas, saber que nesses atendimentos tem algumas situações que são inesperadas”, afirma o professor voluntário Luis Fernando do Canto e Castro.
Na cozinha, o trabalho continua. “Um grupo vai preparar essa massa agora. Nos já temos uma massa pronta que foi preparada agora à tarde, e elas vão abrir pra preparar a montagem”, explica a aluna Regiane Silva, de 18 anos.
A Casa do Moinho também hospeda as alunas que são de outros estados, como Claudia Ferreira, de 18 anos, que veio de Ubaí, no norte de Minas Gerais. As alunas residentes possuem um quarto quarto individual. “Tenho sempre a foto deles aqui. A saudade fica, mas as férias estão aí e eu estou aqui pra me profissionalizar. É o sentido um da minha vida agora”, diz Charline.
..:: Fonte: Programa Ação | Globo.com
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