Coder, Ciesp e Sebrae lançam concurso para logomarca do circuito turístico!
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional – Coder – coordenado pelo Ciesp Bauru, dando continuidade às ações de implantação do Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo - PDTR – com o apoio do Sebrae, realiza nesta sexta-feira, dia 29, às 9h, na sede do Ciesp, um encontro para apresentar dados gerais do projeto "Caminhos do Centro Oeste Paulista" e do concurso para criação da logomarca do Circuito Turístico, em parceira com a equipe do Laboratório de Design Solidário da Unesp Bauru.
A previsão é de que o Circuito esteja totalmente implantado até julho de 2010 promovendo um aumento de 20% no número e permanência do turista nesta região. O PDTR, que tem foco no potencial turístico como fator de desenvolvimento econômico, será aplicado em dez municípios da região: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.
Mais informações: contato@vivendobauru.com.br
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Entrevista com a ilustre Chieko Aoki
O burburinho demonstra certa agitação. "Quem está vindo?", pergunta um dos recepcionistas ao reparar a movimentação do lobby. O outro responde: "A senhora Aoki". O que perguntou arregala os olhos. "Vai lá pra fora esperá-la e, pelo amor de Deus, não coloca as mãos no bolso", pede o segundo.
Só com esta cena inicial já dá para concluir algumas coisas. Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, rede batizada com seu sobrenome traduzido do japonês para o inglês, é exigente. Não é à toa que ela chegou ao sucesso. Prestes a completar 60 anos, a executiva está à frente de um grupo de 24 hotéis espalhados por 17 destinos no Brasil e na Argentina, que somam cerca de 5 mil apartamentos e uma equipe de 2 mil pessoas.
Seu pulso firme tem um propósito: conseguir tirar o melhor de seus colaboradores. Ela afirma que às vezes é chata, mas sabe o limite. Impecável e vaidosa, a executiva pode ser vista de tênis e moleton comprando flores pelo Ceasa, bem cedinho de manhã. Confira a conversa que tivemos com a senhora Aoki, uma imigrante de alma japonesa e coração brasileiro.
Por Chris Kokubo
Confiram a entrevista na íntegra no Hotelier News!
Só com esta cena inicial já dá para concluir algumas coisas. Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, rede batizada com seu sobrenome traduzido do japonês para o inglês, é exigente. Não é à toa que ela chegou ao sucesso. Prestes a completar 60 anos, a executiva está à frente de um grupo de 24 hotéis espalhados por 17 destinos no Brasil e na Argentina, que somam cerca de 5 mil apartamentos e uma equipe de 2 mil pessoas.
Seu pulso firme tem um propósito: conseguir tirar o melhor de seus colaboradores. Ela afirma que às vezes é chata, mas sabe o limite. Impecável e vaidosa, a executiva pode ser vista de tênis e moleton comprando flores pelo Ceasa, bem cedinho de manhã. Confira a conversa que tivemos com a senhora Aoki, uma imigrante de alma japonesa e coração brasileiro.
Por Chris Kokubo
Confiram a entrevista na íntegra no Hotelier News!
O hóspede é sempre responsabilidade do hotel
Professor Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo
Essa é antiga, mas é boa. Saiu na revista Veja, em 3 de dezembro de 1997 (página 34). "Uma seguradora fechou o Club Mediterranée, em Angra dos Reis, para o tradicional boca-livre vip. Depois de viajar duas horas, à noite, numa estrada perigosa, o presidente da Varig, Fernando Pinto, acompanhado da mulher e dois filhos, foi barrado na entrada por um porteiro, que alegou ser o convite apenas para o casal. Cansado, ele foi procurar um hotel próximo. Só que o hotel estava com todos os apartamentos bloqueados para um seminário de uma outra seguradora. Mas, ao saber de quem se tratava, o funcionário da rival arranjou a melhor suíte para o presidente da Varig. Na segunda, Pinto trocou de seguradora."
Imagine que você é responsável pelos eventos de um resort. Casa cheia, festa de final de ano, com muitos vips e badalações. Evidentemente o pessoal da empresa que fretou o hotel possui responsabilidade para com seus convidados, mas... a responsabilidade final é do hotel. Por três motivos: o hóspede é convidado da empresa, mas ficará no seu hotel; em segundo lugar, quanto melhor for o evento, mais contentes os responsáveis ficarão e isso significa retorno, provável fidelização; finalmente, quem entende plenamente de hospitalidade é você e não necessariamente, seu cliente.
No caso acima, o responsável pelo setor de eventos deveria acompanhar diretamente a chegada de hóspedes fora do horário usual e, principalmente, saber os casos especiais. O presidente da maior companhia aérea do país (na época) não poderia ter esse tratamento burocrático e frio dado pelo porteiro que, por sinal, só cumpria ordens. Este é o erro. Não acompanhar, em alto nível de gestão, os casos mais delicados ou não informar aos funcionários que casos extremos devem ser consultados antes que se aplique medidas drásticas, como barrar a entrada e pronto.
A seguradora pode ter perdido um cliente importante, mas o hotel também teve seu quinhão de aborrecimento.
Quando coordenei a área de educação no Grande Hotel São Pedro, o hotel-escola do Senac São Paulo em Águas de São Pedro, a portaria era uma das áreas delicadas. O hotel recebia funcionários e hóspedes, como em qualquer hotel, mas recebia também alunos e professores. Era comum eventos especiais como casamentos, almoços ou comemorações acontecerem nas dependências do hotel, inclusive chegadas de hóspedes em helicóptero. A portaria é longe do prédio principal do hotel e os funcionários precisam de informações detalhadas sobre quem chega, parte ou visita o local. Em caso de dúvida, rádios comunicadores ou celulares são acionados e alguém responsável na hierarquia acima decide o que fazer. Informação, comunicação, acompanhamento pessoal e comprometido são fundamentais em hospitalidade. Dizem que a melhor maneira de resolver um problema é evitá-lo. Profunda verdade, no mundo corporativo, político ou pessoal. Algumas horas de prevenção e treinamento poupam dias de chatice e reparos de erros que poderiam ser evitados.
Para terminar a história. A Varig foi à falência e até hoje, mesmo "nova", é notícia na imprensa. Fernando Pinto deixou a empresa e foi administrar a TAP Air Portugal, em Lisboa. Tirou a empresa de sérias dificuldades financeiras e operacionais, lançou rotas lucrativas entre a Europa e o nordeste brasileiro e hoje, ao lado do Felipão, é um dos brasileiros mais queridos em Portugal. Quanto ao Club Med de Angra, continua lindo.
Fonte: Hotelier News! Notícia publicada quarta-feira, 16 de julho de 2008 - 13h11
Visite o blog do brilhante Professor Trigo. Clique aqui!
Essa é antiga, mas é boa. Saiu na revista Veja, em 3 de dezembro de 1997 (página 34). "Uma seguradora fechou o Club Mediterranée, em Angra dos Reis, para o tradicional boca-livre vip. Depois de viajar duas horas, à noite, numa estrada perigosa, o presidente da Varig, Fernando Pinto, acompanhado da mulher e dois filhos, foi barrado na entrada por um porteiro, que alegou ser o convite apenas para o casal. Cansado, ele foi procurar um hotel próximo. Só que o hotel estava com todos os apartamentos bloqueados para um seminário de uma outra seguradora. Mas, ao saber de quem se tratava, o funcionário da rival arranjou a melhor suíte para o presidente da Varig. Na segunda, Pinto trocou de seguradora."
Imagine que você é responsável pelos eventos de um resort. Casa cheia, festa de final de ano, com muitos vips e badalações. Evidentemente o pessoal da empresa que fretou o hotel possui responsabilidade para com seus convidados, mas... a responsabilidade final é do hotel. Por três motivos: o hóspede é convidado da empresa, mas ficará no seu hotel; em segundo lugar, quanto melhor for o evento, mais contentes os responsáveis ficarão e isso significa retorno, provável fidelização; finalmente, quem entende plenamente de hospitalidade é você e não necessariamente, seu cliente.
No caso acima, o responsável pelo setor de eventos deveria acompanhar diretamente a chegada de hóspedes fora do horário usual e, principalmente, saber os casos especiais. O presidente da maior companhia aérea do país (na época) não poderia ter esse tratamento burocrático e frio dado pelo porteiro que, por sinal, só cumpria ordens. Este é o erro. Não acompanhar, em alto nível de gestão, os casos mais delicados ou não informar aos funcionários que casos extremos devem ser consultados antes que se aplique medidas drásticas, como barrar a entrada e pronto.
A seguradora pode ter perdido um cliente importante, mas o hotel também teve seu quinhão de aborrecimento.
Quando coordenei a área de educação no Grande Hotel São Pedro, o hotel-escola do Senac São Paulo em Águas de São Pedro, a portaria era uma das áreas delicadas. O hotel recebia funcionários e hóspedes, como em qualquer hotel, mas recebia também alunos e professores. Era comum eventos especiais como casamentos, almoços ou comemorações acontecerem nas dependências do hotel, inclusive chegadas de hóspedes em helicóptero. A portaria é longe do prédio principal do hotel e os funcionários precisam de informações detalhadas sobre quem chega, parte ou visita o local. Em caso de dúvida, rádios comunicadores ou celulares são acionados e alguém responsável na hierarquia acima decide o que fazer. Informação, comunicação, acompanhamento pessoal e comprometido são fundamentais em hospitalidade. Dizem que a melhor maneira de resolver um problema é evitá-lo. Profunda verdade, no mundo corporativo, político ou pessoal. Algumas horas de prevenção e treinamento poupam dias de chatice e reparos de erros que poderiam ser evitados.
Para terminar a história. A Varig foi à falência e até hoje, mesmo "nova", é notícia na imprensa. Fernando Pinto deixou a empresa e foi administrar a TAP Air Portugal, em Lisboa. Tirou a empresa de sérias dificuldades financeiras e operacionais, lançou rotas lucrativas entre a Europa e o nordeste brasileiro e hoje, ao lado do Felipão, é um dos brasileiros mais queridos em Portugal. Quanto ao Club Med de Angra, continua lindo.
Fonte: Hotelier News! Notícia publicada quarta-feira, 16 de julho de 2008 - 13h11
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Eleita nova Diretoria da ABBTUR SÃO PAULO
Na manhã de hoje, foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo, seccional São Paulo - Bienio 2008/2010 (chapa única), composta por:
Presidente: Marcelo Vilela de Almeida
Vice-presidente: Mariana Aldrigui
1a Secretaria: Alida Rita Saona
2a Secretaria: Lucina Sagi
1a Tesoureira: Edna Sales de Barros
2a Tesoureira: Thalita Mantovani Sousa
Diretora Cultural: Luana Palma
Diretor de Logistica: Ari Fonseca Filho
Diretor de Comunicações: Aristides Faria
Integrada por representantes das principais instituições de ensino superior em Turismo do estado de São Paulo, o compromisso da nova diretoria, na fala de seu presidente, é o fortalecimento e a consolidação da entidade como órgão representativo dos interesses dos Bacharéis e Estudantes de Turismo, Hotelaria e áreas afins.
Entre as ações constantes do plano estratégico da nova gestão está a contratação da Secretária Executiva Mônica Schiaschio, com o desafio de profissionalizar a gestão da entidade.
A nova diretoria toma posse no próximo dia 27 de setembro de 2008, durante evento comemorativo do Dia do Bacharel em Turismo.
Confira a publicação no Panrotas On-line!
Presidente: Marcelo Vilela de Almeida
Vice-presidente: Mariana Aldrigui
1a Secretaria: Alida Rita Saona
2a Secretaria: Lucina Sagi
1a Tesoureira: Edna Sales de Barros
2a Tesoureira: Thalita Mantovani Sousa
Diretora Cultural: Luana Palma
Diretor de Logistica: Ari Fonseca Filho
Diretor de Comunicações: Aristides Faria
Integrada por representantes das principais instituições de ensino superior em Turismo do estado de São Paulo, o compromisso da nova diretoria, na fala de seu presidente, é o fortalecimento e a consolidação da entidade como órgão representativo dos interesses dos Bacharéis e Estudantes de Turismo, Hotelaria e áreas afins.
Entre as ações constantes do plano estratégico da nova gestão está a contratação da Secretária Executiva Mônica Schiaschio, com o desafio de profissionalizar a gestão da entidade.
A nova diretoria toma posse no próximo dia 27 de setembro de 2008, durante evento comemorativo do Dia do Bacharel em Turismo.
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