sábado, 20 de setembro de 2008

Aumento da oferta de empregos no Turismo

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - (Ipea) está divulgando resultados da pesquisa sobre dados estatísticos de turismo no Brasil.

De acordo com a pesquisa, entre 2002 e 2006, o setor turístico teve um aumento de 14,7% no emprego formal e 10,9% no emprego informal. O aquecimento da economia e o aumento do valor médio gasto por turistas estrangeiros no país estão sendo apontados como os principais fatores para o crescimento dos empregos formais.

A pesquisa também mostra que a região Norte registra o maior aumento no número de trabalhadores com carteira assinada, totalizando 28,3%, contra os 10,7% apresentados pela região Sudeste. Segundo o estudo, os segmentos que demonstraram maior crescimento no país foram de transporte (49,4%), agências de viagem (39%) e alimentação (36,7%).

Fonte: Mercado e Eventos 05/09/2008

Sebrae SP: Colhendo Frutos com o Turismo

A ABBTUR São Paulo convida seus parceiros a conhecerem o PROJETO SEBRAE SP - “COLHENDO FRUTOS COM TURISMO”

Colhendo, entende-se que vamos trabalhar em cima de uma base que já está pronta que são os recursos naturais (frutas) e as vocações regionais.

PÚBLICO ALVO:
• Proprietários de empreendimentos rurais com recursos turísticos naturais e/ou culturais; de empreendimentos urbanos com recursos turísticos naturais e/ou culturais; de empreendimentos produtos turísticos atrativos em operação; dos meios de hospedagem; dos meios de Alimentação fora do Lar; de empreendimentos de agenciamento turístico e; de Comércio Diferenciado de interesse turístico. Grupos organizados de Artesãos e produção independente.

O PROJETO ESTÁ PROGRAMADO PARA O PERÍODO DE TRÊS ANOS.

Objetivo geral: Contribuir com o desenvolvimento sócio econômico da região de forma sustentável, inserir a região no mercado estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato, formatar e consolidar produtos e roteiros turísticos locais e regionais, melhorar a qualidade de vida do território, promover a cultura empreendedora e contribuir para a integração dos municípios.

Resultados Intermediários:
• Formatar novos produtos turísticos atrativos.
• Agrupar os atrativos turísticos em funcionamento para a formatação de roteiros turísticos.
• Estruturar o serviço de turismo receptivo nas agências existentes e estimular o surgimento de novas agências receptivas.
• Aumentar o número de refeições vendidas nos empreendimentos de alimentação fora do Lar.
• Aumentar o número de peças de artesanato comercializadas nos pontos de venda.
• Aumentar a taxa de ocupação nos empreendimentos de hospedagem.
• Estruturar os padrões de qualidade de acordo com a carta de princípios do Circuito das Frutas, nos atrativos que operam com o turismo.
• Aumentar o número de pacotes turísticos vendidos por agências receptivas.
• Incrementar o número de produtos vendidos a turistas no comércio varejista diferenciado.

Focos Estratégicos:
• Desenvolvimento de Produtos Turísticos Atrativos, Culturais e Artesanais.
• Sensibilização e Envolvimento da Comunidade.
• Capacitação de Empresários e Operacionais.
• Estrutura de Recepção a Turistas.
• Gestão e Qualidade da Atividade Turística, Cultural e Artesanal.
• Estrutura de Promoção e Comercialização.

Desenvolvimento de Produtos
• Adequação de propriedades rurais e urbanas para recepção de turistas.
• Formatação de Roteiro Turístico do Circuito das Frutas.
• Formatação de Roteiros Turísticos Temáticos (Frutas, Vinho, Fazendas Históricas, dentre outros).
• Formatação de Festival Gastronômico do Circuito das Frutas.
• Estruturar Padrões de Qualidade nos Atrativos Turísticos Rurais que já recebem turistas do Circuito das Frutas.

Sensibilização e Envolvimento da Comunidade: Ciclo de palestras sobre benefícios e oportunidades geradas pelo desenvolvimento do turismo e das manifestações culturais.

Capacitação de Empresários e Operacionais:
• Capacitação em gestão para proprietários e/ou administradores de empreendimentos de alimentação fora o lar e hospedagem.
• Capacitação em operação para os profissionais que atuam nos empreendimentos de alimentação fora do lar e hospedagem.
• Desenvolvimento e aprimoramento de produtos artesanais e gestão do negócio.
• Capacitação em gestão para os serviços de receptivo.
• Capacitação em gestão para o comércio diferenciado.

Estrutura de Recepção a Turistas:
• Implantação de Centros de Recepção a Turistas.
• Implantação de sinalização turística nas áreas urbanas e rurais do Circuito das Frutas.

Gestão e qualidade da atividade turística:
• Fomentar a criação de um grupo para a gestão e monitoramento da atividade turística no Circuito das Frutas.
• Fortalecimento da governança do Circuito das Frutas.

Promoção e Comercialização:
• Elaboração de Catálogo de Negócios em Turismo, Cultura e Artesanato, através da contratação de uma agência de propaganda e marketing.
• Elaboração de materiais de comercialização.
• Participação em feiras, rodadas de negócios e exposições do setor turístico.

SOLICITE A FICHA DE ADESÃO COM O GRUPO DE TRABALHO - MAIORES INFORMAÇÕES:

CAT – CENTRO DE APOIO AO TURISTA: Av. Presidente Vargas, 1871. Fone: (19) 3875-6144 ou pelo e-mail sed.turismo@indaiatuba.sp.gov.br.

CENTRO DE CONVENÇÕES DE INDAIATUBA: Rua das Primaveras, 210 – Jd Pompéia. Fone: (19) 3984-1867 ou pelo e-mail sed.convencoes@indaiatuba.sp.gov.br.

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIATUBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO -SED
Hozana Rodrigues
Diretor de Departamento - GP
Centro de Convenções - SED
0800-773 7736

UNESP Rosana: Semana acadêmica de turismo!

>>> ATENÇÃO PESQUISADORES <<<

Prazo prorrogado para a submissão de trabalhos à II Semana Acadêmica de Turismo da UNESP Rosana!

Prazo limite para inscrição dos resumos e dos resumos expandidos para a II Semana Acadêmica do curso de Turismo foi prorrogado para o dia 23/09/2008. Os valores para inscrição também ficam mantidos até esta data, sofrendo os reajustes previstos a partir do dia 24/09/2008.

"É com satisfação que nós do Curso de Turismo do Campus Experimental de Rosana, divulgamos a II Semana de Turismo "Turismo e mercado de trabalho na contemporaneidade" que será realizada entre os dias 14 e 16 de outubro de 2008. Peço o empenho de todos para divulgação.

PUBLICO ALVO: Estudantes de graduação e pós-graduação em turismo e áreas afins; professores; profissionais da área; responsáveis por órgãos públicos e privados de turismo, cultura, educação, planejamento, agricultura, entre outros; responsáveis por empresas turística; interessados em geral.

Para a abertura contaremos com a presença do Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godói Trigo (USP-EACH) que apresentará a conferência: "Panorama e perspectivas do turismo na sociedade contemporânea e a importância da atuação do profissional em turismo".

A programação completa pode ser verificada na página do evento"!

GRUPOS DE TRABALHO:
GT1: Turismo Rural;
GT2: Turismo em Áreas Naturais;
GT3: Turismo Cultural;
GT4: Políticas Públicas e Gestão do Turismo;
GT5: Turismo, Oferta e Demanda (englobando hotelaria, eventos, marketing e A e B);
GT6: Turismo, Esporte e Lazer.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (Resumo/Pôster; Resumo expandido/oral):
www.rosana.unesp.br/semana. Todos os trabalhos apresentados (oral e pôster) serão publicados em uma edição especial da Revista Dialogando no Turismo (ISSN: 1981-0970).

MAIS INFORMAÇÕES: E-mail semanadeturismo@rosana.unesp.br

Att,
Profa. Isabela de Fátima Fogaça
Curso de Turismo. UNESP- Campus de Rosana

UNESP Prudente: Seminário sobre Turismo Rural

Comunicado da UNESP:

Prezados,

Venho por meio deste informá-los e convidá-los a participar do SEMINÁRIO DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL DA UNESP, organizado pelos grupos de pesquisa: GEPTER e GEDRA/FCT, que será realizado de 06 a 08 de novembro no Campus de Presidente Prudente, onde contaremos com a participação de especialista da área do Turismo nacional e internacional.

Atenciosamente Rosângela C. Cortez Thomaz e Claudia Correa de Almeida Moraes

Informações no website do evento. Prazo para envio de artigos: até 10 OUTUBRO. Confira a programação!

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

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