Carlos Ferreirinha, fundador da MCF Consultoria e Conhecimento, ministra entre os dias 23 e 25 de abril o curso O negócio do luxo. O objetivo é mostrar como operações de produtos e serviços de luxo podem ser utilizados em diversos segmentos. O executivo criou o programa há seis anos e já formou 450 pessoas.
No primeiro dia serão abordados o contexto e os segmentos do luxo. No segundo o palestrante falará sobre os cenários nacional e internacional, conglomerados e marcas. Por fim, os temas abordados no terceiro dia são consumo, marketing e gestão de luxo. Durante as aulas haverá dinâmicas de grupos e os participantes receberão certificado.
Matéria completa: Hôtelier News - Curso <i>O negócio do luxo</i> será ministrado em São Paulo
terça-feira, 31 de março de 2009
segunda-feira, 30 de março de 2009

Na última sexta-feira (27/03) tive a oportunidade de ministrar uma palestra sobre elaboração de currículos. O título que a escola de educação profissional em que ministro aulas regulares propôs é o “Currículo perfeito”. Não concordo com o título, tampouco me apresentei com uma série de modelos prontos.
Tive o cuidado de logo justificar minha visão. Sempre digo que estes modelos estão disponíveis aos montes na internet e poderão ser melhores que qualquer um que apresentar. A grande questão é: “Seu currículo é perfeito para quê”? A resposta pode ser: “para ser um bom papel para anotações e rascunhos”. É perfeito. Mas esta perfeição nos ajuda em nada. Neste assunto, tudo passa a depender uma série de variáveis. Como eu poderia apresentar um só modelo de documento para uma sala tão heterogênea?
A diversidade em uma sala de aulas como a que me recebeu nesta data começa pela faixa etária. A segunda parte deste “problema” – que na verdade não é um – é o mercado de cada aluno (alguns são do curso de informática, outros do de inglês e, ainda, meus alunos de Turismo & Hotelaria).
Citei a diversidade enquanto um problema, mas, em verdade, ela não é. Ao contrário, conviver com o diferente e o não-usual é uma oportunidade de aprender mais sobre nós mesmos e sobre os demais. É uma chance incrível de experimentarmos outras culturas e tornarmo-nos mais humildes. Saber adaptar-se ao ambiente é uma tarefa árdua, requer muito esforço pessoal. Saber adaptar-se ao ambiente e conviver harmonicamente com as pessoas em que nele vivem é um desafio maior ainda – e que nos oferece recompensas sem preço e medida.
Gostaria de levar estes alunos – cerca de 30 – para realizar uma dinâmica de grupo ao ar livre. Eu já previa uma diversidade como a que encontrei, mas os alunos provavelmente não. Inicialmente todas ficaram com receio de apresentarem suas dúvidas e contar suas histórias (o que é a essência do currículo!). Logo de início disse que a elaboração de um currículo é um mito e que temos (me incluí) até vergonha de mostrar nossa apresentação aos demais. O pessoal começou a relaxar...
Fico curioso se este workshop tivesse acontecido em um café na volta de uma trilha, por exemplo. Todos fatigados, mas felizes por terem conseguido juntos alcançar o objetivo de concluir a tarefa. A satisfação neste momento seria outra, bem diferente da sala de aula abafada em que aconteceu a atividade. Na ocasião disse que estar ali, em plena sesta-feira à noite com aquele calorão era “pagar o preço”. Na natureza, pagar o preço é muito mais agradável. Aliás, é como se quiséssemos pagar mais caro (ou ter mais emoção e contato com o meio e seus habitantes).

Estou convencido de que ao desperta-los sobre a questão da diversidade, citando o exemplo deles próprios, ajudei a vencerem preconceitos e a compreenderem melhor os outros e eles mesmos.
Para participar de uma atividade ao ar livre e ter a oportunidade de conviver com o diferente e o desconhecido clique aqui!
PUBLICAÇÃO SIMULTÂNEA NO BLOG [RH EM HOSPITALIDADE] E NO WEBSITE OUTRO LADO DA NOTÍCIA.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Hôtelier News - Casa Grande (SP) anuncia crescimento de 9% na receita anual
Hôtelier News - Casa Grande (SP) anuncia crescimento de 9% na receita anual: Por: Chris Kokubo
O Casa Grande Hotel, localizado no Guarujá, anunciou que fechou 2008 com aumento de 9% na receita total em relação a 2007. Além disso, a taxa de ocupação registrou 10% de crescimento.
Os eventos são os grandes responsáveis pelo bom desempenho do meio de hospedagem. 'Sediamos 260 eventos em 2008, o que representou um aumento de 20% nas diárias geradas por este segmento, responsável por 60% da ocupação geral' esclarece Sergio Souza, diretor comercial do hotel.
2009: A projeção otimista continua para este ano. O feriado do carnaval teve um aumento de cinco pontos percentuais nas reservas em relação à mesma época de 2008. Os eventos continuam a todo vapor em março e o calendário de 2010 já conta com reservas.
O Casa Grande Hotel, localizado no Guarujá, anunciou que fechou 2008 com aumento de 9% na receita total em relação a 2007. Além disso, a taxa de ocupação registrou 10% de crescimento.
Os eventos são os grandes responsáveis pelo bom desempenho do meio de hospedagem. 'Sediamos 260 eventos em 2008, o que representou um aumento de 20% nas diárias geradas por este segmento, responsável por 60% da ocupação geral' esclarece Sergio Souza, diretor comercial do hotel.
2009: A projeção otimista continua para este ano. O feriado do carnaval teve um aumento de cinco pontos percentuais nas reservas em relação à mesma época de 2008. Os eventos continuam a todo vapor em março e o calendário de 2010 já conta com reservas.
Hôtelier News - Radisson Faria Lima (SP) recebe President's Awards
O Radisson Faria Lima, localizado em São Paulo, recebeu mais um President's Awards, premiação concedida pela Carlson Hotels para suas unidades que apresentam padronização correta, serviços dentro de seu padrões de qualidade e bom desempenho.
O hotel já recebeu a cerficação em 2003, 2004, 2005, 2007 e agora por 2008. Apenas 36 dos 400 Radisson ao redor do mundo conseguiram ser agraciadas com a premiação após a inspeção da empresa, sendo a unidade Faria Lima a única brasileira premiada.
Notícia completa: Hôtelier News - Radisson Faria Lima (SP) recebe <i>President's Awards</i>
O hotel já recebeu a cerficação em 2003, 2004, 2005, 2007 e agora por 2008. Apenas 36 dos 400 Radisson ao redor do mundo conseguiram ser agraciadas com a premiação após a inspeção da empresa, sendo a unidade Faria Lima a única brasileira premiada.
Notícia completa: Hôtelier News - Radisson Faria Lima (SP) recebe <i>President's Awards</i>
Assinar:
Postagens (Atom)