quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PUC RS: X Seminário Internacional da Comunicação

..:: Apresentação ::..

A problemática do imaginário sempre relacionada ao vetor comunicação marca as atividades deste programa – PPGCOM da PUCRS - desde sua criação em 1994. Nesse sentido, grande parte da internacionalização do PPGCOM deve-se aos laços estreitos com intelectuais e pesquisadores que atuam nessa mesma área.

A proposta do X Seminário Internacional da Comunicação consiste justamente em debater as repercussões, tanto em nível filosófico quanto sociocultural, das mudanças que as tecnologias de comunicação provocam na cultura e na sociedade contemporâneas. Transformações estas que estão entrelaçadas com os imaginários em circulação. Nesse sentido, nada melhor que a consolidação de uma parceria com o Centro de Estudos do Atual e do Quotidiano, realizando sua jornada anual em Porto Alegre.

O Seminário Internacional do PPGCOM da FAMECOS/PUCRS, atividade que ocorre a cada dois anos, tem por objetivo congregar a comunidade científica, no domínio da comunicação e das ciências humanas, em busca de intercâmbio informativo e de reflexão partilhada. Entende-se que o saber é um produto de práticas coletivas, recebendo o indivíduo estímulo e condições aprimoradas no contato com os seus pares. Em tempos de crise de referenciais, pensar em conjunto significa investir no patrimônio social e valorizar a interatividade.

..:: Grupos de Trabalho e Coordenadores ::..

GT1: Estudos em Jornalismo: Prof. Dra. Beatriz Dornelles

GT2: Mídias Sonoras: Prof. Dr. Luciano Klöckner

GT3: Comunicação e Indústria Audiovisual: Prof. Dr. João Guilherme Barone

GT4: Publicidade e Propaganda: Profa. Dra. Cristiane Mafacioli Carvalho

GT5: Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Profa. Dra Cleusa Scrofernecker

GT6: Turismo, Imaginários e Comunicação
Coordenação: Profa. Dra. Marutschka Martini Moesch

Debater a práxis turística como não disjuntiva, nem linear, mas sim, como construção dinâmica, permanente, onde o sujeito turístico em sua transumância se move, constrói de forma imaginal, comunica seus desejos mais íntimos, em processos objetivos de deslocamento (viagem/transporte), de estada (hospedagem, alimentação e segurança), e de prazer (o encontro cultural, a diversão e a hospitalidade). Deslocamento humano, imaginário do sujeito turístico, percorrido de forma nodal pela comunicação e pela informação. Reflexão sobre deslocamento – nomadismo e do sedentarismo - o encontro entre visitantes e visitados, o espaço, o tempo, o imaginário a partir da experiência local, mas com implicações globais.


GT7: Comunicação e Cultura: Prof. Dr. Antonio Hohfeldt

GT8: Comunicação Política: Prof. Dra. Neusa Demartini Gomes

GT9: Manifestações Visuais Contemporâneas: Profa. Dra.Maria Beatriz Rahde (rahde@pucrs.br) e Prof. Dr. Flavio Vinicius Cauduro

GT10: Tecnologias do Imaginário e Cibercultura: Prof. Dr. Eduardo Pellanda

..:: Confira aqui as normas para submissão de trabalhos ::..

Lançamento: Gringo na Laje: PRodução, circulação e consumo da favela turística

Santos (SP): temporada de cruzeiros marítimos

Secretária de Turismo de Santos: 'cresceremos ainda mais este ano com os cruzeiros'. A temporada 2009/2010, que tem início marcado para o dia 23 de outubro, tem a previsão de atender mais de 800 mil passageiros.

Durante o encontro de representantes da Associação Brasileira de Empresas Marítimas (Abremar) e os CEOs das armadoras internacionais, ocorrido na última sexta-feira (7) em São Paulo, o que mais se falou foi das deficiências dos portos brasileiros e da necessidade de melhoria de nosso receptivo. No entanto, a secretária de turismo de Santos, Wânia Seixas estava muito satisfeita com os números deixados pelos turistas desembarcados em sua cidade na última temporada. Para se ter uma dimensão do negócio de cruzeiros em Santos, só na temporada 2008/2009 o dinheiro circulante deixado pelos turistas dos navios foi de R$ 170 milhões, segundo a Concais, empresa que administra o Terminal de Passageiros ‘Giusfredo Santini’ na cidade portuária.

“Recebemos 757 mil pessoas nessa última temporada, o que representou 30% a mais que o número de turistas da temporada 2007/2008”, afirmou ao Diário do Turismo Wânia Seixas. Wânia lembrou ao DT que os dividendos advindos dos cruzeiros tem sido também indiretos. “Estamos, nos últimos anos, formando um pessoal extremamente dedicado. Estudaram inglês, regras de hospitalidade, ampliaram sua cultura. Hoje exportamos profissionais, nascidos ou moradores de Santos, que se empregaram nesses cruzeiros e seguem carreira”, disse Wânia.

Não é mais nenhum segredo que os cruzeiros transformam a economia de uma cidade, principalmente se ela tiver estrutura portuária, receptivo treinado e atrativos turísticos. “Este é o caso de Santos”, afirmou Wânia.
“Iremos na próxima temporada, que se inicia em outubro, continuar com o nosso Programa ‘Santos Todos a Bordo’, que consiste em recepcionar os passageiros dos cruzeiros marítimos e mostrar, por meio de quatro rotas turísticas e com as explicações de monitores de turismo, as atrações da cidade, visando estimular a vinda desses turistas posteriormente”, adianta a secretária.
A temporada 2009/2010, que tem início marcado para o dia 23 de outubro, tem a previsão de atender mais de 800 mil passageiros, com a expectativa de atracação de 12 navios, que realizarão 215 escalas só em Santos. "Cresceremos ainda mais este ano, oferecendo um receptivo competente e uma cidade com inúmeros atrativos", disse.

..:: Recorde de turistas na última temporada ::..

Santos recebeu na temporada de verão 2008/2009 um número recorde de turistas, 20% superior ao ano passado. Cerca de 4,2 milhões de pessoas passaram pelo Sistema Anchieta/Imigrantes em direção à cidade, injetando na economia local mais de R$ 315 milhões. O balanço, elaborado pela Secretaria de Turismo do município, tem base em dados da Ecovias e do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista.

Segundo a Ecovias, a quantidade de veículos que se dirigiram a Santos subiu de 1.167.344, nas férias de 2007/2008, para 1.403.732, na última temporada. Considerando a média de três passageiros por veículo, o total de pessoas que veio para a cidade pelas rodovias administradas pela concessionária passou de 3.502.032 para 4.211.195. Já a taxa de ocupação hoteleira, divulgada pelo Sindicato dos Hotéis, subiu de 78% para 80%.

Fonte: Diário do Turismo

Bauru (SP): I Simpósio Internacional de Televisão Digital

A programação será composta por mesas, oficinas e workshop.

Dia 18, às 20h, Euzébio Tresse, consultor do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD - realizará a conferência de abertura com o tema "Panorama da Televisão Digital no Brasil: perspectivas e embates".

Dia 19, às 10h a mesa “Comunicação, Produção de Conteúdos e Políticas Públicas: desafios para Televisão Digital no Brasil” terá a participação de Mauro Garcia (diretor de Projetos Especiais da TV Cultura), Fernando Dias, (presidente da ABPI – TV), André Barbosa (assessor especial da casa civil) e James Görgen (membro da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - MinC).

Às 14h, Fernando Spanhol (Diretor da ABED), Maria Teresa Quiroz (diretora da Faculdade de Comunicação de Lima), Márcio Pereira (gerente de tecnologia do Canal Futura) e Érico da Silveira (Diretor do canal TV ESCOLA do Ministério da Educação - MEC) participam da mesa “Tecnologias Educacionais para a Televisão Digital”. Às 20h30min, a mesa “Padrão do Sistema Digital Brasileiro: convergência, interatividade em multiplataformas” reúne Luis Valle (coordenador do curso de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade de Palermo, na Argentina), Guido Lemos (coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – LAVID – da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e participante do desenvolvimento do middleware Ginga), Liliana Nakonechnyj (integrante do Fórum Brasileiro de Televisão Digital, coordenadora do Grupo SET de Estudos de Canalização Digital e diretora de Engenharia de Transmissão e Apoio às Afiliadas da Rede Globo de Televisão) e Salustiano Fagundes (diretor da HIRIX Engenharia de Software e CEO da HXD Interactive Television).

Às 17h30min, no intervalo entre as mesas será realizada uma sessão de lançamento de livros. Às 18h, Daniel Uchôa membro das empresas Caelum e Overmedia Networks, especializadas em treinamento de profissionais para televisão digital realiza o workshop “Desenvolvimento de aplicações JAVA para o GINGA”. As atividades serão gratuitas a todos os participantes. As inscrições para o workshop serão abertas dia 10 de novembro pelo site do evento.

No dia 20, às 8h, será realizada a sessão de relatos de pesquisas e às 10h terão início três oficinas e uma mesa paralela. “GINGA” será ministrada por Luiz Fernando Gomes Soares, representante da academia no Fórum Brasileiro de TV Digital e coordenador geral do Laboratório de Sistemas Multimídias "TeleMídia" da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). "Governo Eletrônico" será realizada pelo professor José Luís Bizelli, diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e doutor em Sociologia pela UNESP. "Modelagem de Conteúdos e Ambientes Televisivos de Aprendizagem para TV Digital" e será ministrada por Francisco Rolfsen Belda, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas por meio do site do SIMTVD.

TV Digital da UNESP: entre a teoria e a práxis” é a mesa organizada por Antônio Carlos de Jesus, coordenador da Televisão UNESP com a participação de pessoas relacionadas ao setor audiovisual e à TV-U Willians Balan, Érika Dios, Fernando Gelonese e José Carlos Lúcio Correa.

Também no dia 20, às 14h
, acontecem as mesas temáticas “Cidades Digitais” organizada por José Luis Bizelli com a participação do Leonardo Mendes, professor doutor da UNICAMP e “Produção Digital em Sistemas Fechados de Televisão: A experiência BM&FBovespa” com a participação de Alcides Ferreira, diretor de Comunicação da BM&FBovespa, Ricardo Resende, coordenador do Centro de Televisão BMF e Eduardo Bicudo, consultor de tecnologia do mesmo Centro.

Às 16h serão realizadas sessões de grupos de trabalho. Apenas os inscritos no evento poderão ter acesso às mesmas.

..:: Inscrições ::..

As inscrições podem ser feitas até 09 de novembro pelo site www.faac.unesp.br/simtvd , onde podem ser conferidas mais informações sobre participantes, programação e inscrições.

..:: Pós-Graduação em Televisão Digital ::..

O Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP (PPGTVD), promotor do evento, iniciou as atividades em agosto de 2008. É um mestrado profissional, com ênfase em gestão de novos meios e inovação de produtos, preocupado em atender a demanda de um mercado profissional em desenvolvimento.

O corpo docente é formado por pesquisadores com trabalhos relevantes de pesquisa e desenvolvimento em televisão digital. Os profissionais são ligados às áreas de economia política e gestão da comunicação e informação, educação a distância e inovação tecnológica em hardware e software.

..:: Serviço ::..

1º Simpósio Internacional de Televisão Digital

Data: 18, 19 e 20 de novembro de 2009

Local: Campus da UNESP - Bauru
Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, 14-01

Fonte: Juliano Maurício de Carvalho (organizador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital) e Maria Cristina Gobbi (organizadora e coordenadora da linha de Gestão e Informação do Programa)

Telefones: Pós-Graduação (14) 3103-6057

Lecotec (14) 3103-6168

Senac SP abre inscrições para o Fórum Mundial Amforht

Por: Juliana Albino - Hôtelier News

Já estão abertas as inscrições dos projetos técnico-científicos para o Fórum Mundial Amforht, promovido pelo Senac São Paulo e a Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria (Amforht). Com o tema Turismo de Experiência, o evento tem como objetivo direcionar os negócios, pesquisas e ensino voltados ao setor.

O Fórum é voltado para graduandos, egressos ou pesquisadores nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, lazer, eventos e educação. Os participantes poderão inscrever seus trabalhos a partir de 1º de setembro de 2009 até 15 de abril de 2010.

Clique aqui e confira o regulamento com as informações e o formulário para inscrições.

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar