quinta-feira, 19 de maio de 2011

Você conhece a Agenda Pública?

A Agenda Pública é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada por um grupo de profissionais ligados à universidade e ao setor público, com o intuito de aprimorar a gestão pública, a governança democrática e incentivar a participação social, especialmente nos municípios.

Defendemos um ideal de governo mais responsivo, inovador, democrático e eficiente politicamente.

Para isso, trabalhamos pela construção de uma agenda coletiva, pautada no estabelecimento de parcerias para a formulação e implementação de políticas públicas, e pelo aperfeiçoamento das capacidades e do desempenho dos governos locais.
Nossos princípios

Os fundamentos que norteiam nossa atuação baseiam-se nos Princípios de Estambul, criados a partir do Open Forum for CSO Development Effectiveness, o qual definiu parâmetros mundiais de atuação para as Organizações da Sociedade Civil que trabalham pelo desenvolvimento.
..:: Reflexão permanente sobre o interesse público e sobre inovações sociais e institucionais
..:: Respeitar e promover os direitos humanos e a justiça social
..:: Incorporar a equidade e a igualdade de gênero e ao mesmo tempo promover os direitos das mulheres e das meninas.
..:: Foco no empoderamento, na apropriação democrática e na participação de todas as pessoas
..:: Promover Sustentabilidade Ambiental
..:: Praticar a transparência e a prestação de contas
..:: Estabelecer alianças equitativas e solidárias
..:: Criar e compartilhar conhecimentos e comprometer-se com o mútua aprendizagem
..:: Comprometer-se com a conquista de mudanças positivas e sustentáveis
..:: Nossa missão ::..

Contribuir para o aprimoramento da gestão pública e a ampliação da participação social para que governos municipais e sociedade civil organizada desenvolvam políticas públicas mais democráticas e eficazes.

..:: Visite o portal da entidade e informe-se | Agenda Pública ::..

Turismo em Debate: Gerenciamento de Destinos e os Impactos da Copa do Mundo



..:: Saiba mais ::..

MBA em Gestão de Negócios em Turismo: Eventos, Lazer, Viagens e Hotelaria

4º. Fórum de Direito do Turismo terá painel sobre proteção ao consumidor de serviços turísticos


"Ultimamente, a sociedade brasileira constatou diversos problemas enfrentados pelos turistas em seus preciosos momentos de lazer, tais como acidentes no transporte de passageiros, venda de ingressos falsificados para shows e espetáculos, falências de operadoras turísticas tradicionais, serviços hoteleiros de má qualidade, dentre outros.

A ausência de leis especificas para defesa dos interesses do turista impõe que o mesmo recorra ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90). Este diploma, por sua vez, é genérico e não raro dificulta a interpretação das obrigações dos fornecedores de serviços turísticos (meios de hospedagem de turismo, agências de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos e empresas organizadoras de congressos). Não é incomum a existência de dúvidas sobre onde se propor a ação de indenização por danos sofridos, contra quem pode ser proposta e qual o tipo de indenização a ser buscada.

Durante o 4º. Fórum de Direito do Turismo, especialistas em relações de consumo abordarão diversos aspectos da defesa do turista-consumidor. Dentre os especialistas reunidos em um painel, destacam-se o Dr. Luiz Mário Moutinho, Juiz de Direito; a Dra. Liliane Fonseca, Promotora e Coordenadora do Centro de Apoio ao Consumidor; o Dr. José Rangel, Coordenador do Procon-PE; e o Prof. Alyson Santos, Doutor em Direito. A mesa será presidida pelo Prof. Dr. Palhares Moreira Reis.

O 4º. Fórum de Direito do Turismo será realizado nos dias 19 a 21 de maio, no auditório da Faculdade de Olinda. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (81)34125156 (no turno da tarde) ou através do site.

Dica de Viagens e Lazer: Stand Up e Canoa Havaiana

Stand Up e Canoa Havaiana | São Vicente inaugura escola gratuita neste domingo (22)


A prefeitura de São Vicente, através da Secretaria de Esportes e Lazer, inaugura no próximo domingo (22/05) a primeira escola gratuita de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana do país, às 10h. A unidade funcionará de segunda a sexta, na praia do Gonzaguinha, Avenida Antônio Rodrigues, na altura do nº 144, ao lado do Posto de Informações Base de Apoio ao Turista, das 8h às 10h e das 14h às 16h.

A s aulas de canoa havaiana acontecem nas segundas, quartas e sextas, enquanto as de stand up, nas terças e quintas. Matrículas poderão ser feitas no local a partir do dia 23 de maio, com 2 fotos 3x4, RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Menores de 18 anos precisam de declaração escolar e um responsável para assinar a matricula. Adultos não precisam da declaração, mas devem apresentar exame médico...

A iniciativa, que tem como objetivo difundir o esporte e estimular a qualidade de vida dos munícipes, é feita em parceria com a Associação Desportiva Surf Vicentino e Associação Vicentina de Canoagem. “Temos alguns dos melhores espaços do litoral paulista para a prática desses esportes e o poder público felizmente reconhece isso”, comemora Flavio Prudêncio, da Associação Vicentina de Canoagem, ressaltando a iniciativa do secretario de esportes Fabiano
Scudeli.
..:: CERIMÔNIA HAVAIANA - Quem também estará presente é guarujaense Ronaldo Serapião Leite, conhecido mestre de cerimônias do surf brasileiro, que vai realizar a Cerimônia das Águas no estilo havaiano, para trazer boas vibrações à nova escolinha. Cada atleta traz uma pouco de areia e água da sua praia, que são misturados em um único recipiente. Em seguida, todos entram na água, fazem um círculo e o conteúdo do recipiente é despejado no centro, espalhando as “boas vibrações” trazidas por cada um.

..:: CIRCUITO DE STAND UP – Mostrando o comprometimento da cidade com os esportes de remada, também será lançado na ocasião o New Advance SUP Race, o primeiro circuito regional exclusivo para stand up na
categoria Race, que usa pranchas até 12’6’’ (cerca de 4 metros de comprimento). O evento terá três etapas nos próximos meses a partir de julho e promete reunir os principais atletas do país na categoria.
Para mais informações sobre a escola de stand up, canoa havaiana e também sobre o circuito, envie e-mail para sespor@hotmail.com ou entre em contato pelo telefone (13) 3569-2121.

II Simpósio 'Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade'

Prezados(as) colegas,

Seguem informações sobre a programação final do II Simpósio “Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade”, a realizar-se na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP Leste) da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011:

Conferência de Abertura: The State of Tourism Education
Prof. David Airey, Ph.D. (School of Management/University of Surrey)
Currículo: http://www.surrey.ac.uk/management/people/david_airey/

Mesa Redonda 1: Possibilidades da Educação a Distância no Ensino de Turismo, Lazer e Hospitalidade

Profa. Dra. Vani Moreira Kenski (FE/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113321723239176
Prof. Dr. Ewout ter Haar (IF/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7018813178413996
Sr. Luiz Del Vigna (Diretor da Nomad Brasil Consultoria e Turismo e Coordenador de Qualificação e Desenvolvimento da Comissão ABETA/SP)
Currículo: http://www.nomadbrasil.com.br/br/apres_br.htm

Mesa Redonda 2: Educação Corporativa: em Busca de uma Aproximação entre a Formação e o Mercado de Trabalho em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Marisa Eboli (FEA/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3248066734287758
Profa. Ms. Gleiva Rios de Araújo Félix (Estácio Uniradial e Universidade Anhembi Morumbi)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3360869100824899
Sr. Jacques Métadier (Diretor da Académie Accor AmLat e RH Países Hispano-americanos)
Currículo: http://br.linkedin.com/pub/jacques-m%C3%A9tadier/8/609/917

Conferência de Encerramento: A Universidade e suas Relações com a Sociedade – Subsídios para a Reflexão sobre a Formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha (UNISINOS)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0157149133885713

Mini-cursos/Oficinas:

1) Panorama e Legislação da Educação Superior em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Marília Gomes do Reis Ansarah (UNIP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4040036490223830

2) Mapas Conceituais – Possibilidades de Utilização no Ensino de Turismo, Lazer e Hospitalidade
Prof. Dr. Paulo Rogério Miranda Correia (EACH/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028921713215334

3) Elaboração de Resumos e Definição de Descritores para Monografias, Dissertações, Teses e Artigos das Áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade

Profa. Dra. Nair Yumiko Kobashi (ECA/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7888755937461651

4) Didática e Oratória com Data-show

Prof. Dr. José Carlos Ângelo Cintra (EESC/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4829624033201170

Lembramos que as inscrições antecipadas devem ser feitas até o próximo sábado (21/05/2011) por meio do preenchimento do formulário disponível aqui!

Após o preenchimento do formulário será encaminhada via email a cobrança, a ser feita através do PagSeguro, que permite o pagamento por meio de cartões de crédito, boleto bancário e transferências online. O valor do investimento é de R$ 40,00 (quarenta reais) para estudantes de graduação e pós-graduação (mediante comprovação a ser apresentada na secretaria do evento) e de R$ 60,00 (sessenta reais) para docentes, pesquisadores e demais profissionais. Mediante a efetivação do pagamento, os inscritos receberão a confirmação da inscrição via e-mail.

Abraços.
Prof. Dr. Marcelo Vilela

terça-feira, 17 de maio de 2011

Escola Técnica Estadual de Itanhaém promove a SEMATEC

..:: Programação de palestras e workshops ::: Vagas limitadas! ::..


..:: 19/05 Tarde ::..

13h30 SALA 1 Case: Contadora de Sucesso - Kátia Mesquita de Souza Palmieri (delegada CRC Regional)
16h00 SALA 1 Conhecendo e Controlando os custos de Confecção

..:: 19/05 Noite ::..

19h00 SALA 1 Logística Portuária - Luciana Guerrize (UNISANTOS)
21h00 SALA 1 Logística na Confecção - Carolina Caetano

..:: 20/05 Tarde ::..

13h30 SALA 1 Gerenciando Fluxo de Caixa - Igor (coordenador de Registro)
16h00 SALA 1 Licitação Pública - Wilson Teixeira Ferreira (diretor de Licitações)

..:: 20/05 Noite ::..

19h00 SALA 1 Instituto de Capacitação Técnica Profissional - INCATEP
19h00 SALA 2 Procon - Finanças Pessoais
21h00 SALA 1 Uma história de Sucesso

..:: 19/05 Tarde ::..

13h30 as 17h00 LAB 1 Corel Draw Básico
13h30 as 17h00 LAB 2 Planejamento - a alma do Negócio. Preparando seu Plano de Negócios com ajuda do SEBRAE
13h30 as 17h00 SALA 3 Auto Maquiagem
13h30 as 17h00 SALA 4 Mangá
13h30 as 17h00 SALA 5 Confecção de Bolsas
13h30 as 17h00 SALÃO Técnicas de Tingimento
17h00 as 18h00 SALÃO Workshop de Dança

..:: 19/05 Noite ::..

19h00 as 21h30 LAB 1 Corel Draw Básico
19h00 as 21h30 LAB 2 Cursos SEBRAE on line
19h00 as 21h30 SALA 2 Confecção de Bolsas
19h00 as 21h30 SALA 3 Auto Maquiagem
19h00 as 21h30 SALA 4 Mangá
19h00 as 21h30 SALA 5 EPI - Equipamento de Proteção Individual

..:: 20/05 Tarde ::..

13h30 as 17h00 LAB 1 Audio Visual - Movie Maker
13h30 as 17h00 LAB 2 Desenvolvendo Produtos - Corel Draw Avançado
13h30 as 17h00 SALA 2 Técnicas de Moulage
13h30 as 17h00 SALA 3 Bijuteria Sustentável
13h30 as 17h00 SALA 4 Oficina de Artes Plásticas
13h30 as 17h00 SALA 5 Marketing Pessoal
17h00 as 18h00 SALÃO Workshop de Dança

..:: 20/05 Noite ::..

19h00 as 21h30 LAB 1 Audio Visual - Movie Maker
19h00 as 21h30 LAB 2 Desenvolvendo Produtos - Corel Draw Avançado
19h00 as 21h30 SALA 3 Bijuteria Sustentável
19h00 as 21h30 SALA 4 Oficina de Artes Plásticas
19h00 as 21h30 SALA 5 Marketing Pessoal

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Envolverde | Jornalismo & Sustentabilidade: São Paulo desmistifica a sustentabilidade



Fonte: Envolverde | Jornalismo & Sustentabilidade

“Espera aí! Tem alguma coisa diferente nessas atrações. Um balé de bailarinas com deficiência visual? Fardos de lixo formando um labirinto gigante?”

“Acho que tem a ver com essa coisa de sustentabilidade. Essa mostra de cinema, por exemplo, só tem filme que fala de mudanças climáticas. E o nome da exposição de grafite, então: ´Sustentabilidade: o Olhar do Grafite´.”

“E o melhor é que as coisas são bacanas. Sempre achei essa coisa de sustentabilidade meio chata, meio tediosa, mas não é que esses robôs feitos de lixo eletrônico são de tirar o chapéu?”

“É verdade. Não dá para acreditar que tudo aquilo é tirado do próprio lixo. Adorei os bichos d’água também.”


Será que o tema da sustentabilidade pode ser algo alegre e inspirador? Mensagens catastróficas sobre a inevitável extinção da raça humana, ordens de “faça isso” ou “faça aquilo” senão o mundo vai acabar, ou ainda a confusão gerada mais recentemente pela publicidade em torno do tema, num ambiente em que todos repentinamente se tornaram “sustentáveis” ou “socialmente responsáveis”, sugerem que a resposta é negativa.
Além de até de certa forma prostituir o vocábulo e o que ele representa, o uso constante dessa palavra – e por vezes como discurso adjetivo, mais que como realidade ancorada em atitudes e ações substantivas – creio que até afasta as pessoas do conceito e de sua importância, evocando chatice, obrigação e bom-mocismo.
Então, como tornar essa mensagem menos carregada ou confusa para os cidadãos comuns e, portanto, mais eficaz para conseguir que ele ou ela mude sua própria maneira de agir? Foi pensando nessa resposta que um grupo de comunicadores e articuladores paulistas criou um conjunto de eventos chamado Virada Sustentável, uma grande ação educativa sobre sustentabilidade, que utilizará como principais ferramentas a cultura e as atividades lúdicas.

Eventos: meio para o sucesso econômico de uma localidade

II Encontro Técnico de Turismo Étnico | Parque Municipal do Itaim | Taubaté (SP)


Em novembro de 2009 a Associação Brasileira de Turismo Étnico (ABTE) realizou em parceria com o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Quissamã o “I Encontro Técnico de Turismo Étnico", buscando através do evento, conhecer a realidade do Turismo Étnico no país.

O Evento foi um sucesso e contou com a participação de diversos atores do Turismo Étnico do Brasil (Mtur, Prefeituras Municipais, Órgãos Estaduais e Entidades Civis Organizadas) e também internacional, representado pelo senhor Philippe Pichot, coordenador do projeto turístico desenvolvido na França, intitulado “Rota Turística das Abolições”.

Seguindo os passos do I Encontro Técnico, no ano de 2010 foi a vez de Salvador, capital baiana sediar o I Seminário de Turismo Afro-étnico, do qual resultou a Carta do Turismo Afro-Étnico da Bahia.

Este ano a ABTE volta seus olhos para eventos ligados ao Turismo Étnico que estão ocorrendo no Vale do Paraíba e no Brasil:

..:: Ano Internacional dos Afrodescendentes – celebração organizada pela UNESCO;

..:: MIB – Momento Itália – Celebração conjunta entre os dois países em homenagem aos imigrantes italianos no Brasil e vice e versa – outubro/2011 a outubro/2012

..:: Quitutes e Batuques – eventos culturais nas cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba homenageando os 100 anos da Imigração Holandesa.

O evento terá sua abertura no dia 20 de maio em um momento único na História da região, com o plantio de 44 árvores no Parque do Itaim em homenagem aos negros elencados em documentos dos séculos XVII e XVIII existentes no Arquivo Histórico de Taubaté. O plantio faz parte do Dia Eno Internacional do Plantio de Árvores, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas, também celebrado pela UNESCO.

..:: Programação ::..

19/05 – Chegada dos participantes, hospedagem, noite livre

20/05 – Parque Municipal do Itaim

9h: Abertura – Prefeito Municipal e Secretário de Turismo;
9h30: Contextualização Histórica: Profα. Lia Carolina Prado Alves Mariotto – Caminho do Ouro – Um roteiro esquecido
10h30: Dia Eno Mundial do Plantio de Árvores (participação das Comunidades Negras Tradicionais de Taubaté);

12h: Almoço

14h: Apresentação dos Painéis: Ministério do Turismo – Matriz do Turismo Étnico (Sáskia Lima); a confirmar; Setur SP – O Turismo Étnico em SP – Vanilson Fickert; Rota da Liberdade/Turismo de Memória; (Solange Barbosa); Momento Itália Brasil (Maria Lucia Paiva); Mesh – Moedas Criativas e a Cidade do Conhecimento – Prof. Gilson Schwartz –
Perspectiva do Turismo Étnico no Amapá (Valéria Lima); Billy Arquimimo – O Turismo Afro Étnico na Bahia; Adriana Barbosa – Feira Preta - SP e A Rota do Escravo e o Turismo de Memória – Simão Souindoula (Vice Presidente do Comitê Científico da Rota do Escravo – Unesco)a confirmar

15h30: Formação dos grupos de discussão

17h30: Leitura das Conclusões dos grupos

18h: Encerramento das atividades do dia

21/05: Parque Municipal do Itaim

9h: Formatação da Carta do Turismo Étnico: Billy Arquimimo – A Carta do Turismo AfroÉtnico na Bahia;

11h: Encerramento do Encontro Técnico

12h: Almoço na Colônia Italiana do Quiririm

14h: Visita técnica na Colônia do Quiririm

22/05 – Retorno dos participantes aos seus locais de origem.

..:: Realização ::..

ABTE – Associação Brasileira de Turismo Étnico

..:: Apoio ::..

Ministério do Turismo
Secretaria de Estado do Turismo - SP
Fórum Permanente de Desenvolvimento de Turismo do Vale do Paraíba e Serras
Prefeitura Municipal de Taubaté
Conselho Municipal de Turismo de Taubaté
Taubaté e Região Convention and Visitor’s Bureau
Embaixada Italiana no Brasil – Consulado Honorário de Guaratinguetá
União dos Italianos no Mundo – SP e RJ

..:: Informações Gerais ::..

Será fornecido Certificado de Participação no Evento;

Haverá Traslado Gratuito dos Hotéis para o Parque Municipal do Itaim nos dias do evento: 20 e 21;

Inscrições deverão ser feitas pelo email: sol.real@hotmail.com

..:: Empresa de Ônibus Pássaro Marrom ::..

..:: Ônibus do Aeroporto de Guarulhos para Taubaté – 2h30 de viagem – R$ 22,50 (Vinte e dois reais e cinquenta centavos). Saídas: 8h, 10h, 13h30, 15h, 17h30, 22h

..:: Ônibus do Aeroporto de Congonhas (São Paulo) para Guarulhos – 1h30 de viagem – R$ 33,00 (Trinta e três reais). Saídas a cada 30 minutos a partir das 5h até as 23h10

..:: Ônibus do Aeroporto de Viracopos (Campinas) para São José dos Campos – 2h30 – R$ 30,90 (Trinta reais e noventa centavos). Saídas: 6h20, 8h50, 13h20, 16h30, 19h, 20h30

..:: Ônibus de São José dos Campos a Taubaté – 1h10 – R$ 7,75 (Sete reais e setenta e cinco centavos). Saídas a cada 30 minutos.

..:: Hotéis ::..

..:: Olavo Bilac Apart Hotel – R$ 135,00 (Cento e trinta e cinco) quarto single
• R$ 100,00 (Cem reais) por pessoa, quarto duplo
• R$ 80,00 (Oitenta reais) por pessoa, quarto triplo
• Valores hospedagem mais café da manhã
• Rua Barão da Pedra Negra, 530 – Centro – Taubaté – SP

..:: Ibis Taubaté – R$ 65,00 (Sessenta e cinco reais) por pessoa, quarto duplo
• Café da manhã – R$ 15,00 (Quinze reais)
• Avenida Independência, 18 – Centro – Taubaté – SP

..:: Antiquo Hotel – R$ 75,00 (Setenta e cinco reais) quarto single
• R$ 90,00 (Noventa reais) por pessoa, quarto duplo.
• Valor hospedagem mais café da manhã

Inscrições limitadas. Data de inscrição até 13 de maio/2011

Email para inscrição e reserva de hotel: sol.real@hotmail.com

Visite nosso blog!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

‘Ano da Itália no Brasil’ conduz temática da 1ª Semana da Hospitalidade da Unimonte

Degustações de comidas do ‘País da Bota’, oficinas gastronômicas, painéis de debates, apresentação artística e palestras serão atrações que agitarão o evento, entre 09 e 13 de maio

Com uma programação repleta de atrações para destacar o ‘Ano da Itália no Brasil’, a Unimonte promoverá ao longo de toda uma semana a 1ª edição da Semana da Hospitalidade.

O evento, destinado a estudantes, profissionais e interessados nas áreas de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, será realizado entre 09 e 13 de maio, na Unidade Victorio Lanza da instituição (Av. Senador Feijó, 421), sempre com início a partir das 19h30 e entrada franca.

No primeiro dia de atividades (09), o público poderá conhecer as opiniões e experiências de Maximiliano Santinelli, profissional da Costa Cruzeiros, empresa italiana de cruzeiros marítimos. Ele ministrará palestra sobre ‘Hospitalidade e Entretenimento a Bordo’.
Já no dia seguinte (10), os painéis de debates serão os responsáveis por “esquentar” a agenda. Por sinal, autoridades da região do segmento de hospitalidade já estão confirmadas para expressar seus pontos de vista, como a secretária de Turismo de Santos, Wânia Seixas. Às 19h30, as discussões terão como foco ‘O mercado de trabalho da hospitalidade na Baixada Santista’. Em seguida, às 21 horas, o tema principal será ‘A graduação como diferencial no mercado de trabalho da hospitalidade’.
E até mesmo a Sétima Arte será utilizada, na quinta-feira (12), para promover a reflexão sobre as melhores práticas de hospitalidade. Como parte do evento ‘Papo & Pipoca’, o público poderá acompanhar a apresentação do filme italiano La Cena e, após a exibição, participar de um bate-papo com profissionais da área para comentar os principais conceitos destacados no longa-metragem.

No encerramento da programação, o último dia (13 - sexta) será reservado para a gastronomia. O clima italiano vai mexer com o paladar dos participantes durante a realização do evento ‘Sabores da Itália’. Especialistas em azeite, embutidos e vinhos estarão a postos para explicar as características – e curiosidades – de cada um destes alimentos e, também, promover sessões de degustação para o público. Em seguida, todos poderão prestigiar as canções da Dupla Choro de Bolso, com Marcos Canduta e Débora Gozzoli.

Oficinas gastronômicas ensinam a fazer risotos, massas, pães... – Única iniciativa paga no evento, as oficinas gastronômicas da 1ª Semana da Hospitalidade da Unimonte prometem fazer sucesso em 11 de maio (quarta-feira).

Chefs de destaque estarão na instituição para ensinar como produzir diversas delícias. No Laboratório de Gastronomia da faculdade, das 10 às 13 horas e das 19 às 22 horas, o chef Paulinho Pecora comandará a oficina de massas, o chef Eudes Assis estará à frente das demonstrações de como fazer risotos, e o chef Alex Caputo mostrará como criar pães diferenciados.

Ainda no período noturno, o Laboratório de Hotelaria receberá o especialista em coquetéis Danilo Moreira, para ministrar oficina de coquetelaria. Contudo, as iniciativas também ocorrerão longe dos muros da Unimonte. Na atmosfera histórica da Bolsa Oficial do Café, o barista André Almeida irá revelar os segredos de como fazer excelentes cafés, das 19 às 22 horas.

Todas as oficinas custam R$ 40,00 para estudantes da Unimonte e R$ 80,00 para o público em geral. Os participantes, inclusive, ganharão certificado. As inscrições podem ser feitas no núcleo de Pós-Graduação da Unimonte, no piso térreo da Unidade Victorio Lanza (Av. Senador Feijó, 421).

..:: Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.unimonte.br e pelo telefone (13) 3228-2100.

A 1ª Semana da Hospitalidade da Unimonte tem como apoiadores Zahil Importadora de Vinhos, Kokimbos Picanha & Pizza, Balé Natura Essência, Cine Roxy, Museu do Café, O Rei da Lingüiça, ICIF - Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, Parque Balneário Hotel, Ao Chopp do Gonzaga, Restaurante Atami e Quinta da XV.

Técnica ao ar livre reduz conflitos em organização

O estresse de gestores e os conflitos organizacionais ganham alternativa de solução ao ar livre, através de cinco programas destinados a estimular, desenvolver e aprimorar competências dentro de empresas.

O diretor da Outbox, empresa que traz para o mercado catarinense novidades na área de treinamento ao ar livre, professor André Ricardo de Souza, explica que a organização moderna, obrigada a acompanhar a velocidade das mudanças, precisa deixar de lado a cultura do controle e da obediência a padrões pré-estabelecidos em nome de uma dinâmica de aprendizagem e transformação. E sugere que a organização se submeta à Acal – Atividades Corporativas ao Ar Livre - para superar dificuldades, gerenciar mudanças de comportamento, além de capacitar equipes à implantação de todos os projetos empresariais.

André de Souza observa que o importante nestes trabalhos é que a empresa descobre que o sucesso não pode ser alcançado apenas pelo formalismo das estruturas e pensamento mercadológico do gestor.
A relação e comprometimento de todos na empresa, numa sinergia de trabalho, resultados e satisfação, exigem mais energia, integração, olho no olho, sorriso e coração aberto, enfim, a empresa precisa ter um clima organizacional em que as pessoas sintam elas mesmas e a empresa, em um processo natural de convivência. Nisso, a Outbox é uma grande parceira das empresas, assegura.
São cinco os programas da ACAL. O Acal Ludis é indicado para empresas que buscam competências integradoras, motivadoras e o trabalho de equipe. Já o Acal Nature é para as organizações que necessitam de equipes suscetíveis a ameaças externas e ao enfrentamento de desafios.

O programa Acal Management é recomendado a empresas que passam por mudanças e que já identificaram suas deficiências. Acal Top Management é exclusivo para o setor estratégico de organizações em que o senso comum e o espírito de equipe prevaleçam. Por fim, o Acal Coaching é para as organizações que desejam desenvolver competências através de um trabalho contínuo.

Ilhabela (SP): Workshop sobre Marketing de Destinos

Caros colegas do litoral paulista,

Gostaria de compartilhar uma valiosa contribuição enviada pela Consultora Simone Scorsato, da Oficina de Hospitalidade.

Aproveitem!

Graffit | Viagens & Projetos Turísticos

Mapa-Mundi.com

Mapa-Mundi.com
Redefinindo o Luxo de Viajar