segunda-feira, 2 de março de 2009

Curso à distância: Gestão de Equipes em Turismo & Hotelaria

Curso totalmente à distância

Este curso irá lhe ajudar a melhorar sua atuação no gerenciamento de pessoas no ambiente de trabalho. O curso é oferecido totalmente na modalidade à distância e pretende, por meio de estudos de casos, promover um ambiente colaborativo de aprendizagem acerca do assunto. Venha ampliar sua rede de relacionamentos e aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas e o mercado turístico.

Tutor: Aristides Faria. Consultor Independente na área de Gestão de Recursos Humanos em Serviços de Hospitalidade. Diretor de Comunicação da ABBTUR São Paulo. Bacharel em Turismo (UNISUL) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC).

Tema: Serão abordados assuntos diversos acerca da administração de pessoas em negócios dos segmentos de Turismo & Hotelaria. A base dos tópicos serão estudos de caso oriundos da casos reais noticiados por meio da imprensa e da própria experiência profissional dos alunos.

Objetivo geral: Proporcionar visão estratégica acerca da gestão de pessoas.

Objetivos específicos:
• Promover reflexões em torno do trabalho do profissional de Turismo & Hotelaria no gerenciamento de recursos humanos;
• Orientar o pensamento estratégico para a tomada de decisões relativas ao desempenho humano para o trabalho;
• Fomentar a rede de contatos profissionais e a aprendizagem colaborativa.

Duração: Cinco semanas. São necessárias aproximadamente 10 horas de estudos semanais para a conclusão das atividades propostas e um melhor aproveitamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Início previsto para a terceira semana de março.

Investimento: R$80,00 à vista ou 2 parcelas de R$50,00.

Conteúdo programático:

Introdução e familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (semana 1)

Módulo 1: Introdução (semanas 2 e 3)
• Gestão de pessoas em turismo & hotelaria: singularidades e desafios
• Diferenciação entre Equipes e Grupos
• As equipes de trabalho no contexto do mercado turístico
• Equipes Corporativas & Equipes Desportivas: semelhanças e diferenças
• Como a Psicologia do Esporte pode nos ajudar a melhorar nosso desempenho no trabalho?
• Estudos de caso: serão analisados alguns casos em que o profissional de RH teve de aplicar conhecimentos e ferramentas de gestão na administração das pessoas de determinado grupo ou equipe.

Módulo 2: Os quatro elementos da gestão de equipes (semanas 4 e 5)
• Discussão de princípios levantados pelo artigo "Gestão de Equipes em Turismo & Hotelaria"
• Reflexões sobre as relações humanas no trabalho
• Liderança: tipos e competências de liderança
• Comunicação eficiente
• Coesão (Coesão às tarefas x Coesão social)
• Metas e objetivos
• Responsabilidades
• Habilidades
• Redes sociais e equipes colaborativas
• Estudos de caso: serão analisados alguns casos em que o profissional de RH teve de aplicar conhecimentos e ferramentas de gestão na administração das pessoas de determinado grupo ou equipe.

Avaliação final: Serão propostos dois casos para cada grupo - turismo ou hotelaria. Os trabalhos para avaliação final deverão ser feitos de forma individual, mas poderão contar com debate entre os colegas. Deverão ser redigidos textos, conforme as orientações da ocasião, sobre os temas observando questões que serão levantadas durante o curso.

Reserve já a sua vaga! Visite o hotsite do curso!

Treinamento EcoEmpresarial: Responsabilidades coletivas e individuais

Por: Aristides Faria

Estamos há mais de um mês conversando sobre comunhão com a natureza, o poder e as complexidades dos relacionamentos e socialização em ambientes naturais. Desta vez vamos tratar de um assunto um pouco mais complicado: responsabilidades.

Retomando o exemplo dos contratos, gostaria de fazer algumas reflexões sobre as responsabilidades que carregamos. Em alguns momentos espontaneamente, em outros somos imbuídos de abraça-las. Há, ainda, situações em que não sabemos, mas somos responsáveis por algo ou alguém. Semelhante acontece com a liderança.

Mais uma vez voto nos contratos e leis – escritas ou não – e ressalto a importância em jogarmos limpo e sermos claros em três pontos principais: deixarmos claro o que esperamos do(s) outro(s), apresentarmos nossas limitações e, por fim, informar nossas responsabilidades.

São aspectos maleáveis, que são negociados – verbalmente ou não – e que podem mudar com o tempo, assim como mudamos – para melhor ou não – a cada dia. Conviver com a gente parece simples, pois pensamos nunca mudar (tanto). Engano. Mudamos a cada experiência.

Temos comentado sobre a socialização em ambientes naturais enquanto meio para exercitarmos e expressarmos nossa essência. Parece ser um caminho bastante enriquecedor conhecer novas pessoas e/ou conviver com velhos conhecidos em um ambiente diferente do usual, em que somos desafiados a cada instante. Logo, mudamos muito após caminharmos por uma trilha, por exemplo.

Como dito, mudamos a cada experiência, muitos preservam sua essência... outros não. Enfim, participar de uma atividade ao ar livre, em ambiente natural, nos proporciona experiências únicas e vivências múltiplas. Assim, mudamos a cada trilha, a cada sessão de surf ou remada por um sinuoso rio de planície costeira.

Estar fora de nossa zona de conforto nos ajuda a amadurecer idéias e aproximarmo-nos das pessoas. Passamos a perceber nossas responsabilidades e a discernir quais delas são individuais e dependem “só” da gente ou do outro e quais são coletivas, ou seja, dependem da harmonia entre todos nós. Mais um ponto a favor dos contratos e da transparência, da conversa, da mediação.

A existência de um contrato pode parecer falta de confiança, mas na verdade é o oposto. É a comunhão, o compromisso que estabelecemos com o outro e com nós mesmos. Sejam eles escritos ou não, formais ou não, penso que um contrato ou uma lei estabelecem e colocam na mesa o que é esperado de nós e o que esperamos do outro. Esta comunhão é a exacerbação de nossos vínculos, de uma responsabilidade mútua sobre a qual vamos tratar em outros artigos no Outro Lado da Notícia.

Está no litoral de São Paulo? Quer participar de uma atividade ao ar livre em comunhão com as pessoas e a natureza? Confira aqui uma ótima opção!

PUBLICAÇÃO SIMULTÂNEA NO BLOG [RH em Hospitalidade] E NO WEBSITE OUTRO LADO DA NOTÍCIA.

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar