terça-feira, 2 de setembro de 2008

Desafios do empresariado latino-americano

Seminário discute os desafios para o empresariado na América Latina

Por Rodrigo Zavala, da Rede Gife

Quais são os desafios do movimento de responsabilidade social de empresas na América Latina? É possível articular um trabalho em conjunto entre os países? Como lidar com as especificidades de cada região ao criar indicadores de avaliação comum a todo o bloco?

As questões acima foram os eixos fundamentais do seminário “O Novo Empresariado Latino-Americano: Percepções e Práticas de Responsabilidade Social Empresarial”, realizado no último dia 28 de agosto, em São Paulo. Promovido pelo Governo do Chile, o evento analisou os benefícios, contrapartidas, custos e diferentes formas de cooperação e troca de experiências.

Para a diretora do Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp, Eliane Belfort, a percepção sobre importância de formas mais sustentáveis de produção é uma realidade. No entanto, o empresariado ainda está em um longo caminho de amadurecimento de suas práticas. “Percebemos que não basta dar assistência aos excluídos, mas acabar com a exclusão”, resumiu, citando uma conhecida frase do presidente da Fiesp, Paulo Skaff.

A constatação de Eliane se refere ao movimento brasileiro, mas poderia ser estendida a todos os países da América Latina. Embora eles possam estar em estágios diferenciados de apropriação do conceito, a diretora do Cores acredita que os desafios sejam similares para todo o bloco. “Cada um desses países deve conhecer suas especificidades, criatividade, mas o trabalho articulado é possível”.
____

Leia a matéria completa na página da Revista Digital de Meio Ambiente Envolverde e compartilhe aqui em nosso blog a sua opinião!

Quais os desafios do empresariado para sustentar os índices de produtividade e eficiência ambiental?

São muitos, penso! De cara, posso identificar a sensibilização do público consumidor para a importância de financiar/escolher produtos e serviços com base em suas tomadas de decisão! Agora, de quem é esta responsabilidade? De todos nós, lógico!

Vamos lá, participe!!
Um forte abraço!
Aristides Faria

Nenhum comentário:

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar