quinta-feira, 8 de julho de 2010

Conheça Luiz Guimarães | Presidente do Santos e Região C&VB

Pioneiro na área de eventos, quando nos anos 1980 montou umas das primeiras empresas do segmento em Santos, Luiz Dias Guimarães, hoje presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, comemora um mês a frente a entidade, e projeta um cenário altamente positivo para a região nos próximos anos.

Jornalista pós-graduado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Guimarães já foi secretário de Turismo de Santos entre 1998 e 2000, encabeçando projetos como o Disque-Tour, a linha Conheça Santos, e a criação do Bonde Turístico. Além disso, chefiou o gabinete do prefeito João Paulo Papa e hoje dá consultoria de comunicação e atua na revitalização da região do Valongo, no Centro Historico do município.

Abaixo o presidente do Bureau revela suas expectativas e metas para o mandato que se inicia.

- Quais as suas impressões neste primeiro mês a frente do Bureau ?
Estou convicto de que o Santos e Região CVB está muito bem estruturado e faz um trabalho bem consistente e eficaz.

- Como o sr. enxerga o atual cenário turístico na região, e quais as perspectivas para os próximos anos?
O cenário é altamente positivo. A hotelaria está se aprimorando e elevando a oferta de leitos, o setor gastronômico vive franca expansão e qualificação, a comunidade como um todo vem se conscientizando de que é necessário nos capacitarmos mais, os governos têm investido na qualificação de novos equipamentos e novas atrações e o fluxo de turistas de negócios e de cruzeiros marítimos cresce a olhos vistos.

- Quais ferramentas podem ser utilizadas para incrementar o turismo de eventos e negócios na região ?
Entendo que a principal ferramenta é o marketing. Temos que ser bem mais agressivos na captação de eventos e na divulgação para o turista de lazer. O turismo de negócios cresce na medida da expansão da atividade econômica na região (petróleo e porto, principalmente) e em função da disponibilidade de mais e melhores hotéis, o que já está acontecendo. No caso do turismo de lazer, além de sermos mais ousados na divulgação, precisamos dispor de tarifários e pacotes, pois de nada adianta ficarmos martelando apenas no institucional.

- Quais as principais metas e expectativas para o biênio de sua gestão ?
Atrair mais eventos, ousar mais na comunicação, apoiar ações de capacitação e fomentar a elaboração de tarifários e pacotes.

- O que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 poderá trazer de benefício para Santos e região ?
Vai depender de alguns fatores: se teremos de fato navios hospedeiros aqui e se sediaremos alguma delegação. Todos os esforços devem ser feitos nesse sentido. Independentemente disso, temos que estar com as casas em ordem e estarmos preparados para receber turistas estrangeiros, com domínio de outros idiomas e serviços com padrão internacional.

- Qual a projeção para um futuro próximo no que diz respeito à hotelaria na região?
No caso de Santos, polo da região, estamos esperando a oferta de mais 1500 leitos nos próximos três anos.

- Que aspectos, no seu entendimento, dão esse caráter de unidade que a região mantém e que a projeta como um destino único ?
O fator primordial é a consciência de que nos completamos. Cada cidade possui suas peculiaridades e seus pontos fortes, que devem ser valorizados.

- Para finalizar, como podemos explorar a proximidade (e as facilidades de acesso e informação) com a maior metrópole da América Latina para atrair cada vez mais um número maior de turistas, seja a lazer ou negócios.
O principal é a região estar se aprimorando sempre em termos de infraestrutura. Entendo também fundamental reforçarmos nosso calendário anual com a produção de festivais e atrações capazes de seduzir paulistanos e moradores do interior. No caso de eventos, com a expansão da hotelaria, temos que fazer o mercado nacional (e até internacional) entender que somos uma alternativa para São Paulo. Com os rodoaneis melhoramos os acessos. Falta concretizarmos uma opção aeroviária.

Royal Caribbean abre 1.000 vagas para quem quer trabalhar a bordo de navios de cruzeiros

Companhia marca seleção para julho na cidade de Florianópolis (SC), com salários de 550 a 2.000 dólares, para trabalhar em cruzeiros no Brasil e exterior.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, o Brasil é hoje o sexto mercado de cruzeiros do mundo. Com perspectiva de se tornar o quinto maior, este mercado brasileiro cresce em média 40% ao ano.

Os navios com rota na costa brasileira precisam, por lei, ter pelo menos 25% da tripulação de trabalhadores a bordo de origem nacional. A Abremar - Associação Brasileira das Empresas de Cruzeiros Marítimos espera crescimento de 30% no número de rotas em 2010, o que aumenta ainda em 15% a geração de vagas para trabalho a bordo. Na temporada passada, os cruzeiros marítimos foram responsáveis pela geração de mais de 39 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. Para a temporada 2010/2011, a expectativa é a de que o número chegue a 45 mil.

A Royal Caribbean, uma das maiores companhias marítimas do Mundo, já tem data marcada para seu processo de recrutamento e seleção com intuito de buscar profissionais interessados em trabalhar a bordo. São 1.000 vagas abertas trabalhar embarcados nos navios das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises, no Brasil e exterior.
Atualmente o armador tem 38 navios em serviço. "Comprovando o crescimento do mercado de cruzeiros no Brasil, o número de recrutamentos também aumentou. Ampliamos nossa área de seleção no país para atrair profissionais de outras regiões e ampliar as oportunidades" informa Douglas Santos, Recrutador Oficial da companhia.
A Royal Caribbean marcou para agosto um processo de recrutamento e seleção na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, com o intuito de identificar novos talentos interessados em iniciar uma carreira a bordo de navios. As vagas são para as áreas de entretenimento, hotelaria, gastronomia, espetáculos, entre outras. Alguns dos cargos disponíveis são auxiliar de serviços gerais, auxiliar de camareiro, assistente de cozinheiro, garçom, bar tender, atendente de restaurante, camareiro com experiência a bordo, recreador adulto, recreador ou educador infantil (nivel superior), técnico de espetáculo, diretor de cruzeiro, recepcionista de hotel com idiomas, caixa e dealer de cassino, auxiliar de departamento de recursos humanos e supervisor e gerente de recepção, areas administrativas e financeiras, mergulhadores com PADI, entre outras.

Para ocupar a vaga, os candidatos devem ter os seguintes pré-requisitos: maior de 21 anos, inglês fluente, conhecimento na área desejada, 2º grau completo, dinamismo e excelência em serviços. Os aprovados irão trabalhar embarcados nos navios das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Club Cruises, no Brasil e exterior. Os candidatos devem preencher os pré-requisitos para serem considerados.

Os interessados devem enviar currículo completo em inglês para: vagasrcclsul@gmail.com e participar das entrevistas que acontecerão entre os dias 02 e 06 de agosto de 2010, em Florianópolis. Visite o site para mais informações: www.carreiraabordo.com

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