terça-feira, 23 de junho de 2009

Embratur: campanha "Viaja Brasil" - Turismo doméstico 2009

Liderança se aprende vivendo

Por: Ana Paula Pinheiro - Portal RH.com.br

Chega um momento da vida profissional que nos deparamos com um impasse: como dar um passo adiante e evoluir em nossa carreira, assumindo uma posição de liderança? Na maioria das organizações - e aparentemente, nos processos seletivos para MBA's também - há uma crescente busca por profissionais que tenham exercido posições de liderança anteriormente.

Esse questionamento surgiu quando, durante um bate-papo de sábado à noite, uma das pessoas que compunha o grupo estava comentando a respeito de suas aplicações para cursos de MBA nos Estados Unidos, e ela questionava o que falar quando fosse perguntado a respeito de experiência com liderança. Apesar de uma trajetória acadêmica brilhante, a preocupação dela é que, aos 25 anos, recém saída de dupla formação em universidades paulistanas de primeira linha e mestrado em Administração, ela não teve oportunidade para ter uma posição efetiva de liderança em uma organização.

Tendo essa conversa em mente, gostaria de pensar um pouco sobre o que é Liderança. Existe uma vasta literatura que nos indica as várias definições para Liderança. Contudo, vamos partir do básico, do significado do próprio termo na Língua Portuguesa: "função, posição, caráter de líder". Ou, melhor dizendo, seria a habilidade que uma pessoa teria para conduzir um grupo de pessoas em direção a um objetivo, de acordo com a Wikipédia.
Se formos pensar nessa simples definição, vemos que a posição de liderança é muito mais uma característica pessoal que pode ser encontrada em diversos momentos da nossa vida do que uma qualificação profissional específica.
Pensemos: uma pessoa que, frente a problemas familiares, assume a condução de seus parentes na direção da resolução efetiva destes problemas, não poderia ser considerada um líder? Indo um pouco mais além: uma pessoa que, no meio de um grupo de amigos, é capaz de fazer com que eles cheguem a uma conclusão sobre onde jantar e depois sair para dançar no sábado à noite, não poderia ser considerada um líder?

Assim, se refletirmos a respeito unicamente na simples definição de liderança, vemos líderes aptos em várias ocasiões e em diversos locais. Liderança se mostra no dia-a-dia, de acordo com as situações apresentadas e das características de personalidade que diferenciam cada uma das pessoas.

Não entrarei aqui no mérito da questão dos conceitos e tipos de Liderança. A intenção é discutir o significado puro e simples desta característica tão valorizada hoje em dia. Acredito que Liderança é uma competência que pode ser desenvolvida nas pessoas, bastando proporcionar oportunidades que permitam que elas se coloquem em situações de comando, assim como um bom coach para orientá-la.

Quando a pessoa é colocada frente a situações onde agir como um líder, é importante para o desenvolvimento de suas capacidades e para o bom andamento do grupo. Outra característica poderá ser também desenvolvida: a auto-estima. Frequentemente, bons líderes demonstram possuir auto-estima elevada. E, esta característica provém de confiança em si mesmo e nos seus conhecimentos, e suas opiniões. É demonstrar-se seguro frente às circunstâncias e saber tomar decisões adequadas ao problema apresentado.

Concluindo, se alguém quer ser um bom líder, deve começar a praticar esta liderança com as pessoas que estão perto dele. Deve se expor e mostrar sua competência para tomar a frente das situações, sem medo de errar e de ter que começar de novo.

* A autora é Graduada em Psicologia e MBA em Gestão Empresarial, desenvolve projetos de recrutamento e seleção, expatriados, comunicação interna, desenvolvimento organizacional e Gestão de Pessoas. Possui 14 anos de experiência no Brasil e no Exterior, atuando na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais em rápido crescimento, como Souza Cruz, Embraer e TAP. É idealizadora e coordenadora da comunidade virtual & portal Universo RH, ferramenta voltada para discussão de assuntos relacionados à Gestão de Pessoas.

Treinamento EcoEmpresarial: Comum-unidade

Por: Aristides Faria

Há discussões bastante correntes no meio dos profissionais de recursos humanos. Normalmente, conversamos sobre tudo o que engloba recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, ética e trabalho em equipe, além de outros assuntos que compõem nossa carreira.

Gostaria de chamar atenção a um destes: a demissão do técnico de futebol Muricy Ramalho (foto), do São Paulo Futebol Clube, após eliminação na Copa Libertadores da América para o Cruzeiro Esporte Clube, de Minas Gerais.

O referido treinador sempre foi conhecido por sua seriedade e profissionalismo. Além de grande conquistador quando técnico, foi há algumas décadas jogador do tricolor paulista, seu time do coração, inclusive. Após uma sucessão de incidentes e desentendimentos internos, a Diretoria o afastou do cargo. Esta eliminação foi “apenas” o evento culminante.

Ao que tudo indica, a Diretoria já havia contratado (ou ao menos contatado) o treinador Ricardo Gomes. Vamos parar o levantamento dos fatos por aqui para contextualizarmos com o pano de fundo de nosso espaço. Bem, neste caso nota-se uma série de elementos da vida corporativa, que podem ser abordados em treinamentos ao ar livre. Alguns deles são:

Confiança: o Muricy estava no clube há mais de três anos. A torcida confiava em sua capacidade técnica e em seu histórico no clube. Os dirigentes acreditavam em seu trabalho, afinal lhe deram o desafio de conquistar um dos mais importantes títulos do hemisfério ocidental e o mais notório do hemisfério Sul;

Comunicação: a torcida, o ex-treinador, a Diretoria e os demais públicos de interesse – patrocinadores, a imprensa e os associados/investidores – parece não falar a mesma língua e muito menos compartilhar decisões ou opiniões no clube;

Ética e transparência: a Diretoria do clube parece ter contratado um jovem técnico sem grande expressividade e que não possui conquistas relevantes, tampouco um histórico de conquistas como seu antecessor. O intervalo entre a dispensa e a apresentação do novo nome foi de menos de 24h. Havia um contato prévio? Um pré-contrato?

Competências: o novo treinador é genro do presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O estádio do Morumbi deverá ser eleito para sediar a abertura e o encerramento da Copa de 2014. Deverá! E nada como empregar a “filha do dono” para aproximar-se dos gestores do evento no Brasil. Se a leitura for essa, competência social do novo treinador é, então, incomparável a qualquer outro profissional;
São reflexões preliminares que mostram quão complexo é o convívio corporativo. De nada adiantou ser ético, partilhar de identidade, paixão e história com o clube; pouco pesou as conquistas do passado recente; nada foi maior do que a ganância contra o Muricy.
..:: E os treinamentos ao ar livre? ::..

A vida na mata é deita de confiança – em nossos colegas e em nossos equipamentos –, comunicação – conosco, em silêncio, e com os demais a nosso redor –, transparência para ajudar desinteressadamente quem precisa de você (que é de quem você talvez precisará logo à diante) e competências complementares, afinal enquanto equipe, precisamos de somas, complementos e pessoas que preencham nossas lacunas.

Conheça nossa proposta de treinamentos vivenciais ao ar livre! [RH em Hospitalidade]

PUBLICAÇÃO SIMULTÂNEA NO BLOG DA ABBTUR SÃO PAULO E NO WEBSITE OUTRO LADO DA NOTÍCIA.

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