sábado, 19 de março de 2011

Saiba mais sobre a AMTURVALES

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) foi fundada em 29 de março de 1995, sendo que, somente a partir de 1999 a iniciativa privada (hotéis, restaurantes, agências de viagens, entre outros) passou a fazer parte do quadro associativo da entidade, onde anteriormente era formado apenas por prefeituras municipais.

..:: A AMTURVALES tem como objetivos ::..
- Coordenar as ações de turismo no Vale do Taquari;
- Desenvolver projetos de integração regional, evocando a lei de responsabilidade fiscal que impede os municípios de trabalharem em outro município, inclusive, o turismo exige isso, devido aos roteiros integrados;
- Representar a região junto à Secretaria de Turismo do Estado, outras secretarias e ao trade turístico do Estado;
- Prospectar e acompanhar investidores para a área do turismo;
- Agrupar o trade do turismo regional e ser a porta voz de toda essa cadeia produtiva.

..:: Serviço ::..
Imitur Viagens e Turismo
Fone: (51) 3754.1112
E-mail: imitur@imitur.com.br
Website: www.imitur.com.br
Sede: Imigrante (RS)

Tartarugas lança programa de formação em Turismo de Aventura

Amantes da natureza, desportistas, profissionais, empreendedores, estudantes, guias e condutores podem se qualificar para o exercício de condução em turismo de aventura, no segundo programa que a empresa Tartarugas realizará no próximo mês em Florianópolis (SC). Até julho, serão três cursos e o primeiro será sobre Técnicas Verticais Básicas, que compreendem subidas, descidas e movimentação em desníveis verticais, como montanhas, paredes, blocos rochosos, cachoeiras, cânions e árvores.

O diretor da Tartarugas, Thiago Albino Sardá, observa que os conteúdos seguem as normas rígidas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas e as principais tendências do mercado de ecoturismo e aventura. O curso será realizado em Florianópolis, entre os dias 15 e 17 de abril. As inscrições já estão abertas no site da Tartarugas Turismo de Aventura.

..:: Outros cursos programados ::..

Entre os dias 13 e 15 de maio, também em Florianópolis, será ministrado o curso para Condutor de Turismo de Aventura e, entre 23 e 26 de junho, treinamento para a formação em Caminhada de Longo Curso.

A Hora do Planeta 2011 está chegando! Participem!

..:: O que é? ::..

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

..:: Quando? ::..

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

..:: Onde? ::..

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Profissional capacitado para a Copa

Até o mês de julho, 500 profissionais que atuam em bares e restaurantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) serão treinados para atenderem melhor os turistas, através do projeto "Profissional Bom de Copa" - parte do programa "Bem Receber Copa", do Ministério do Turismo. Em cinco anos, a meta é capacitar 360 mil profissionais de sete segmentos, sendo 80 mil do setor de bares e restaurantes.

O projeto tem como foco as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Em Pernambuco, serão treinadas mil pessoas este ano. As disciplinas variam de noções sobre a diversidade cultural do Brasil, passando por ética e cidadania e incluindo questões específicas do setor de alimentação, como o atendimento ao cliente. O público-alvo do Profissional Bom de Copa são garçons, atendentes, caixas e gerentes.

"É preciso que os empresários se engajem neste processo de formação profissional, pois uma mão de obra mais qualificada é excelente para todo o segmento. Os cursos são gratuitos", ressaltou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu.
Os cursos terão 120 horas de aulas presenciais e com o auxílio de ferramentas para ensino à distância, como DVDs e internet. A inscrição é feita pelos sindicatos regionais de bares e restaurantes, incluem o material didático. É exigido dos alunos interessados que saibam ler e escrever e efetuar as quatro principais operações aritméticas.
Os empresários Mário Azevedo e Betânia Perez, proprietários do restaurante Casa Grande, no bairro de Piedade, ficaram interessados em inscrever os 14 funcionários no programa. ´Temos o restaurante há apenas seis meses, mas percebemos a dificuldade de encontrar profissionais qualificados`, considerou Mário Azevedo.

A necessidade de qualificação contínua também preocupa quem tem negócios maiores. É o caso de Roberto Farias, do bar Entre Amigos, com duas unidades e 250 funcionários. ´O nosso segmento tem uma rotatividade grande de funcionários e por isso mesmo a qualificação precisa ser constante`, avalia.

Para Lígia Leite, coordenadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercialem Pernambuco, a Copa do Mundo é uma oportunidade para vários segmentos. "Estamos vivendo um momento-chave para impulsionar a qualidade de dos serviços prestados em várias áreas", completou, acrescentando a entidade lançará, em paralelo às ações do Mtur, o ´Senac na Copa`, para aumentar o treinamento de profissionais que deverão ser mais demandados com a realização de eventos internacionais no Brasil.

..:: Serviço ::..

..:: Informações: Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação: (81) 3224-2057

..:: Fonte: Portal www.cmconsultoria.com.br e Diário de Pernambuco, Recife (PE)

Brasil perde posições em ranking mundial do turismo

O Brasil perdeu posições em um ranking mundial de competitividade no setor do turismo, embora tenha obtido pontuação semelhante à de 2009. Em sua última edição, relativa a 2011, o relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial coloca a sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016 na posição 52 entre 139 países avaliados.

A pontuação, 4,36 em uma escala de um a sete, foi praticamente a mesma que em 2009 (4,35), quando foi elaborado o ranking anterior mais recente. Naquele ano, quando foram consideradas 133 nações, o país ficou em 45º lugar.

Em 2011, o Brasil foi ultrapassado por outros que registraram um incremento mais expressivo, como México e Porto Rico. "O Brasil ficou em sétimo lugar no ranking das Américas e 52º no ranking geral. O país é o que tem a melhor pontuação entre todos os países no que tange aos recursos naturais e 23º em recursos culturais, com muitos lugares considerados patrimônio da humanidade, uma grande proporção de área protegida e a fauna mais rica do mundo", afirma o relatório.

"Isto é reforçado por uma ênfase na sustentabilidade ambiental (posição 29 do ranking), uma área que vem melhorando ao longo dos últimos anos. A segurança também melhorou de forma impressionante desde a última avaliação", informa o relatório.

..:: Transporte ::..

Em 2009, o relatório havia manifestado preocupação com a qualidade da rede de transporte terrestre e aéreo brasileira, bem como o nível de insegurança.

Sobre o panorama atual, o relatório avalia que "o transporte rodoviário continua subdesenvolvido, com a qualidade das rodovias, portos e ferrovias requerendo melhoras". E ainda informa que "o país continua a sofrer com a baixa competitividade de preços, atribuída em parte a altas taxas aeroportuárias e sobre os bilhetes aéreos, e o nível fiscal em geral".

Ainda de acordo com o relatório, "além disso, o ambiente de negócios não é particularmente propício para o desenvolvimento do setor, com regras restritivas para os investimentos externos, os longos prazos para abrir uma empresa e requerimentos de certa maneira restritivos à abertura de negócios no setor de turismo".

..:: Superando a crise ::..

O relatório destaca a superação da crise econômica mundial pela indústria do turismo internacional. Depois de contrair em 2009, o setor voltou a se recuperar no ano passado, atingindo neste ano o seu nível pré-crise.

Combinando atividades diretas e indiretas, o relatório estima que o setor de viagens e turismo responda hoje por 9,2% do PIB (Produto Interno Bruto) global, mesma proporção dos investimentos mundiais e 4,8% das exportações do planeta.

Suíça, Alemanha e França foram considerados os países com melhor ambiente para desenvolvimento da atividade.

..:: Países com melhores condições para a atividade ::..
1. Suíça
2. Alemanha
3. França
4. Áustria
5. Suécia
6. Grã-Bretanha
7. Estados Unidos
8. Canadá
9. Espanha
10. Cingapura
..:: Fonte: Fórum Econômico Mundial

Bolsa de Café: Patrimônio Nacional

A história de um palácio construído para ser a capital mundial dos negócios do café. Esse é o tema da exposição “Bolsa de Café: Patrimônio Nacional”, que por meio de um minucioso trabalho de pesquisa desvenda os detalhes da edificação que se tornou o símbolo de um dos mais importantes ciclos econômicos do Brasil.

Curso: Formação de Profissionais de Eventos

O Instituto Center Norte, em parceria com o IBEV, oferece uma oportunidade única para alunos que estejam cursando ou que já tenham cursado o 2º semestre dos cursos de Turismo, Lazer, Hotelaria, Marketing, Comunicação, Publicidade, Propaganda, Relações Públicas ou Eventos.

Data: 02/04 a 11/06/2011 - das 14 às 18 horas. Aulas aos sábados.

Local: Espaço Cursos Lar Center - Av. Otto Baumgart, 500 3º piso

Inscrições: até 25/03/2011

..:: Para mais informações visite o website do Ibev!

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar