quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

II Semana Nacional dos Eventos

Aconteceu entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2008, a II Semana Nacional dos Eventos no Palácio das Convenções Anhembi em São Paulo. O evento foi promovido por grupos do setor: Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC, Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras – ABRACCEF, Associação de Marketing Promocional – AMPRO, Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux - CBC&VB e União Brasileira de Promotores de Feiras – UBRAFE. Contou com o apoio oficial do Ministério do Turismo. O objetivo foi o de reunir as principais lideranças, empresários e profissionais deste mercado, para o debate e o intercâmbio de informações sobre as tendências e perspectivas futuras.

Confira aqui uma brilhante matéria sobre este evento escrita por Luciana Sagi, Segunda Secretária da ABBTUR São Paulo.

Capacitação: Abav-SP promove curso sobre FEES para Viagens Corporativas

Por: Ana Lucia Silva

Nos dias 15 e 16 de dezembro, das 18h30 às 22h30, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) promove o curso Cálculo e Aplicação de FEEs para Viagens Cororativas - Módulo II. A capacitação acontece na própria sede da entidade e visa aprofundar os conhecimentos em FEE, fornecendo ferramentas para que a política possa ser implementada e adptada às necessidades específicas de cada agência.

O curso será ministrado por Edivane Fermam, gerente de Negócios da Carlson Wagonlit Travel, e tem como público-alvo os supervisores, gerentes financeiros, executivos de contas, proprietários das agências e participantes do Módulo I. Os valores variam, sendo para associados R$ 125, R$ 150 para não-associados e R$ 85 para estudantes.

Confira o website da ABAV São Paulo e entre em contato: (11) 3223-0555

Fonte: Hôtelier News - Abav-SP promove curso sobre FEES para Viagens Corporativas

Ari Giorgi: Reserva online: faça as comparações e veja que compensa

No nosso artigo publicado em 31 de julho aqui no Hôtelier News - Canais Eletrônicos - não fique fora dessa - conclamamos os hoteleiros a ingressarem no mundo da reserva online, uma realidade sem volta. Como em toda mudança, esta também exige um custo.

Observo em muitos hoteleiros por todo o país essa preocupação: 'as minhas reservas agora vão ficar mais caras!' Num primeiro momento é realmente o que parece. No entanto, contraponho com a seguinte pergunta ao amigo hoteleiro: qual é hoje o seu custo médio por reserva utilizando os meios convencionais? Ou seja, telefone, fax e formulário de e-mail. Descubro que poucos conseguem responder. De fato, não é um cálculo fácil de se fazer. É preciso analisar com detalhe todos os custos diretos, fixos e variáveis, envolvidos na produção das reservas por origem, e depois ponderar em função da participação de cada fonte na geração do total das reservas.

Apesar da dificuldade de se chegar a esse valor médio, é recomendável que todo hoteleiro, para uma gestão eficiente, conheça esse número para poder avaliar o seu custo de venda, da mesma forma que ele conhece a taxa de ocupação.

Artigo completo: Hôtelier News - ARTIGO: Reserva online: faça as comparações e veja que compensa

Agnaldo Chagas: Turismo no pré-sal do capital cultural

Talvez não haja uma outra atividade humana tão densa em oportunidades de aquisição de conhecimento, experiência e cultura geral quanto o turismo. Viajar é transpor a fronteira de si mesmo, pois traz a oportunidade de abalar e criticar nossos costumes mais provincianos, o continuísmo presente e que ninguém consegue perceber na vida cotidiana, os paradigmas e as doutrinas instaladas de fora para dentro e vice-versa.

Recentemente, lendo o relatório Classes C e D - Um novo mercado para o turismo brasileiro produzido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para a Embratur, fiquei muito otimista com o impacto positivo que este imenso contingente é capaz de produzir.

Enquanto meio de ganho de capital cultural, o turismo não consegue competir com o que oferece, neste sentido, o núcleo familiar, social e a educação formal de uma vida inteira, mas, em compensação e até paradoxalmente, põe à prova toda a carga cultural adquirida e acumulada. Não que a renegue, a recicla. Não que venha a destruí-la, mas, certamente ampliá-la.

Artigo completo: Hôtelier News - ARTIGO: Turismo no pré-sal do capital cultural

Trigo: Iniciativas e "acabativas"

Algumas campanhas publicitárias refletem a atmosfera pragmática de nossa era. Nada como o just do it, da Nike, ou a frase life is short, play hard, que a Reebok usou por algum tempo para dar a idéia do tempo curto e da necessidade de ações precisas e decisivas.

No mundo dos negócios, um dos best sellers sobre isso é Execução, de Ram Charan e Larry Bossidy (Rio de Janeiro: ed. Elsevier/Campus, 2005). 'A execução acompanha tudo. Ela permite que você veja o que está acontecendo ao seu redor. É o melhor meio de mudança e transição - melhor que a cultura, melhor do que a filosofia. As empresas voltadas para a execução mudam mais rápido do que as outras, pois estão mais perto da situação... O aprendizado real vem de prestar atenção à experiência' (páginas 17 e 87). Então a teoria, o estudo e a cultura são inúteis?

Saiba a resposta do professor e leia o artigo completo: Hôtelier News - ARTIGO: Iniciativas e "acabativas"

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

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Redefinindo o Luxo de Viajar