sábado, 16 de agosto de 2008

Carreira no Turismo: postura profissional

Carreira no Turismo: Você já praticou networking hoje?
O Turismologia.com.br recebe diariamente mensagens pedindo dicas de como ingressar no competitivo mercado de trabalho. Todos já se questionaram um dia: "me formei, sou capaz e não consigo ingressar no mercado" ou ainda "me formei e cada dia que passa vejo que o trade turístico é fechado, conseguir emprego é só por QI (quem indica)".

Creio que muitos amigos em formação ou já formados perceberam que só depender do curso superior para ingressar no mercado não é suficiente, temos ainda que buscar individualmente ou em grupos praticar atividades extracurriculares de maneira efetiva, diária e principalmente concreta. Nessas atividades podemos incluir a prática da networking, que no Brasil tem como um dos principais disseminadores o consultor José Augusto Minarelli, que foi a principal fonte de leitura para produção desta matéria.

É necessário entender que a Networking além de ser um recurso que deve ser cultivado de forma longa e dedicada, ela exige talentos e atitudes que costumam ser poucos valorizados. Entre esses, se sobressaem à humildade, à vontade de servir desinteressadamente, moderação e uma alma generosa e desprendida.

"O networking é uma ferramenta para ser utilizada ao longo da vida - do berço à sepultura, e não meramente na hora da necessidade, a exemplo do momento pós-demissão".

Embora a arte de se relacionar seja cada vez mais exigida para ampliar as oportunidades, o número de pessoas que se utilizam dessa ferramenta para garimpar uma recolocação profissional ou fazer negócios é ainda considerado tímido. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho identificou que apenas 29,5% de profissionais que estão em busca de uma recolocação ou negociação de longo prazo contatam conhecidos e amigos.

Um ponto fundamental para o sucesso da prática da networking é sempre estar de posse do seu cartão de visita, seja no clube, na bar, na aula, etc. Nunca sabemos quanto uma oportunidade pode bater em nossa porta.

Mas será que você estudante necessita de cartão de visita? Sim, afinal como você vai criar sua rede de relacionamentos. É necessário deixar sua marca, o cartão de visita faz parte de seu marketing pessoal.

Uma dica aos estudantes e/ou profissionais, é colocar em seus cartões de visita, além dos dados pessoais - o e-mail é imprescindível nos tempos on-line -, colocar um titulo que poderá ser: Consultor, Gestor ou ainda Analista de Turismo. Nunca coloque "estudante", este título não dá uma boa impressão, além de não explorar seu potencial. Devemos lembrar que distribuir cartões de visita não basta, temos que desenvolver o conceito networking.

Abaixo estão as 22 atitudes que constroem um networking eficiente, pratique-as no dia-a-dia e logo você verá resultados concretos, seja um networker!!!

1. Conheça seus pontos fortes e procure enfatizá-los durante as conversas profissionais sem se mostrar convencido nem arrogante.

2. Adote o networking como uma postura de vida e pratique-o todos os dias, mesmo quando achar que não está precisando dele.

3. Não espere que os outros tomem a iniciativa: adote uma atitude pró-ativa e faça contatos regularmente.

4. De vez em quando, faça contato apenas para saber como vai o outro. Saiba demonstrar interesse pelas pessoas.

5. Preste atenção no que os outros dizem e contam. Todo mundo gosta de sentir-se importante.

6. Invista um pouco de seu tempo em "prosear", sem nenhum interesse específico.

7. Quando pedir ajuda a alguém, ajude o outro a ajudar você. Faça um pedido com foco e objetivo. Seja específico.

8. Nunca faça comentários negativos a respeito de ninguém.

9. Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda. As pessoas gostam de ajudar e de se sentir úteis. Pratique a força da frase: "Estou com um problema e acho que você pode me ajudar a solucioná-lo".

10. Não se aborreça quando sentir certa rejeição. Tenha paciência e compreenda: a pessoa pode não estar em um de seus melhores dias.

11. Seja sempre mais persistente do que acha que deveria ser, ou seja, continue sempre a buscar seus caminhos, mesmo quando for preciso mudar de rota.

12. Seja amistoso e realista, isto é, saiba pedir ajuda com educação e gentileza e faça pedido possível. Cuidado para não ser inconveniente.

13. Esteja sempre pronto a ajudar os outros, mesmo que o gesto não lhe traga nenhum benefício direto ou imediato.

14. Mantenha uma atitude positiva diante dos desafios. Afinal, você já chegou até aqui, e a hora certa de parar de caminhar não existe.

15. Torne-se conhecido em seu círculo por ser uma boa fonte de informações. Navegue na Internet nos sites de seu interesse, leia muito e ouça bastante a experiência dos outros. Quando for solicitado, passe todas as informações disponíveis.

16. Em eventos profissionais sente perto de estranho. Não fique sozinho nem passe todo o tempo somente com aqueles que você já conhece.

17. Quando for apresentado a alguém, preste muita atenção nos nomes e procure usá-los de imediato para reforçar a memória.

18. Aprenda e pratique as regras da etiqueta social e de negócios. Todo o mundo gosta de se relacionar com alguém educado e gentil.

19. Só mande e-mails ou fax personalizados, e fique atento para não cometer erros de português.

20. Mantenha em mente seus propósitos profissionais e pessoais. Essa é a maneira de conduzir sua carreira com positividade e objetividade.

21. Ocasionalmente, dê um intervalo no networking, evitando ficar muito exposto.

22. Nunca saia de casa sem levar cartões de visita.

Autor: Marcio Bensuaschi (marcio@turismologia.com.br). Data: 15 de maio de 2005. Foto!

Nenhum comentário:

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar