terça-feira, 16 de agosto de 2011

Só criatividade não garante emprego e lucro

Empresários, profissionais e professores farão encontro com o Secretário de Desenvolvimento da cidade de São Paulo, Marcos Cintra, para dialogar sobre desafios e oportunidades na economia criativa. Dia 16 de Agosto na sede da FECAP Pinheiros. Entrada franca

Empresas que têm seus negócios baseados na criatividade e talento de suas equipes de profissionais – os negócios criativos- constituem-se hoje na “menina dos olhos” de todas as grandes metrópoles do mundo moderno. São Paulo não é diferente e está no páreo pelo título de “cidade criativa” juntamente com Londres, Barcelona, São Francisco, Seul, Hamburgo entre outras.

Esta disputa não se dá só pelo charme e glamour das atividades criativas. Estudo da FUNDAP, recentemente publicado pela prefeitura, indica que a participação do emprego formal criativo é 3,47%, no Município de São Paulo, a mais alta taxa do Brasil.
A chamada Economia Criativa destaca-se não só pela capacidade de gerar empregos, mas também pela qualidade e remuneração desses empregos. De 2006 a 2009, a taxa média anual de crescimento do emprego formal no setor chegou a 9,1% no Município, enquanto no total da economia chegava a 5,8%.

Apesar destes números reluzentes, profissionais e empresários dos setores pesquisados como arquitetura e design, artes performáticas, artes plásticas e arte escrita, audiovisual, edição e impressão, ensino, informática, patrimônio, pesquisa e desenvolvimento e publicidade e propaganda lamentam a baixa remuneração e a baixa rentabilidade de suas atividades.

Segundo Manoel Müller, fundador e presidente por duas gestões da Associação Brasileira de Empresas de Design - ABEDESIGN - parte da solução dos desafios da economia criativa está na formação de gestores especializados em negócios criativos. “Existem no Brasil mais de 2.300 faculdades formando cineastas, artistas, designers, arquitetos e publicitários, mas não há nenhuma formação específica para gestores das empresas constituídas por estes profissionais.”, afirma Müller.

Para dialogar sobre o futuro da economia criativa, seus desafios e oportunidades, a FECAP - centro universitário dedicado às áreas de administração e economia- com o apoio da AMPRO - Associação de Marketing Promocional promovem no próximo dia 16 de Agosto um encontro entre empresários e profissionais do setor com o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo, Marcos Cintra, para um programa de palestras sobre o assunto.

..:: Para participar basta se inscrever pelo telefone 3272-2344 ou pelo site www.negocioscriativos.com.br. Entrada Franca.

..:: Mais informações ::..

Diálogos FECAP: Economia Criativa: Desafio e Oportunidades
Data: 16 de Agosto de 2011.
Horário: 19h30min às 21h00min.
Local: Sede FECAP Pinheiros.
Rua Artur de Azevedo, 1637

..:: Palestrantes ::..

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho. Prof. Marcos Cintra.
Prof. Dr. Luiz Gulherme Brom
Prof. Manoel Müller.

..:: Informações pelos sites: www.fecap.br; www.ampro.com.br e www.negocioscriativos.com.br.


..:: Curso de Gestão para Empresas Criativas ::..

Pensando no aperfeiçoamento profissional de gestores especializados nas áreas de marketing promocional e congêneres como design, web, digital e comunicação, a AMPRO- Associação de Marketing Promocional - que congrega cerca de 400 empresas associadas em todo o Brasil, firmou com a FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado –convênio para a realização do primeiro curso de gestão voltado para as empresas criativas.

O curso de Gestão de Negócios para Empresas Criativas é composto por dois módulos complementares: financeiro - operacional e marketing - negócios com 24 horas aula cada. As aulas serão ministradas aos sábados na sede da Fecap Pinheiros e visa atender a necessidade de empreendedores e profissionais da administração e atendimento de empresas criativas. Informações e inscrições devem ser feitas diretamente com a AMPRO pelo telefone 3815 9998 ou pelo site www.ampro.com.br.

Nenhum comentário:

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar