sábado, 16 de agosto de 2008

Novos tempos, novos projetos!

É um grande prazer e uma inestimável honra dar início ao novo projeto de comunicação institucional da Associação brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo do Estado de São Paulo (ABBTUR SP). Meu nome é Aristides Faria, sou o atual Diretor de Comunicação de nossa associação.

Trabalharei na orientação de nosso website e de nosso blog. São duas iniciativas paralelas, que têm o objetivo de agregar os turismólogos, os profissionais e os estudantes de nosso setor. Temos, à partir de agora, dois meios oficiais de promoção de eventos e oportunidades, troca de contatos, compartilhamento de experiêncais e diálogo. Trata-se, pois, da tão falada network.

Vamos nos esforçar para trazer aqui no blog informações atualizadas do mercado de trabalho, matérias sobre o que acontece nos bastidores de nossa associação e muita informação relevante ao profissional do setor de turismo em seus diversos segmentos. Aqui o estudante terá espaço e "voz" ativa. Sua participação é o que definirá o sucesso de nosso blog.

Nossos leitores terão à disposição nossos contatos e poderão, à qualquer tempo, solicitar informações e respaldo dos membros da nova diretoria, que passa a administrar a ABBTUR SP à partir de setembro de 2008. Estabelcemos aqui o compromisso de fazer frente às demandas de nossos associados.

Fortaleça nossa categoria. Clique aqui e veja como filiar-se à seccional paulista da Associação Brasileira de Bacharéis, Profissoinais e Estudantes de Turismo.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,
Aristides Faria.

Carreira no Turismo: postura profissional

Carreira no Turismo: Você já praticou networking hoje?
O Turismologia.com.br recebe diariamente mensagens pedindo dicas de como ingressar no competitivo mercado de trabalho. Todos já se questionaram um dia: "me formei, sou capaz e não consigo ingressar no mercado" ou ainda "me formei e cada dia que passa vejo que o trade turístico é fechado, conseguir emprego é só por QI (quem indica)".

Creio que muitos amigos em formação ou já formados perceberam que só depender do curso superior para ingressar no mercado não é suficiente, temos ainda que buscar individualmente ou em grupos praticar atividades extracurriculares de maneira efetiva, diária e principalmente concreta. Nessas atividades podemos incluir a prática da networking, que no Brasil tem como um dos principais disseminadores o consultor José Augusto Minarelli, que foi a principal fonte de leitura para produção desta matéria.

É necessário entender que a Networking além de ser um recurso que deve ser cultivado de forma longa e dedicada, ela exige talentos e atitudes que costumam ser poucos valorizados. Entre esses, se sobressaem à humildade, à vontade de servir desinteressadamente, moderação e uma alma generosa e desprendida.

"O networking é uma ferramenta para ser utilizada ao longo da vida - do berço à sepultura, e não meramente na hora da necessidade, a exemplo do momento pós-demissão".

Embora a arte de se relacionar seja cada vez mais exigida para ampliar as oportunidades, o número de pessoas que se utilizam dessa ferramenta para garimpar uma recolocação profissional ou fazer negócios é ainda considerado tímido. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho identificou que apenas 29,5% de profissionais que estão em busca de uma recolocação ou negociação de longo prazo contatam conhecidos e amigos.

Um ponto fundamental para o sucesso da prática da networking é sempre estar de posse do seu cartão de visita, seja no clube, na bar, na aula, etc. Nunca sabemos quanto uma oportunidade pode bater em nossa porta.

Mas será que você estudante necessita de cartão de visita? Sim, afinal como você vai criar sua rede de relacionamentos. É necessário deixar sua marca, o cartão de visita faz parte de seu marketing pessoal.

Uma dica aos estudantes e/ou profissionais, é colocar em seus cartões de visita, além dos dados pessoais - o e-mail é imprescindível nos tempos on-line -, colocar um titulo que poderá ser: Consultor, Gestor ou ainda Analista de Turismo. Nunca coloque "estudante", este título não dá uma boa impressão, além de não explorar seu potencial. Devemos lembrar que distribuir cartões de visita não basta, temos que desenvolver o conceito networking.

Abaixo estão as 22 atitudes que constroem um networking eficiente, pratique-as no dia-a-dia e logo você verá resultados concretos, seja um networker!!!

1. Conheça seus pontos fortes e procure enfatizá-los durante as conversas profissionais sem se mostrar convencido nem arrogante.

2. Adote o networking como uma postura de vida e pratique-o todos os dias, mesmo quando achar que não está precisando dele.

3. Não espere que os outros tomem a iniciativa: adote uma atitude pró-ativa e faça contatos regularmente.

4. De vez em quando, faça contato apenas para saber como vai o outro. Saiba demonstrar interesse pelas pessoas.

5. Preste atenção no que os outros dizem e contam. Todo mundo gosta de sentir-se importante.

6. Invista um pouco de seu tempo em "prosear", sem nenhum interesse específico.

7. Quando pedir ajuda a alguém, ajude o outro a ajudar você. Faça um pedido com foco e objetivo. Seja específico.

8. Nunca faça comentários negativos a respeito de ninguém.

9. Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda. As pessoas gostam de ajudar e de se sentir úteis. Pratique a força da frase: "Estou com um problema e acho que você pode me ajudar a solucioná-lo".

10. Não se aborreça quando sentir certa rejeição. Tenha paciência e compreenda: a pessoa pode não estar em um de seus melhores dias.

11. Seja sempre mais persistente do que acha que deveria ser, ou seja, continue sempre a buscar seus caminhos, mesmo quando for preciso mudar de rota.

12. Seja amistoso e realista, isto é, saiba pedir ajuda com educação e gentileza e faça pedido possível. Cuidado para não ser inconveniente.

13. Esteja sempre pronto a ajudar os outros, mesmo que o gesto não lhe traga nenhum benefício direto ou imediato.

14. Mantenha uma atitude positiva diante dos desafios. Afinal, você já chegou até aqui, e a hora certa de parar de caminhar não existe.

15. Torne-se conhecido em seu círculo por ser uma boa fonte de informações. Navegue na Internet nos sites de seu interesse, leia muito e ouça bastante a experiência dos outros. Quando for solicitado, passe todas as informações disponíveis.

16. Em eventos profissionais sente perto de estranho. Não fique sozinho nem passe todo o tempo somente com aqueles que você já conhece.

17. Quando for apresentado a alguém, preste muita atenção nos nomes e procure usá-los de imediato para reforçar a memória.

18. Aprenda e pratique as regras da etiqueta social e de negócios. Todo o mundo gosta de se relacionar com alguém educado e gentil.

19. Só mande e-mails ou fax personalizados, e fique atento para não cometer erros de português.

20. Mantenha em mente seus propósitos profissionais e pessoais. Essa é a maneira de conduzir sua carreira com positividade e objetividade.

21. Ocasionalmente, dê um intervalo no networking, evitando ficar muito exposto.

22. Nunca saia de casa sem levar cartões de visita.

Autor: Marcio Bensuaschi (marcio@turismologia.com.br). Data: 15 de maio de 2005. Foto!

Sou turismólogo. E daí?

Por: Andrea Pinheiro Dias

Turismo é um fenômeno sócio-econômico, político e cultural. Promove o deslocamento de pessoas, motivadas pelo desejo de lazer, negócios, aventura, entre outros. Por isso, é um dos setores de maior movimentação econômica da atualidade.

Algumas instituições que oferecem graduação em Turismo nem sempre proporcionam a formação adequada para os futuros bacharéis. Estudantes, que quando terminam suas graduações, muitas vezes, não estão devidamente aptos a atuarem nesse mercado tão competitivo, fazendo com que outro profissional ocupe o cargo de turismólogo.

Além disso, alunos que ingressam nos cursos de Turismo muitas vezes não sabem exatamente a importância da profissão ou o que necessariamente faz um turismólogo. Não basta apenas cursar uma faculdade de Turismo, é necessário, também, adquirir uma formação cultural durante o período acadêmico, através de leituras, cursos e estágios.

É fundamental ficar atento às exigências do mercado, como postura, liderança, criatividade, etiqueta empresarial, comunicação, trabalho em equipe, entre outros.

De acordo com algumas pesquisas, ainda são poucos os cursos técnicos voltados para alguns segmentos do turismo, que proporcionariam ao profissional do setor uma visão mais clara do que é e qual é a importância da profissão no mercado atual. [Será?]

Apesar do esforço dos bacharéis que acreditam na profissão e vestem, literalmente, a camisa, ainda enfrentamos um grande problema, que é a não regulamentação da profissão. Essa luta já se estende há três décadas e surgiu pouco depois de instalados os primeiros cursos de Turismo no Brasil? a pioneira foi Faculdade Morumbi, atual Universidade Anhembi-Morumbi.

No início da década de oitenta era apenas uma luta política dos colegas de profissão. Muitas leis foram discutidas, mas nem sempre chegavam a ser votadas em plenários. Várias ações foram empreendidas para promover e valorizar os turismólogos.

Atualmente, é mais do que justo que aconteça a regulamentação para que nós, turismólogos, possamos fazer acontecer o turismo no Brasil de forma organizada e, acima de tudo, profissional, gerando empregos e renda, valorizando nosso patrimônio cultural, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais.

Andrea Pinheiro Dias é aluna do 5º período do curso de Turismo da Universidade de Vila Velha (ES)

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