segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CBCVB assina acordo inédito com OMT

A Confederação Brasileira de Convention & Visitors BureauxCBCVB e a Organização Mundial do TurismoOMT assinaram na última quinta-feira, dia 21, um acordo inédito de cooperação técnica voltado para a troca de experiências e conhecimento entre as organizações. Com o apoio do Ministério do Turismo, o acordo conta com a assistência da CBCVB aos Membros Afiliados da Organização na execução de seus projetos, programas e ações.
“Esta é uma oportunidade única para que a CBCVB, junto com a OMT, expandam tanto qualitativamente como quantitativamente e desenvolvam um trabalho estratégico de aproximação entre seus membros. Nosso intuito é, conjuntamente, abrir canais de desenvolvimento e participação entre os países” explicou o presidente da Confederação, João Luiz dos Santos Moreira.
Com o acordo, a Confederação disponibilizará, por um ano, um de seus consultores de Projetos Internacionais para atuar dentro da OMT. O cargo será ocupado pelo consultor Rodrigo Godinho Corrêa, que nos últimos anos vem representando a entidade nos grupos de trabalho e conselhos na Organização, como no Comitê de Reativação do Turismo, grupo responsável pela elaboração do “Roadmap for Recovery” e no processo de eleição da CBCVB a uma das vice-presidências dos Membros Afiliados.

A cerimônia de assinatura do acordo (foto) aconteceu durante a Feira Internacional de Turismo, em Madri, entre o secretário geral da OMT, Taleb Rifai e o presidente da CBCVB. Durante o acordo, estavam presentes: Márcio Favilla, diretor-executivo da OMT; Paulo Boechat, vice-presidente da Confederação; Javier Blanco, diretor-executivo dos Membros Afiliados da OMT; Carlos Vogeler, representante para as Américas; José Francisco Salles, Diretor do Ministério do Turismo; Ney Leal, diretor de marketing da Brasiliatur; Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre; Felipe Gonzalez, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu; Guilherme Tellaurino, diretor do Complexo Turístico Itaipu. Dentre os representantes dos Membros Afiliados Brasileiros estavam: Norton Lenhart, presidente da FNHRBS; e Mônica Boróbia, diretora da Associação de Hotéis do Roteiros de Charme.

..:: Fonte: Assessoria de Comunicação da CBCVB, Vanessa Simas, via e-mail

Incubadoras dão impulso à inovação no interior de SP

Por: Virgínia Silveira - Valor On-line!

"Um dispositivo eletrônico que mede a vazão do medicamento em gotas por minuto ou mililitro (ml) por hora, sem a necessidade de intervenção de um profissional da área de saúde, com a vantagem de ser mais preciso e mais rápido. Foguetes de sondagem de 1,5 metro e dez quilos, que atingem até dez quilômetros de altitude, a uma velocidade supersônica; uma máquina industrial inédita para fazer material composto aeronáutico de baixo custo e o primeiro quadrirotor brasileiro de voo pairado, para registro de imagens e captação de informações via aérea.
O que todos esses produtos têm em comum? A resposta é que são exemplos de projetos de alta tecnologia, desenvolvidos por algumas das 51 empresas instaladas em quatro incubadoras de São José dos Campos, voltadas para os setores de energia, aeroespacial, tecnologia da informação, saúde e biociência. Além da capital paulista, São José dos Campos é hoje a cidade do Estado com maior número de incubadoras de tecnologia: a Incubaero, Revap/Univap, instalada dentro da Refinaria da Petrobras, Incubadora de Negócios e Incubadora da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
Há dois anos na Incubadora de Negócios do Parque Tecnológico, a Dumont já está montando uma rede nacional de representantes e distribuidores e planeja vender pelo menos mil unidades este ano do E3, uma mesa ergonômica especializada, para pessoas com necessidades especiais. 'Temos uma previsão de faturar R$ 2 milhões com este equipamento em 2010', disse a diretora científica da empresa, Michele Jimenez Benjamin."

..:: Matéria completa: Incubadoras dão impulso à inovação no interior de SP

Nova onda de consolidação no ensino superior começa em 2010

Por: Beth Koike e Paola de Moura - Valor On-line!

"Escala, gestão e qualidade no ensino. A combinação desses fatores tem levado instituições ao sucesso ou a sérias crises no concorrido mercado privado de ensino superior, que começa o ano aquecido. O setor pode movimentar neste ano cerca de R$ 2 bilhões em fusões e aquisições, segundo a consultoria Hoper.

Nos últimos anos, o setor de ensino superior privado mudou completamente de perfil. Até o final da década de 90, havia poucos grupos - a legislação não permitia a atuação de instituições de ensino superior com fins lucrativos. Hoje, há cerca de 2,3 mil faculdades particulares - número equivalente ao dobro de 10 anos atrás. Na Grande Florianópolis, por exemplo, havia apenas quatro faculdades em 1998. Hoje são 40.

A expansão acelerada, alimentada por aquisições, dividiu o mercado, a grosso modo, em dois: os grandes grupos, cuja estratégia é crescer comprando concorrentes, e as universidades e pequenas faculdades, que enfrentam sérias dificuldades financeiras.

Um conjunto de fatores explica esse quadro: a concorrência acirrada jogou os preços das mensalidades para baixo; a inadimplência por parte dos alunos aumentou; o endividamento das instituições com bancos e o Fisco cresceu; a superoferta de faculdades fez cair a demanda; a adoção do ensino a distância reduziu o faturamento; e, em vários casos, a gestão não profissionalizada e a falta de rigor no controle dos gastos pioraram a situação."

..:: Matéria completa: Nova onda de consolidação no ensino superior começa em 2010

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar