quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Agnaldo Chagas: Turismo no pré-sal do capital cultural

Talvez não haja uma outra atividade humana tão densa em oportunidades de aquisição de conhecimento, experiência e cultura geral quanto o turismo. Viajar é transpor a fronteira de si mesmo, pois traz a oportunidade de abalar e criticar nossos costumes mais provincianos, o continuísmo presente e que ninguém consegue perceber na vida cotidiana, os paradigmas e as doutrinas instaladas de fora para dentro e vice-versa.

Recentemente, lendo o relatório Classes C e D - Um novo mercado para o turismo brasileiro produzido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) para a Embratur, fiquei muito otimista com o impacto positivo que este imenso contingente é capaz de produzir.

Enquanto meio de ganho de capital cultural, o turismo não consegue competir com o que oferece, neste sentido, o núcleo familiar, social e a educação formal de uma vida inteira, mas, em compensação e até paradoxalmente, põe à prova toda a carga cultural adquirida e acumulada. Não que a renegue, a recicla. Não que venha a destruí-la, mas, certamente ampliá-la.

Artigo completo: Hôtelier News - ARTIGO: Turismo no pré-sal do capital cultural

Nenhum comentário:

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar