Por: Vanessa Dezem - Heineken compra unidade de cerveja da Femsa e quer expansão no Brasil
"A produtora holandesa de cerveja Heineken anunciou hoje a compra da unidade de cerveja da Fomento Económico Mexicano S.A.B. (Femsa) por meio de uma transação de ações e deverá aumentar a atuação da empresa na América Latina, principalmente no Brasil. A operação é avaliada em 3,8 bilhões de euros (US$ 5,5 bilhões). Incluindo dívidas e obrigações com pensões, o valor vai a 5,3 bilhões de euros (US$ 7,6 bilhões).
'A Heineken vai adquirir a Femsa Cerveza, constituindo 100% das operações mexicanas de cerveja da Femsa (incluindo seus negócios nos EUA e outras plataformas de exportação) e os restantes 83% dos negócios de cerveja no Brasil que a Heineken ainda não possui', informou hoje a empresa em nota.
Segundo o comunicado, a Heineken espera concluir a operação no segundo trimestre de 2010. A transação envolverá apenas ações, acordo exigido pela Femsa, segundo a holandesa.
Após a conclusão da transação, a Femsa será a segunda maior acionista no Heineken Group, com 12,5% da Heineken e 14,9% na Heineken Holding, que juntas representam 20% no grupo. A Femsa terá o direito de indicar dois representantes não executivos para o Conselho de Supervisão da Heineken e um deles será escolhido também para o Conselho de Diretores da Heineken Holding.
'Esse é uma decisão significativa para a Heineken. Ela transforma nosso futuro nas Américas e marca a próxima etapa na forte associação da Heineken com a Femsa. Por meio deste acordo, ficamos um ´player´ mais forte e mais competitivo na América Latina, um dos mercados de cerveja de crescimento mais rápido e mais lucrativo do mundo', afirmou o executivo-chefe da empresa Jean-Francois van Boxmeer.
Pelas projeções da empresa, o acordo deve gerar para a holandesa sinergias de custo anuais de 150 milhões de euros até 2013.
Vale notar que a FEMSA Cerveja Brasil tem em seu portfólio as marcas Sol, Bavaria, Kaiser e Xingu, por exemplo".
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