No nosso artigo publicado em 31 de julho aqui no Hôtelier News - Canais Eletrônicos - não fique fora dessa - conclamamos os hoteleiros a ingressarem no mundo da reserva online, uma realidade sem volta. Como em toda mudança, esta também exige um custo.
Observo em muitos hoteleiros por todo o país essa preocupação: 'as minhas reservas agora vão ficar mais caras!' Num primeiro momento é realmente o que parece. No entanto, contraponho com a seguinte pergunta ao amigo hoteleiro: qual é hoje o seu custo médio por reserva utilizando os meios convencionais? Ou seja, telefone, fax e formulário de e-mail. Descubro que poucos conseguem responder. De fato, não é um cálculo fácil de se fazer. É preciso analisar com detalhe todos os custos diretos, fixos e variáveis, envolvidos na produção das reservas por origem, e depois ponderar em função da participação de cada fonte na geração do total das reservas.
Apesar da dificuldade de se chegar a esse valor médio, é recomendável que todo hoteleiro, para uma gestão eficiente, conheça esse número para poder avaliar o seu custo de venda, da mesma forma que ele conhece a taxa de ocupação.
Artigo completo: Hôtelier News - ARTIGO: Reserva online: faça as comparações e veja que compensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário