"Houve um tempo em que a propaganda tinha apenas três ferramentas básicas: mulheres bonitas, animais de estimação e crianças. Mas na era da internet, do cinema 3D e de outras traquitanas tecnológicas, é preciso bem mais para atrair a atenção do consumidor. Sabendo disso, a The Coca Cola Company e a agência Ogilvy transformaram, em campanhas publicitárias, sons que só pessoas com menos de 20 anos podem ouvir e mecanismos que encontram na web pessoas com feições parecidas.
'As pessoas estão saturadas de informação. Elas já não ligam mais quando uma propaganda foca só nos atributos de um produto', diz John Shaw, diretor de planejamento da Ogilvy & Mather Worlwide, que trabalha em parceria com o Colin Mitchell. Os dois escoceses criaram para o refrigerante Fanta, no Reino Unido uma campanha que vem se espalhando pela internet desde o final de 2008. A propaganda, chamada de Fanta Stealth Sound System (Sistema Fanta de Som Imperceptível), tem como foco um site no qual ruídos ultrassônicos, que adultos não conseguem ouvir, são baixados como toques para celular.
A ideia é chamar o público infanto-juvenil para usar os toques de celulares que só a garotada pode atender. Um adulto dificilmente perceberia o celular tocando com a frequência sônica. Eles também podem se comunicar secretamente, já que palavras e expressões como 'oi', 'sim', 'não' e 'cuidado!' - foram gravadas na frequência sônica e oferecidas para serem copiadas da internet. Até dezembro, mais de 500 mil pessoas já haviam copiado os sons, entre eles milhares de internautas brasileiros, segundo Shaw."
..:: Artigo completo: A propaganda que adultos não conseguem ouvir