sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cinco toques com... Daniela Flores

O blog [RH em Hospitalidade] apresenta quinzenalmente um espaço de entrevistas chamado “Cinco toques com...”. O pessoal que acompanha nossas publicações deve estar estranhando esta edição, pois está na sequência da entrevista da Carolina Ennes. Moçada, eu explico! Esta é uma edição especial, que traz uma interessante entrevista com a Professora Msc. Daniela Flores. É a primeira vez que temos a oportunidade de entrevistar uma Docente tão experiente aqui em nossa comunidade então não quis perder tempo. Compartilho logo com todos aqui do blog da ABBTUR São Paulo também!


O projeto "Cinco toques com..." trata-se de um espaço de entrevistas rápidas com pessoas do trade turístico e com profissionais de RH acerca de seu momento na carreira, as perspectivas do mercado e projetos futuros. Com a palavra, o pessoal um com o pé no mercado, atualizado com o que acontece nos diversos segmentos da Hospitalidade Comercial.

Aristides Faria: Olá Daniela! É um enorme prazer poder compartilhar com o pessoal de nossa comunidade um pouquinho de sua experiência no segmento de hotelaria. Você que, além de minha amiga pessoal, é um espelho para minha vida profissional! Seja muito bem vinda. Comece contando um pouco de sua vida profissional, por favor.
I - Daniela Flores: Iniciei minha carreira trabalhando em Agência de Publicidade, Escritório de Arquitetura e em Hotéis, mas me encontrei na docência superior onde atuo desde 2000 como professora, supervisora de estágios, coordenadora de curso e pesquisadora. Nesta carreira consigo estar sempre atualizada e desenvolver atividades diferentes e atuar ainda em educação ambiental e responsabilidade social.

Aristides Faria: Acompanhei a defesa de sua defesa de dissertação de Mestrado em Administração na UNIMONTE – o que já é uma grande conquista (pelo menos aos mortais). Como foi a experiência de logo em seguida ingressar no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU USP?
II - Daniela Flores: Foi mais um desafio que encarei e venci com um trabalho sobre Santos e a Rua XV de novembro, tratando as mudanças de paisagem ao longo do tempo. Nos meus mestrados sempre fiz um link às questões ambientais. Sendo o da Administração o gerenciamento de resíduos sólidos em Hotéis.

Aristides Faria: Atualmente você leciona em quais cursos? Todos em São Paulo? Não estou diretamente inserido no mercado paulistano, então lhe pergunto – por sermos um blog ligado à área de RH – como você sente que está a inserção dos bacharéis em Turismo e Hotelaria no mercado? Os empregadores vêm tendo uma aceitação legal da moçada mais jovem?
III - Daniela Flores: Hoje ministro aulas no SENAC nos cursos de Hotelaria e Gastronomia e na Universidade São Marcos em Arquitetura. Todos em São Paulo. O mercado do Turismo em que a Hotelaria está inserida é um mercado em ascensão no mundo, onde a única barreira é o idioma. Então quem não tem medo de novos desafios, gosta de aprender sobre novas culturas e não tem problemas com disponibilidade e flexibilidade, sendo jovem ou com mais idade é muito bem aceito neste mercado.

Aristides Faria
: Enquanto educadora, qual prospecção você faz do segmento de educação à distância (EaD)? A internet 2.0, que possibilitou vivenciarmos a produção do conteúdo, é um meio para aumentar o nível cultural dos profissionais de nível operacional? E dos de nível gerencial? Conte-nos como está investindo nesta área, por favor.
IV - Daniela Flores: Eu acredito que EaD seja a solução de problemas de capacitação, treinamento e atualização para os profissionais da área, seja no nível operacional ou no gerencial. Eu como educadora utilizo plataformas de EaD nos cursos que ministro, com conteúdos e chats. É uma área promissora.

Aristides Faria
: Costumamos encerrar nossos cinco toques humildemente pedindo dicas. Então vamos lá! Quais dicas você daria ao pessoal que está interessado em trabalhar em nosso segmento? Você entende que cursos técnicos são a “solução” para o descontentamento dos bacharéis (de diversas áreas) quanto às médias salariais?
V - Daniela Flores: Acredito que para se trabalhar em Turismo e Hotelaria o profissional tem que amar a profissão e sonhar em alcançar seus objetivos. Sempre utilizo os pilares do Disney que são: Sonhe, Acredite, Ouse e Faça. Então é isso que eu sugiro, que as pessoas saibam o que querem e que lutem com dignidade para conquistar seus sonhos e que para isso sejam disponíveis, flexíveis, gostem muito de aprender e de pessoas. Assim acho que mostraremos ao mercado a diferença de um profissional da área e um não profissional, assim aumentaremos as contratações de profissionais e haverá uma valorização natural da profissão.

Hôtelier News - Senac São Paulo promove curso de camareira em fevereiro

Hôtelier News - Senac São Paulo promove curso de camareira em fevereiro

Por: Chris Kokubo

De 2 a 13 de fevereiro o Senac São Paulo promove o curso Camareira(o) - técnicas de trabalho. O participante desenvolve competências necessárias para realizar de forma crítica e criativa a arrumação, limpeza e vistoria de apartamentos e áreas comuns dos meios de hospedagem.

O objetivo é formar profissionais que respeitem e zelem tanto pelos bens dos hóspedes quanto do empreendimento. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18h às 22h, na unidade Senac Francisco Matarazzo, zona oeste paulistana. O valor, que pode ser dividido em três vezes, é de R$ 312.

Hôtelier News - Comfort Moema (SP) passa a se chamar Comfort Ibirapuera (SP)

Hôtelier News - Comfort Moema (SP) passa a se chamar Comfort Ibirapuera (SP)

Por: Fernando Chirotto

O Comfort Moema, situado na capital paulista, anunciou sua mudança de nome para Comfort Ibirapuera, medida adotada pelo fato do empreendimento estar localizado ao lado do parque homônimo.

O hotel oferece 100 UHs - duas para pessoas com deficiência - equipadas com ar-condicionado, cofre eletrônico, conexão à internet banda larga, minibar, TV a cabo e rádio relógio, além de possuírem sacada. A estrutura da propriedade ainda contempla fitness center, business center, centro de convenções, estacionamento e o restaurante Bomjardim.

Hôtelier News - Utell amplia escritório de SP e contrata 35 novos colaboradores

Hôtelier News - Utell amplia escritório de SP e contrata 35 novos colaboradores

Por: Fernando Chirotto

"A Utell Hotels & Resorts duplicou a área de seu escritório na capital paulista, o que implicou na contratação de 35 novos colaboradores. O objetivo da ação é otimizar o atendimento telefônico aos clientes da empresa nas Américas.

'Para se manter competitivos, especialmente em tempos desafiadores de crise, os hoteleiros precisam apelar para diversos públicos diferentes, o que é possível distribuindo seus produtos por múltiplos canais', diz Alan Jeffers, vice-presidente sênior de Operações e COO dos serviços de representação da Pegasus. 'Nosso escritório de São Paulo proporciona um atendimento feito por colaboradores experientes, educados e instruídos para falar a língua que o cliente preferir, de domingo a domingo', afirma o executivo.

Além das reformas, o escritório também recebeu atualizações tecnológicas, como a implantação do sistema de telefone Avaya e uma rede ligada ao servidor Pegasus do Arizona.

A adequação do perfil do executivo

Por: Priscila D'Addio

Temos observado, através da mídia e das organizações, que o cenário nacional e internacional, ora de crise, ora de crescimento, representa um grande desafio para as empresas, principalmente no que diz respeito à gestão de talentos. São muitas as questões que se formulam e velozes são as mudanças nestas respostas:

. O que as organizações esperam de suas lideranças?
. Como preparar e gerir talentos de alta performance?
. Como envolver o capital humano na direção das estratégias e demandas do negócio?
. Como alinhar o perfil do executivo às demandas do negócio?

A grande maioria das empresas apresenta dificuldades para atrair e reter talentos, com competências específicas. A análise de competências e perfis específicos dos funcionários é a ferramenta necessária para as empresas alcançarem resultados no curto prazo.

A 'Rota de Desenvolvimento' é um conceito que vem sendo cada vez mais utilizado. É uma prática na qual a empresa identifica as carreiras existentes nos seus diferentes níveis ou estágios de maturidade, baseados em competências e desempenho dos seus colaboradores. A ampla análise de perfil e competências do profissional, alinhada à 'Rota de Desenvolvimento', torna as empresas capazes de identificar a existência de gaps e, dessa maneira, os colaboradores são estimulados a se autodesenvolver, uma vez que os programas de capacitação oferecidos pelas empresas podem não atender de modo pleno as demandas de desenvolvimento.

Assim, para que o executivo ou o talento alcance a alta performance desejável e a adequação à estratégia de negócios, aos valores e à cultura das empresas é preciso aliar o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes frente às demandas atuais e futuras do negócio.

O mercado pede perfis mais abrangentes, que tenham visão estratégica e habilidades multifuncionais. A capacidade de aprender e a constante lapidação das competências são estratégias fundamentais para o êxito dos executivos. Além da busca por MBAs, cursos de pós-graduação e de extensão, os profissionais devem ficar atentos a tudo que se relaciona ao negócio com o qual eles estão engajados (artigos, livros, palestras, seminários, congressos etc.). Com isso, sempre poderão sair na frente.

A constante reflexão de carreira deve ser uma prática, pois as exigências das organizações apontam cada vez mais para a necessidade de diferenciais competitivos no capital humano para atender as expectativas do mercado globalizado. Foco no negócio passou a ser imprescindível.

A autora é gerente de relacionamento e novos negócios da Career Center.

As máximas da liderança segundo Jack Welch

Jack Welch é o CEO mais admirado do mundo e o líder de negócios mais influente de nossa era. Ele será um dos grandes nomes da ExpoManagement 2009 da HSM, quando ele compartilhará por videoconferência, um pouco do que aprendeu e ensinou nos 20 anos à frente da General Electric, empresa na qual desenvolveu líderes em todos os níveis.

Confira aqui as oito máximas de Welch para quem deseja desenvolver sua habilidade de liderança:

1. Líderes valorizam a sua equipe incessantemente, usando cada encontro como uma oportunidade de avaliar e orientar as pessoas e construir autoconfiança.

2. Líderes certificam-se de que as pessoas não apenas conheçam a visão, mas vivam e respirem a visão.

3. Líderes penetram na pele das pessoas, emanando energia positiva e otimismo.

4. Líderes estabelecem confiança com franqueza, transparência e crédito.

5. Líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e emocionais.

6. Líderes sondam e pressionam com uma curiosidade que beira o ceticismo, certificando-se de que suas perguntas sejam respondidas com ações.

7. Líderes inspiram, por meio do seu exemplo, a assunção de riscos e o aprendizado.

8. Líderes comemoram.

Sobre a General Electric

US$ 176 bilhões de receita em 2007. 10% de crescimento entre 1997 e 2007. 2.500 funcionários dedicados exclusivamente à inovação científica e aos novos produtos. Escolhida como um dos dois melhores conglomerados para investir em 2008, segundo a publicação Smart Money.

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