Nunca a escassez da água potável preocupou tanto a humanidade. Conflitos em varias partes do planeta acontecem entorno desse, que é o bem mais precioso para a vida na Terra, os recursos hídricos.
Preparando a Baixada Santista para discutir a gestão responsável da sua Bacia Hidrográfica na perspectiva das escolas cuidando das águas, a Ecosurfi iniciou no mês de março deste ano, o projeto Rio do Nosso Bairro - Rede de Escolas Cuidando da Água, que chega em sua reta final nesse próximo final de semana no Guarujá.
No sábado (27), acontece a I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, que deve envolver mais de 500 participantes entre educadores, estudantes, pesquisadores e observadores para pensar as responsabilidades que as escolas da região devem assumir no cuidado com as águas da Baixada Santista.
A Conferência tem como intuito principal, envolver as escolas em ações educativas direcionadas, onde cada espaço educador vai assumir responsabilidades coletivas com o seu entorno, e estimular ações para aprofundar a relação das escolas com a gestão dos recursos hídricos, apontando compromissos claros para a proteção dos rios da região.Durante todo o ano o projeto formou professores e professoras para desenvolverem ações locais de elaboração do Diagnóstico Socioambiental Participativo, chamado Mapa Verde, de suas comunidades com a participação ativa de seus alunos e alunas. No dia da Conferência todas as escolas participantes se encontrarão para que os jovens e educadores possam trocar experiências e construir a Carta de Responsabilidades - Vamos Cuidar da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.
A I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista será um verdadeiro marco para a educação ambiental na gestão dos recursos hídricos da região e representa um espaço de encontro dos atores envolvidos com o mapeamento de suas comunidades para a troca de experiências.
..:: Carta de Responsabilidades ::..
Durante 2010 o projeto Rio do Nosso Bairro estimulou a formação de uma Rede de Escolas Cuidando da Água.
A rede mobilizou ações educativas no âmbito do ensino formal e promoveu ações e reflexões em torno das responsabilidades que jovens, educadores e educadoras podem e querem assumir para cuidar da bacia hidrográfica.
Para balizar o processo, o projeto toma a Carta das Responsabilidades Humanas como documento orientador, um pretexto para a transformação local.
Fruto de uma construção coletiva internacional promovida pela Aliança para um Mundo Responsável, Plural e Solidário, a noção de responsabilidade humana é um conceito balizador das ações e reflexões em torno da proposta de “cuidar do rio do nosso bairro”.“A responsabilidade aqui é proposta como um conceito ético que reforça valores dos direitos e da paz, e é fruto de uma visão de mundo solidária que surge para assegurar a existência do planeta Terra e seus habitantes”. (Carta das Responsabilidades Humanas).
Mais do que direitos e deveres, a sociedade humana necessita reconhecer e assumir suas responsabilidades individuais e não relegar suas responsabilidades coletivas.
Durante a I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista alunos e professores participantes do projeto escreverão a Carta de Responsabilidades das Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, definindo compromissos práticos que as escolas assumem para colaborar com a gestão sustentável da água na região.
Esta Carta será entregue ao Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista e às Secretarias Municipais de Educação dos nove municípios que compõem a bacia e a escolas da região, de forma a estimular ações de cuidado com os rio e agregar propostas para a construção do Plano de Educação Ambiental da Bacia.A Conferência acontece no Ginásio Tejereba e Escola Municipal Almeida Junior, na Praia da Enseada e terá o seu inicio a partir das 9h30 com o término previsto para às 18h40.
Conheça mais sobre o projeto Rio do Nosso Bairro - Rede de Escolas Cuidando da Água em www.riodonossobairro.org.br e acompanhe todo o processo que será encaminhado na I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.
O projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água é uma realização da Ecosurfi com o financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, parceria da Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, das Prefeituras de Peruíbe e do Guarujá e apoio das Prefeituras de Itanhaém, Santos e Praia Grande.