sábado, 16 de agosto de 2008

Sou turismólogo. E daí?

Por: Andrea Pinheiro Dias

Turismo é um fenômeno sócio-econômico, político e cultural. Promove o deslocamento de pessoas, motivadas pelo desejo de lazer, negócios, aventura, entre outros. Por isso, é um dos setores de maior movimentação econômica da atualidade.

Algumas instituições que oferecem graduação em Turismo nem sempre proporcionam a formação adequada para os futuros bacharéis. Estudantes, que quando terminam suas graduações, muitas vezes, não estão devidamente aptos a atuarem nesse mercado tão competitivo, fazendo com que outro profissional ocupe o cargo de turismólogo.

Além disso, alunos que ingressam nos cursos de Turismo muitas vezes não sabem exatamente a importância da profissão ou o que necessariamente faz um turismólogo. Não basta apenas cursar uma faculdade de Turismo, é necessário, também, adquirir uma formação cultural durante o período acadêmico, através de leituras, cursos e estágios.

É fundamental ficar atento às exigências do mercado, como postura, liderança, criatividade, etiqueta empresarial, comunicação, trabalho em equipe, entre outros.

De acordo com algumas pesquisas, ainda são poucos os cursos técnicos voltados para alguns segmentos do turismo, que proporcionariam ao profissional do setor uma visão mais clara do que é e qual é a importância da profissão no mercado atual. [Será?]

Apesar do esforço dos bacharéis que acreditam na profissão e vestem, literalmente, a camisa, ainda enfrentamos um grande problema, que é a não regulamentação da profissão. Essa luta já se estende há três décadas e surgiu pouco depois de instalados os primeiros cursos de Turismo no Brasil? a pioneira foi Faculdade Morumbi, atual Universidade Anhembi-Morumbi.

No início da década de oitenta era apenas uma luta política dos colegas de profissão. Muitas leis foram discutidas, mas nem sempre chegavam a ser votadas em plenários. Várias ações foram empreendidas para promover e valorizar os turismólogos.

Atualmente, é mais do que justo que aconteça a regulamentação para que nós, turismólogos, possamos fazer acontecer o turismo no Brasil de forma organizada e, acima de tudo, profissional, gerando empregos e renda, valorizando nosso patrimônio cultural, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais.

Andrea Pinheiro Dias é aluna do 5º período do curso de Turismo da Universidade de Vila Velha (ES)

Nenhum comentário:

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar