sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Concurso: caminhos do oeste paulista!

Coder, Ciesp e Sebrae lançam concurso para logomarca do circuito turístico!

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional – Coder – coordenado pelo Ciesp Bauru, dando continuidade às ações de implantação do Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo - PDTR – com o apoio do Sebrae, realiza nesta sexta-feira, dia 29, às 9h, na sede do Ciesp, um encontro para apresentar dados gerais do projeto "Caminhos do Centro Oeste Paulista" e do concurso para criação da logomarca do Circuito Turístico, em parceira com a equipe do Laboratório de Design Solidário da Unesp Bauru.

A previsão é de que o Circuito esteja totalmente implantado até julho de 2010 promovendo um aumento de 20% no número e permanência do turista nesta região. O PDTR, que tem foco no potencial turístico como fator de desenvolvimento econômico, será aplicado em dez municípios da região: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.

Mais informações: contato@vivendobauru.com.br

Entrevista com a ilustre Chieko Aoki

O burburinho demonstra certa agitação. "Quem está vindo?", pergunta um dos recepcionistas ao reparar a movimentação do lobby. O outro responde: "A senhora Aoki". O que perguntou arregala os olhos. "Vai lá pra fora esperá-la e, pelo amor de Deus, não coloca as mãos no bolso", pede o segundo.

Só com esta cena inicial já dá para concluir algumas coisas. Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, rede batizada com seu sobrenome traduzido do japonês para o inglês, é exigente. Não é à toa que ela chegou ao sucesso. Prestes a completar 60 anos, a executiva está à frente de um grupo de 24 hotéis espalhados por 17 destinos no Brasil e na Argentina, que somam cerca de 5 mil apartamentos e uma equipe de 2 mil pessoas.

Seu pulso firme tem um propósito: conseguir tirar o melhor de seus colaboradores. Ela afirma que às vezes é chata, mas sabe o limite. Impecável e vaidosa, a executiva pode ser vista de tênis e moleton comprando flores pelo Ceasa, bem cedinho de manhã. Confira a conversa que tivemos com a senhora Aoki, uma imigrante de alma japonesa e coração brasileiro.

Por Chris Kokubo

Confiram a entrevista na íntegra no Hotelier News!

O hóspede é sempre responsabilidade do hotel

Professor Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo

Essa é antiga, mas é boa. Saiu na revista Veja, em 3 de dezembro de 1997 (página 34). "Uma seguradora fechou o Club Mediterranée, em Angra dos Reis, para o tradicional boca-livre vip. Depois de viajar duas horas, à noite, numa estrada perigosa, o presidente da Varig, Fernando Pinto, acompanhado da mulher e dois filhos, foi barrado na entrada por um porteiro, que alegou ser o convite apenas para o casal. Cansado, ele foi procurar um hotel próximo. Só que o hotel estava com todos os apartamentos bloqueados para um seminário de uma outra seguradora. Mas, ao saber de quem se tratava, o funcionário da rival arranjou a melhor suíte para o presidente da Varig. Na segunda, Pinto trocou de seguradora."

Imagine que você é responsável pelos eventos de um resort. Casa cheia, festa de final de ano, com muitos vips e badalações. Evidentemente o pessoal da empresa que fretou o hotel possui responsabilidade para com seus convidados, mas... a responsabilidade final é do hotel. Por três motivos: o hóspede é convidado da empresa, mas ficará no seu hotel; em segundo lugar, quanto melhor for o evento, mais contentes os responsáveis ficarão e isso significa retorno, provável fidelização; finalmente, quem entende plenamente de hospitalidade é você e não necessariamente, seu cliente.

No caso acima, o responsável pelo setor de eventos deveria acompanhar diretamente a chegada de hóspedes fora do horário usual e, principalmente, saber os casos especiais. O presidente da maior companhia aérea do país (na época) não poderia ter esse tratamento burocrático e frio dado pelo porteiro que, por sinal, só cumpria ordens. Este é o erro. Não acompanhar, em alto nível de gestão, os casos mais delicados ou não informar aos funcionários que casos extremos devem ser consultados antes que se aplique medidas drásticas, como barrar a entrada e pronto.

A seguradora pode ter perdido um cliente importante, mas o hotel também teve seu quinhão de aborrecimento.

Quando coordenei a área de educação no Grande Hotel São Pedro, o hotel-escola do Senac São Paulo em Águas de São Pedro, a portaria era uma das áreas delicadas. O hotel recebia funcionários e hóspedes, como em qualquer hotel, mas recebia também alunos e professores. Era comum eventos especiais como casamentos, almoços ou comemorações acontecerem nas dependências do hotel, inclusive chegadas de hóspedes em helicóptero. A portaria é longe do prédio principal do hotel e os funcionários precisam de informações detalhadas sobre quem chega, parte ou visita o local. Em caso de dúvida, rádios comunicadores ou celulares são acionados e alguém responsável na hierarquia acima decide o que fazer. Informação, comunicação, acompanhamento pessoal e comprometido são fundamentais em hospitalidade. Dizem que a melhor maneira de resolver um problema é evitá-lo. Profunda verdade, no mundo corporativo, político ou pessoal. Algumas horas de prevenção e treinamento poupam dias de chatice e reparos de erros que poderiam ser evitados.

Para terminar a história. A Varig foi à falência e até hoje, mesmo "nova", é notícia na imprensa. Fernando Pinto deixou a empresa e foi administrar a TAP Air Portugal, em Lisboa. Tirou a empresa de sérias dificuldades financeiras e operacionais, lançou rotas lucrativas entre a Europa e o nordeste brasileiro e hoje, ao lado do Felipão, é um dos brasileiros mais queridos em Portugal. Quanto ao Club Med de Angra, continua lindo.

Fonte: Hotelier News! Notícia publicada quarta-feira, 16 de julho de 2008 - 13h11

Visite o blog do brilhante Professor Trigo. Clique aqui!

Eleita nova Diretoria da ABBTUR SÃO PAULO

Na manhã de hoje, foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo, seccional São Paulo - Bienio 2008/2010 (chapa única), composta por:

Presidente: Marcelo Vilela de Almeida
Vice-presidente: Mariana Aldrigui
1a Secretaria: Alida Rita Saona
2a Secretaria: Lucina Sagi
1a Tesoureira: Edna Sales de Barros
2a Tesoureira: Thalita Mantovani Sousa
Diretora Cultural: Luana Palma
Diretor de Logistica: Ari Fonseca Filho
Diretor de Comunicações: Aristides Faria

Integrada por representantes das principais instituições de ensino superior em Turismo do estado de São Paulo, o compromisso da nova diretoria, na fala de seu presidente, é o fortalecimento e a consolidação da entidade como órgão representativo dos interesses dos Bacharéis e Estudantes de Turismo, Hotelaria e áreas afins.

Entre as ações constantes do plano estratégico da nova gestão está a contratação da Secretária Executiva Mônica Schiaschio, com o desafio de profissionalizar a gestão da entidade.

A nova diretoria toma posse no próximo dia 27 de setembro de 2008, durante evento comemorativo do Dia do Bacharel em Turismo.

Confira a publicação no Panrotas On-line!

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

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Redefinindo o Luxo de Viajar