sexta-feira, 8 de maio de 2009

Quando o inimigo está dentro de casa

Por: Cristiane Correa, Portal Exame

Conversei hoje cedo com um alto executivo que mudou de emprego recentemente. Ele deixou para trás uma empresa em que a competição interna era altamente estimulada pela administração e agora trabalha em uma companhia que valoriza o trabalho em grupo. Para ele, acostumado a tocar seus principais projetos quase em segredo para não ser sabotado por alguns "colegas", a mudança está sendo dramática. "Gosto de competição, mas o ambiente em que eu vivia era nocivo. Era tanta disputa interna que todo mundo acabava perdendo, inclusive a própria empresa. De repente, nossos inimigos estavam dentro de casa e não lá fora, no mercado", ele me disse.

Saí do escritório dele pensando nisso. Será que estimular a competição interna é a melhor forma de gerir uma empresa? É evidente que algumas conseguem ótimos resultados com esse estilo (a AmBev é um dos melhores exemplos). Ao tirar as pessoas de sua natural zona de conforto e incitar um certo embate entre elas, muitas companhias conseguem gerar a tensão necessária para colocá-las em movimento. Por outro lado, tentar eliminar totalmente a competição interna é não apenas uma perda de tempo (é da natureza humana entrar em disputas) como também inócuo. Certa vez um especialista me disse que um dos maiores perigos que uma empresa pode enfrentar é viver a "síndrome da equipe apaixonada" -- o pessoal se dá tão bem, tão bem que ninguém questiona, ninguém critica, ninguém cutuca. É quase como um antigo bando de hippies transposto para o mundo corporativo -- e nesse clima paz e amor é mais comum que prospere a letargia que o progresso.

Encorajar a competição interna é mesmo inevitável? Qual o limite disso? Na empresa onde você trabalha as pessoas se "matam" ou conseguem trabalhar em conjunto para atingir objetivos maiores?

WORKSHOP GEOPARQUE Estratégia de Geoconservaçãoe Projetos Educacionais

O conceito de Geoparque é ainda novo no Brasil e pouco conhecido, apesar do grande potencial de sítios geológicos e paleontológicos. Com a criação da Rede Global de Geoparquespela Unesco em 2004, o interesse na criação e implementação de geoparques tem crescido muito e há ainda muitas dúvidas sobre este processo.

Um aspecto pouco abordado são os projetos educacionais, que devem ser priorizados entre as atividades previstas num geoparque. No sentido de enriquecer as discussões sobre o tema, é proposta a realização do presente workshop.

Este workshop pretende estabelecer um novo paradigma educacional e de pesquisa na universidade brasileira, além da multidisciplinaridade do tema e a valorização do papel das Ciências da Terra para a sociedade.

A participação é aberta aos profissionais das Geociências, e também aos arquitetos, turismólogos, historiadores, biólogos, ecólogos, geógrafos e demais profissionais e estudantes interessados no assunto.

Confira aqui o programa do evento (PDF)!

Hôtelier News - ABIH-SC divulga detalhes sobre o Ecatur 2009

Acontece entre 25 e 27 de junho o Ecatur 2009. Encontro Catarinense de Turismo, a ser realizado no Costão do Santinho, em Santa Catarina. O eixo central das discussões será o tema Demandas para um Turismo de Qualidade, o qual vai abordar os problemas que atrapalham o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina.

A palestra de abertura acontece no dia 26 e será ministrada por Caio Luiz de Carvalho, ex-ministro de Esporte e Turismo e atual presidente da SPTuris, que vai falar sobre o tema proposto. No dia 27 ocorre o Encontro do Trade, no qual representantes do setor também vão realizar um debate sobre o assunto com representes da Santa Catarina Turismo - Santur.

Notícia completa: Hôtelier News - ABIH-SC divulga detalhes sobre o <i>Ecatur 2009</i>

Hôtelier News - WTC (SP) registra aumento de congressos da área médica

O WTC Convention Center de São Paulo, localizado na capital paulista, registrou um aumento no número de congressos da área médica.

'Em 2008 foram realizados cinco eventos do tipo e, pra este ano, temos 11 agendados, além de mais três confirmados para o ano que vem', conta Claudia Cardillo, responsável pelos eventos da área médica e de saúde do empreendimento.

Entre os destaques deste ano estão o Rhinology 2010? um dos principais congressos das áreas de otorrino e rinologia - o VII International Conference of the Global Network, WHO Collaborating Centres for Nursing and Midwifery Development, da Organização Panamericana de Saúde (OMS) e II Congresso Brasileiro de Cirurgia e Tecnicas Minimamente Invasisvas da Coluna Vertebral (Cominco).

Matéria completa: Hôtelier News - WTC (SP) registra aumento de congressos da área médica

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar