sexta-feira, 8 de maio de 2009

Quando o inimigo está dentro de casa

Por: Cristiane Correa, Portal Exame

Conversei hoje cedo com um alto executivo que mudou de emprego recentemente. Ele deixou para trás uma empresa em que a competição interna era altamente estimulada pela administração e agora trabalha em uma companhia que valoriza o trabalho em grupo. Para ele, acostumado a tocar seus principais projetos quase em segredo para não ser sabotado por alguns "colegas", a mudança está sendo dramática. "Gosto de competição, mas o ambiente em que eu vivia era nocivo. Era tanta disputa interna que todo mundo acabava perdendo, inclusive a própria empresa. De repente, nossos inimigos estavam dentro de casa e não lá fora, no mercado", ele me disse.

Saí do escritório dele pensando nisso. Será que estimular a competição interna é a melhor forma de gerir uma empresa? É evidente que algumas conseguem ótimos resultados com esse estilo (a AmBev é um dos melhores exemplos). Ao tirar as pessoas de sua natural zona de conforto e incitar um certo embate entre elas, muitas companhias conseguem gerar a tensão necessária para colocá-las em movimento. Por outro lado, tentar eliminar totalmente a competição interna é não apenas uma perda de tempo (é da natureza humana entrar em disputas) como também inócuo. Certa vez um especialista me disse que um dos maiores perigos que uma empresa pode enfrentar é viver a "síndrome da equipe apaixonada" -- o pessoal se dá tão bem, tão bem que ninguém questiona, ninguém critica, ninguém cutuca. É quase como um antigo bando de hippies transposto para o mundo corporativo -- e nesse clima paz e amor é mais comum que prospere a letargia que o progresso.

Encorajar a competição interna é mesmo inevitável? Qual o limite disso? Na empresa onde você trabalha as pessoas se "matam" ou conseguem trabalhar em conjunto para atingir objetivos maiores?

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