sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Conselheiros da entidade manifestam-se sobre a decisão do MEC

A ABBTUR São Paulo declara seu apoio à carta redigida pelos professores doutores Mário Carlos Beni, Luiz Gonzaga Gidói Trigo e Alexandre Panosso Netto sobre a mudança de área proposta para os cursos de bacharelado em Turismo. Estes dois últimos são Conselheiros da seccional paulita da entidade.

Saiba mais sobre o assunto por meio do conteúdo apresentado pelo referidos autores:
Ao diretor da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação;

Tendo em vista a inclusão equivocada da área de Turismo na área das ciências exatas e da terra, na última classificação dos cursos de graduação oferecida na consulta pública por meio do Projeto Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação, encampada pelo Ministério da Educação por meio de sua Secretaria de Educação Superior, temos as seguintes considerações a fazer.

..:: Histórico da área no mundo ::..

Segundo os principais estudiosos e expertos do turismo nacional e mundial, a atividade turística, da forma como conhecemos hoje, nasceu a partir de uma confluência de fatores sociais, econômicos e culturais, na virada do século XVII para o século XVIII.

Sabemos que homem sempre se locomoveu na face da terra, mas as condições para a massificação desse deslocamento, como maior rapidez e conforto, somente foram possíveis no século XVIII. A invenção da locomotiva a vapor, a %u201Credescoberta%u201D da natureza com o encantamento pelos Alpes e pelas montanhas, a necessidade de tratamentos de saúde em novos ares, a Revolução Industrial e o crescimento das cidades foram primordiais para fazer nascer e crescer uma nova classe de viajantes.

..:: Conteúdo completo aqui ::..

2 comentários:

Rafael Tonin disse...

Sinceramente a vontade é de rir da tal ignorância que o MEC esta classificando os cursos de bacharel em turismo. Ao mesmo tempo que desejo rir dessa palhaçada, por outro ponto a desejo é de chorar, pois pensamos “qual é a importância que o Brasil esta com o turismo”.

Quero deixar aqui minha indignação com essa classificação do MEC. Há algo que nós os bacharéis em turismo e/ou estudantes podemos fazer para esse GRANDE ERRO possa se ajustar?

Coloco-me a disposição no email (rafaeltonin@gmail.com).


Grato,
Rafael Tonin

Unknown disse...

Embora eu não seja graduada em Turismo, tenho estudado questões relativas ao tema e leciono em curso de graduação em Turismo. Gostaria de comunicar que também enviei ao MEC, minhas considerações à respeito e, de fato, não é possível classificarmos esta área a partir da proposta do MEC, pois antes de mais nada, o turismo é um fenômeno social.
Dra.Vera Guimarães- UFJF

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar