sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Prof. Msc. João dos Santos Filho: Ensaio sobre o discurso fascista do turismo

Ditadura militar utilizou a Embratur para tentar ocultar a repressão, a tortura e o assassinato - Ensaio sobre o discurso fascista do turismo.

Por: Professor Msc. João dos Santos Filho

RESUMO

O estudo detalhado entre os dois períodos ditatoriais, 1930 e 1964, no que se refere ao uso do turismo pelo aparelho de Estado brasileiro; a primeira, a Ditadura Militar de 1930 com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP, no governo de Getúlio Vargas; a segunda, o Golpe Militar de 1964 e a criação da Empresa Brasileira de Turismo – EMBRATUR, em 1966, bem, como, a relação entre ambos os períodos históricos apresentam certa semelhança na forma de como os Estados ditatoriais conduziram o turismo. Pode parecer, num primeiro momento, algo artificial e sem propósito, mas o aprofundamento de nossas pesquisas vem sinalizando a existência de uma similitude entre esses períodos, e alerta, ainda, para a carência iconográfica da história brasileira que foi deixada e esquecida por interesses de classe.

Palavras-chave: Turismo e Ditadura Militar – uso político da Embratur – Vargas e o turismo – turismo e repressão.

Confira o artigo completo aqui!

Chegou a hora: Formula 1 São Paulo

Um exemplo de qualidade em serviço

Se tiver que indicar apenas um livro prático sobre gestão para qualidade eu menciono A hora da verdade, de Jan Carlzon. O cara é bom. Nasceu em Nykoping, na Suécia, em 1941. Fez um MBA na escola de Economia de Estocolmo e depois trabalhou na Vingresor (subsidiária da SAS), a maior operadora turística sueca, inclusive com grupos de idosos. Em 1974, foi nomeado diretor-executivo da empresa e em 1978 foi dirigir a Lingeflyg, uma companhia aérea regional também subsidiária da SAS. Finalmente, em 1981, assumiu a SAS, atuando como o mais novo presidente de uma companhia aérea. Seu livro tornou-se um exemplo de gestão aplicada aos colaboradores, fornecedores e clientes para se conseguir um ambiente de confiança e cooperação em uma empresa.

Confira o artigo completo do Professor Trigo: Hôtelier News - Notícias online da hotelaria, eventos, hotéis

MTur avalia o mercado de cruzeiros marítimos

O Ministério do Turismo, oficialmente, ainda não tem uma posição sobre a problemática levantada durante a Abav 2008 se há ou não um excesso de oferta de cabines de cruzeiros marítimos, o que seria prejudical à hotelaria nacional. Segundo Ricardo Maesche, coordenador de Serviços Turísticos do MTur, essa é uma demanda nova, que foi provocada por um aumento repentino da oferta de cabines pelas operadoras marítimas e que ainda não foi avaliado.

'Vamos observar o comportamento do mercado nessa temporada. Essa é uma demanda nova para o ministério', explicou. Segundo Maesche, esse crescimento está atrelado ao grande interesse dos brasileiros por este tipo de turismo. Se todos que manifestam desejo de embarcar num cruzeiro marítimo realmente concretizassem a compra por pacotes de turismo marítimo, a demanda nacional garantiria pelo menos quatro grandes temporadas, estima o MTur. Esse fator, aliado à crise mundial, despertou mais interesse das operadoras internacionais pelo mercado brasileiro, que também entra no verão justamente quando a Europa está na sua baixa temporada de cruzeiros, por ser inverno.

Confira o texto na íntegra: ..: PANROTAS ONLINE - Portal para profissionais do turismo :..

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar