terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Treinamento EcoEmpresarial: apresentação

Por: Aristides Faria

Este é nosso primeiro contato por meio da coluna Treinamento EcoEmpresarial, que será publicada semanalmente aqui no blog da ABBTUR São Paulo e no website O Outro Lado da Notícia. Ao início de todas semanas deste ano teremos novos textos sobre boas práticas de treinamentos corporativos realizados em ambientes naturais, além de assuntos paralelos.

É interessante responder a uma pergunta que logo surgirá. Por quê a ABBTUR São Paulo hospedará artigos sobre Recursos Humanos? Respondo. Nossa área de trabalho é fundamentada na gestão de pessoas. A qualidade de nossos serviços, a eficiência de nossos processos internos e a eficácia de nossos esforços dependem da formação educacional e cultural de nossos recursos humanos.

Além disso, em Turismo & Hotelaria são pessoas servindo pessoas. A estrutura suntuosa de nossos hotéis são apenas o palco. O aconchego rústico de nossos hotéis-fazenda são apenas o pano de fundo. A tecnologia presente em nossas aeronaves são apenas o suporte. Voltando um pouco em nossa argumentação, gostaria de comentar a questão da formação educacional e cultural. O primeiro trata da formação acadêmica, não necessariamente em Turismo ou curso a fim, tampouco de nível de escolaridade. Mas, trata-se da formação fundamental, do convívio social no ambiente escolar e/ou universitário (síntese do empresarial) e do contato com valores como respeito à hierarquia, por exemplo. O segundo refere-se à formação complementar. Leitura, prática desportiva, aprendizagem de idiomas, viagens em busca de novas informações e contatos culturais, isso sem falar das viagens introspecitvas à procura de auto-conhecimento.

Retomando a questão do nível de formação acadêmica, prefiro esclarecer que o melhor deles NÃO é o mais elevado, mas sim o mais adequado ao cargo que o profissional ocupa. Obviamente os estudos têm de ser contínuos ao longo da carreira (isso se você deseja algum tipo de ascensão), mas a corrida desenfreada por mais e mais cursos não parece fazer sentido no mercado de trabalho. O pior de tudo é que acaba provocando uma grande decepção com a área de Turismo e é bem comum ouvirmos comentários deste tipo.

Infelizmente somos carentes de orientação neste campo e temos poucas iniciativas de avaliação profissional em um aspecto formal. A mais interessante e de maior credibilidade é a do Instituto de Hospitalidade, que acredita profissionais com base nas Normas Brasileiras de Regulamentação (NBR) da série 15.000, editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR) tem importante papel neste segmento, pois representa os egressos, estudantes e profissionais de Turismo em todos os setores produtivos. Desde o governo, passando pelo comércio e os serviços, chegando ao terceiro setor.

Nossa coluna tem, então, este propósito: sensibilizar os leitores quanto a boas práticas de gestão de pessoas, socialização e de administração de carreira. Vamos usar situações vivenciadas nos treinamentos ao ar livre para exemplificar e ajudar na compreensão das discussões.

Neste primeiro momento apresentamos todo nosso “conteúdo programático”. Segue a relação de temas que iremos abordar a cada publicação, que acontecerá às segundas-feiras.

Para saber mais sobre o assunto ou experimentar um treinamento vivencial ao ar livre confira aqui uma ótima opção no litoral de São Paulo.

Conteúdo programático:

Grupo operativo (equipe vs. grupo): Tarefas implícitas e explícitas; Críticas destrutivas e pessoais; Censura e centralização; Perfeccionismo e vaidade.

Tarefas: Coesão ao grupo e às tarefas; Contratos formais e não-formais; Leis escritas e não-escritas; Responsabilidades coletivas e individuais.

Dinâmica visível: Aprendizagem organizacional; Saber ouvir e saber falar; Respeitar o outro e sua opinião: sugerir, cooperar e ajudar; Perceber, respeitar e promover a diversidade.

Dinâmica invisível: Resistências pessoais; Mitos e verdades dolorosas; Egoísmo e medo; Limitações: conjunturais ou estruturais?

Comunicação: Verbal; Não-verbal; Virtual; Formal e não-formal.
Vínculos & Hospitalidade: Geração de vínculos; Fortalecimento da identidade; Cultura; Comum-unidade.

Papéis: Ética da responsabilidade vs. Ética da convicção; Carreira vs. ocupação; Vocação; Forças do mercado.

Porta-voz: Percepção aguçada; Criatividade e inquietação; Inconformismo; Imaturidade ou liderança.

Líder da tarefa: passo seguinte de um porta-voz de sucesso: Líder nato; Teoria dos 9 baldes; Líder-formal; Liderança paralela: destrutiva (?).

Bode expiatório: Foco negativo em um membro ou sub-grupo; Diversidade; Preconceitos;

Mente aberta: oportunidade de aprendizagem.

Sabotador: Oportunismo; Ratos e abutres; “Ai, se eu fosse você...”; “Eu avisei...”.

Impostor: Discurso; Prática; Pressão; Quando as máscaras caem.

Governo de São Paulo tem mais de 8.000 vagas de estágio - 05/01/2009

A Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), órgão vinculado à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, recebe até 4 de fevereiro inscrições para 8.175 vagas de estágio. Há postos em várias cidades do Estado: clique aqui e veja as áreas de formação e os municípios com vagas.

As bolsas variam de acordo com a carga horária e vão de R$ 340 a R$ 630 para nível técnico, de R$ 300 a R$ 570 para nível médio e de R$ 420 a R$ 750 para nível superior. São 1.084 vagas para estudantes do ensino profissionalizante, 1.222 para alunos do ensino médio e 5.869 para universitários.

Para participar, é exigido do candidato como requisito básico estar matriculado em 2009 em instituição de ensino público ou privado. As inscrições devem ser feitas através do site da Fundap, no link 'Programa de Estágios', até as 18h do dia 4. A taxa é de R$ 15.

Leia a matéria completa no portal UOL Empregos: Governo de São Paulo tem mais de 8.000 vagas de estágio - 05/01/2009 - UOL Empregos

Confira aqui as vagas!

Confira aqui o Edital completo!

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