terça-feira, 9 de setembro de 2008

Turismo Sustentável em debate!

Fórum Interamericano de Turismo Sustentável
Parques Nacionais, turismo e oportunidades de negócios e trabalho.

Por: Luciana Sagi, Segunda Secretaria da ABBTUR São Paulo.

Aconteceu neste último final de semana (05 a 07 de setembro) o Vº Fórum Interamericano de Turismo Sustentável. O Fórum ocorre na Feira de Esportes de Aventura (Adventure Sports Fair). A feira completou 10 anos de existência em 2008 e ocorreu no Centro de Exposições Imigrantes. Por isso, contou com um espaço externo amplo, em que os visitantes podiam testar carros, motos e bikes, escalar paredes, fazer arvorismo, rapel ou tirolesa e até praticar snowbording.

As atratividades geradas pela feira captam um número significativo de visitantes, de perfis variados, sejam praticantes de atividades esportivas, empresários, representantes de instituições públicas, estudantes, profissionais do setor. Especificamente para o Fórum, dados disponibilizados no website do evento apontam que há uma média de 100 a 150 participantes anualmente, totalizando cerca de 1000 participantes ao longo dos anos de sua existência.

Isso demonstra, juntamente com o volume de visitação da feira, sua consolidação e ampliação das atividades anualmente, a importância do turismo de aventura, turismo de natureza e ecoturismo no país. Em outras palavras, há uma boa demanda para este tipo de turismo.

Uma das coisas mais interessantes do Fórum foi a variedade de profissionais – com bastante experiência – que trouxeram ricas informações sobre suas atividades. Durante todo o sábado foram realizadas diversas apresentações por representantes de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Aliado ao temo da Feira, os debates realizados focaram áreas naturais e sua relação com o turismo. Especificamente foi tratada a questão de Parques e ficou clara a importância de tais áreas para o turismo enquanto um atrativo diferencial – bem sucedido em muitos países (foram apresentados casos da Patagônia na Argentina – assim como a importância do turismo para os Parques, como forma de conservação e manutenção da biodiversidade.

Apesar de o Brasil ter um número grande de Parques Nacionais (64) e estar em tramitação a constituição de mais 35, apenas 21 dos parques existentes tem algum preparo para visitação e 12 deles têm efetivamente um fluxo relevante de visitação. O Governo Federal vem procurando incentivar o uso destas áreas para o turismo através do Programa de Uso Público e Ecoturismo em Parques Nacionais – Oportunidade de Negócios. A idéia é estrutura tais parques com a infra-estrutura adequada para visitação e utilizar a ferramenta de concessões para garantir a qualidade dos serviços e manutenção dos equipamentos, prática que vem sendo feita por outros países.

Atualmente os Parques Nacionais com maior visitação e estruturação são o Parque Nacional da Tijuca e o Parque Nacional do Iguaçu . No entanto, o potencial do Brasil é enorme. Há grande variedade de áreas, com possibilidades diferenciadas de atividades que podem incrementar ainda mais o turismo qualificado no país. Apesar de alguns ajustes ainda necessários – e são muitos – o Fórum deixou claro que há profissionais de calibre tentando realizar trabalhos no sentido de formatar e disponibilizar bons produtos sustentáveis para o turismo. E isto passa atualmente, principalmente pela questão política.

Além de existir uma pressão dentro dos próprios órgãos públicos como Ibama e Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade criado em 2007 vem tendo um papel extremamente importante neste processo, já que é um órgão destinado especificamente a atuar com as Unidades de Conservação do Brasil. Isto prova a relevância para o país das unidades, seja em termos de conservação da biodiversidade, de desenvolvimento econômico e social através de tais áreas – através de estudos ou visitação – envolvendo comunidades locais e contribuindo para o desenvolvimento de oportunidades de negócios.

Certamente vale a pena ficar ligado no que vem acontecendo nestas áreas, pois certamente oportunidades de negócios e trabalho vão surgir em torno dos Parques Nacionais como concessões de serviços internos, serviços de guia e estudos do meio, realização de pesquisas, agenciamento de viagens, serviços de receptivos, entre outros. Saiba de mais iniciativas junto ao pessoal da Fundação S.O.S. Mata Atlântica, organizadores do Evento.

Na foto, Mário Mantovani, idealizador e executivo deste projeto!

Nenhum comentário:

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar