sábado, 27 de março de 2010

Eventos Nacionais e Internacionais do Terceiro Setor em 2010

Confira a importante contribuição do Planeta Voluntários, a agenda de feiras, congressos, conferências, cursos e simpósios ligados ao Terceiro Setor:


..:: Curso de Relacionamento Online 2010

..:: 1º Congresso Brasileiro de Ética nos Negócios/2010

..:: III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

..:: Mostra de Tecnologia Sustentáveis

..:: Conferência Internacional Ethos

..:: II Congresso Internacinal de Educação

..:: A Conferência da Terra - Forum Internacional do Meio Ambiente

..:: FIBOS- Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais

..:: ReciclAção - Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação & Tecnologia Ambiental

..:: Congresso Internacional de Responsabilidade e Sustentabilidade Socioambiental

..:: Prêmio Empreendedor Social de Futuro/2010

Como Viver a Vida, segundo a Globo

Por: Leandro Vieira - Portal Administradores

"É fato: as novelas da Globo e seus programas de grande audiência continuam ditando normas, valores e costumes. Volta e meia ouvimos alguém soltar famosos bordões como “hare baba”, “tô certo ou tô errado?”, “né brinquedo não”, “ishalá”, e outros consagrados pelos folhetins globais.

Antes que alguém levante a mão para perguntar, esse texto tem, sim, muito a ver com Administração. Qualquer evento que influencie, direta ou indiretamente, o nosso comportamento é extremamente importante para a forma como conduzimos os nossos negócios. Não é à toa que os grandes anunciantes disputam a peso de ouro o horário nobre da televisão brasileira - bem como os próprios atores. Da mesma forma, as grifes (re)direcionam suas coleções aos estilos exibidos pelas belas e influentes atrizes das novelas, mesmo que essas se passem em lugares exóticos como Índia e Marrocos, ou genuinamente brasileiros como Barretos, Rio e São Paulo. Até pouco tempo atrás, muitas moças estavam usando parte do sutiã à mostra, para imitar o modelito de Norminha, a simpática – e faceira – personagem interpretada recentemente por Dira Paes. Novelas ditam modas e, como administradores, devemos estar atentos.

Espanta-me essa última, que traz o curioso título de “Viver a Vida”. Apesar de apresentar depoimentos emocionantes de pessoas reais que superaram grandes problemas no final dos episódios, Viver a Vida dá um show de deturpação de valores do começo ao fim de cada capítulo.

Normalmente, as obras de ficção dividem claramente as pessoas entre boas e más, o certo e o errado são evidentes, e nos colocamos a torcer pelo sucesso do protagonista e o castigo dos vilões, como o fizemos em A Favorita, com o duelo entre Donatela e Flora."

..:: Confira o artigo completo aqui: Como Viver a Vida, segundo a Globo

ABBTUR Nacional marca presença na Exportur 2010, na bela Vitória (ES)

Durante quatro dias de atividades a EXPOTUR-ES mostrou o que há de melhor no Espírito Santo. O público visitante do 6º Salão de Turismo e 1º Salão de Artesanato pode aproveitar diversas atividades como: Área de Comercialização, Salão de Operadoras e Receptivos, Feira de Roteiros Turísticos Capixabas, Salão de Aventura e Ecoturismo, Vitrine Capixaba, Encontro de Negócios em Turismo e Artesanato, Núcleo do Conhecimento, Missões Promocionais, Encontro de Assessores de Comunicação em Turismo do Espírito Santo e o Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores de Turismo do Espírito Santo.





No Núcleo do Conhecimento, foram ministradas várias palestras por profissionais de diversas áreas de conhecimento, tais como: Márcio Nascimento, diretor de Marketing do Ministério do Turismo (MTur); Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Universidade de São Paulo (USP); Berenice de Albuquerque Tavares, do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo/ES (ABBTUR/ES) e assessora especial do Gabinete Prefeito do Município da Serra; Eustáquio Palhares, diretor da Associação Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa); Tânia Omena, presidente da ABBTUR Nacional; Romário Gava Ferrão, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura; Silvia Binda, consultora do SEBRAE; e Erlon Paschoal, subsecretário de Cultura do Espírito Santo.

Limites da autoridade: direitos e deveres de chefes e funcionários

Por: Simão Vieira - Portal Administradores

"Recentemente, a imprensa noticiou o caso de uma empresa goiana que foi condenada a pagar uma multa de R$ 10.000,00 por restringir o uso do banheiro pelos funcionários. A determinação era de que cada trabalhador poderia ir ao toalete uma vez por dia, com duração máxima de 5 minutos. Polêmica, a notícia ascendeu um importante debate sobre quais são os limites da autoridade dentro do ambiente de trabalho.
'Com certeza, medidas radicais podem levar a perdas de produtividade e de comprometimento por parte dos profissionais afetados', é o que afirma Vagner Jaime Rodrigues, especialista em gestão empresarial ouvido pelo Portal Administradores. Ele complementa, no entanto, que, saber qual a medida correta a ser tomada, depende, antes de tudo, de uma análise do ambiente de trabalho.
Para a advogada especialista em Direito Trabalhista, Ingrid Brabes, nos casos em que são claras as violações de direitos fundamentais, 'a jurisprudência recente tem se inclinado no sentido de condenar as empresas ao pagamento de indenização por danos morais'. No entanto, a advogada lembra que a análise do juiz sobre casos em que as violações não sejam tão evidentes é o que vai ser decisivo."

..:: Artigo completo: Limites da autoridade: direitos e deveres de chefes e funcionários

RH.com.br - Desenvolvimento - Hardware, software e “humanware”!

Por: Marizete Furbino - Portal RH.com.br

"Sabedoras de que a maior commodity do século XXI é o Conhecimento, as empresas devem investir 'pesado', não somente em equipamentos (hardware) e procedimentos (software), mas também em pessoas ('humanware'), uma vez que todos eles são considerados pilares para quaisquer empresas e, por sua vez, possuem o poder tanto de alavancar como de arruinar empresas.

Equipamentos e procedimentos não terão êxito algum se não forem bem comandados e executados por profissionais competentes. Deste modo, são as pessoas que irão garantir a competitividade, a sobrevivência e a solidez da empresa frente à acirrada competitividade.
Em decorrência do exposto, quando se faz um investimento financeiro em equipamentos é fundamental lembrar que os profissionais que compõem o quadro da empresa é que irão trabalhar diretamente com tais equipamentos e, assim sendo, devem ser capacitados para exercer sua função com eficiência. Caso essa importante providência não seja seguida, o valor investido no equipamento 'escoará' por entre as 'mãos da empresa', levando-a a um caos.
Nessas circunstâncias, os processos de ensino/aprendizagem deixam de ser de responsabilidade somente das instituições de ensino e passam a ser preocupação constante também das empresas. Estas, por sua vez, são as responsáveis por implantar a cultura da aprendizagem organizacional. É dessa forma que as empresas contribuem, para que as informações transformem-se em conhecimentos e assim sirvam para agregar valor ao produto e/ou serviço, adquirindo competitividade, despontando, enfim, a empresa na frente perante o mercado. Nesse mesmo sentido, preocupar-se com o desenvolvimento das pessoas envolvidas no processo organizacional significa preocupar-se com a própria empresa.

A análise do conjunto acima descrito leva-nos a pensar e a crer que procedimentos, estratégias, planejamentos e outros só alcançarão sucesso quando aliados com as ações das pessoas. Do mesmo modo, é preciso que haja interesse, capacitação, preparação, motivação, muito envolvimento, comprometimento, responsabilidade, bem como muita vontade de fazer acontecer, para que tudo ocorra de forma a garantir qualidade e eficácia."

..:: Artigo completo: RH.com.br - Desenvolvimento - Hardware, software e “humanware”!

Seminário de Pesquisa Interdisciplinar

Os Cursos de Administração, Relações Internacionais, Turismo e o GIPART (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Administração, Relações Internacionais e Turismo) da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), convidam para participar do II SPI - Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em parceria com a FAPESC (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de maio na UNISUL – Campus Norte da Ilha / Florianópolis /SC.

O evento apresenta, em sua programação, palestras e apresentações de trabalhos científicos aonde se pretende difundir pesquisas e debates interdisciplinares na região sul do Brasil sobre o tema SUSTENTABILIDADE E GESTÃO ESTRATÉGICA nas áreas da Administração, Relações Internacionais e Turismo. Maiores informações na página do evento: http://www.unisul.br/hotsites/spi.html

Contamos com a participação de todos.

Comissão organizadora.

Prof.(s)

Nilzo Ivo Ladwig

Rogério Santos da Costa

Dâmaris Batista da Silva



Fundap convida para processo seletivo de estagiários

A Divisão de Estágios da Fundap informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção de novos estagiários para o primeiro semestre de 2010.

As inscrições estarão abertas de 22/03/2010 a 16/04/2010. Maiores informações poderão ser adquiridas através do Edital 01/2010 que segue anexo. Estamos encaminhando também o cartaz contendo informações para divulgação.

Contamos com a colaboração de todos na ampla divulgação deste processo seletivo de estágio que possibilitará aos estudantes de Nível Médio, Educação Profissional e Superior o exercício de atividades correlatas à sua formação profissional, em complementação aos conhecimentos teóricos recebidos.

Certos da colaboração de todos, agradecemos.

Atenciosamente,

Divisão de Estágios da Fundap

..:: Serviço ::..

Baixe aqui o convite deste processo seletivo!

E aqui o Edital!

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar